terça-feira, 9 de março de 2010

Após aborrecer equipe McLaren, Kovalainen decai para Lotus onde parece estar no lugar certo

Número do carro: 19
Nome: Heikki Kovalainen
Nascimento: 19/10/1981
Nacionalidade: Finlandês
Estréia na Fórmula 1: 2007
Grandes Prêmios disputados: 52
Pontos ganhos: 105
Pódios: 4
PolePositions: 1
Voltas mais rápidas: 2
Vitórias: 1
Títulos: 0
Equipes pelas quais competiu: Renault, McLaren
Equipe pela qual competirá esta temporada: Lotus
Histórico: Após ser duas vezes vice-campeão da GP2 kovalainen finalmente chegou à Fórmula 1 em 2007. Guiando pela Renault, ele começou dando a impressão de mau piloto, teve como pressão a responsabilidade de ocupar a vaga de um bi-campeão mundial. Nas primeiras corridas mostrou ser técnico, fazendo bons tempos nos treinos, porém indo mal nas corridas. Após uma melhora durante o ano, foi chamado para trocar de equipe com Alonso, que retornaria à Renault, enquanto Kovalainen iria para a McLaren, equipe rica e que exige muito de seus pilotos. 
   Em 2008 correu ao lado de Lewis Hamilton, que havia disputado com ele o título da GP2 em 2006 e depois entrou junto com ele na Fórmula 1. Foi ai que se viu a diferença de um estreante normal e o piloto fora de sério. Enquanto Hamilton disputava o título Kovalainen fazia corridas calmas, sem arriscar e disputando um ou outro pódio, conquistou com sorte uma vitória no Grande Prêmio da Hungria quando o líder da prova abandonou à três volta do fim. A vitória o garantiu na equipe por mais um ano. Em 2009 a McLaren já não tinha mais um bom carro e mesmo com a evolução durante a temporada os maus resultados de Kovalainen o impediram de renovar o contrato por mais um ano. Procurando emprego para 2010 ele achou a Lotus, ex-equipe grande que retorna à categoria. Parece que Kovalainen achou finalmente uma equipe onde ele não corre risco de perder a vaga nos próximos anos.
O esperado para 2010: Na pré-temporada Kovalainen sentiu na pele o que é andar longe dos adversários, enquanto McLaren, Red Bull e Ferrari melhoravam seus carros a cada semana, a Lotus de Kovalainen andava em média cinco segundos atrás e sem evoluir um único milésimo. Agora veremos se Kovalainen, após correr em carros de intermediários e de ponta, como se comportará andando em um carro fraco e provavelmente sem sair das últimas posições.

Nenhum comentário: