Introdução: Nesta página iremos tratar de todas as temporadas de Fórmula 1 da década de 1990. Muitos dizem ser a década mais popular da categoria, quando a mídia e os patrocinadores dominavam o ciclo de tal modo que as competições já não ocorriam só mais nas pistas. A década de 1990 começou de forma bonita, como nunca vista em outra década, ainda possuía o maior quarteto de pilotos da categoria: Ayrton Senna, Nigel Mansell, Alain Prost e Nelson Piquet, mais tarde teve duas grandes sensações o carro da Williams e Michael Schumacher. Teve também fatos trágicos como a perda de Ayrton Senna e perca de grande público da categoria depois de sua morte. Mas sem dúvida foi uma década que ainda está na memória de muitos e sempre será referência na categoria.
![]() |
Caçado e criticado em 1989, Senna deu a volta por cima em 1990 |
1990 - O troco de Senna em Prost: A temporada de 1990 foi uma temporada "a parte" na categoria. Alain Prost e Ayrton Senna já não estavam na mesma equipe e tinham todo o prestígio de seus time em uma das mais eletrizantes disputas de 2 pilotos em duas equipes diferentes na categoria. Talvez uma temporada sem uma equipe dominante. A McLaren já não tinha o domínio dos dois anos anteriores, mas ainda tinha os potentes motores Honda e Ayrton Senna mais determinado do que nunca. A Ferrari tinha a melhor dupla de pilotos e o polêmico câmbio semi-automático, a Benetton tinha a estreia de Nelson Piquet e a Williams mesmo sem ter pilotos campeões tinha o que muitos chamaram de ser o melhor carro do ano, foi uma temporada eletrizante e que terminou de forma polêmica, com o famoso troco de Ayrton Senna em Alain Prost.
![]() |
Único adversário páreo para Senna, Alesi foi a zebra da primeira corrida do ano |
1.GP dos Estados Unidos: Muitas promessas para a primeira corrida da temporada e talvez uma das maiores zebras do ano. Nos circuitos de rua de 1990 não havia equipe dominante e os vencedores tinham que "ganhar no braço". Mas poucos conseguiram acreditar que o líder da corrida nas primeiras voltas seria um piloto ainda estreante.
Depois de passar de algumas corridas em 1989, o francês Jean Alesi faria sua primeira temporada como piloto titular, correndo pela Tyrrell, que já não era nem sombra da boa equipe dos anos 60 e 70, mas ainda assim deixou muitos de queixo caído ao ser o único adversário de Senna na corrida. O piloto francês largou em 4º, assumiu a liderança logo na corrida e travou uma disputa acirrada com Senna pela liderança, correndo como piloto vencedor. No fim Senna levou a melhor e venceu a corrida. Alesi terminou em 2° e Thierry Boutsen da Williams completou o pódio. Estreando na Benetton, Piquet terminou em 4°, enquanto Gerhard Berger, Riccardo Patrese e a poderosa dupla da Ferrari foram considerados as grandes decepções da corrida, ficando todos fora da zona de pontuação.
![]() |
Com boa estratégia de corrida, Alain Prost venceu o GP do Brasil |
2.GP do Brasil: Nas pistas onduladas nada podia com os carros da Williams. As Ferraris não tiveram chance nos treinos, mas as McLarens graças a Ayrton Senna conseguiu ficar na primeira fila do grid. O GP do Brasil voltava a ser disputado em Interlagos, agora mais curto e do jeito que Senna queria.
Mesmo sem ter o melhor carro, o piloto brasileiro vez um início de corrida disparando na liderança, enquanto Berger segurava a dupla de pilotos da equipe inglesa. Thierry Boutsen e Riccardo Patrese acabaram tendo problemas e Senna parecia finalmente vir para a sua primeira vitória no Brasil. Até que Alain Prost começou a impressionar depois de ultrapassar Berger na troca de pneus.
O piloto francês começou a se aproximar de Senna e era o mais rápido na segunda metade da corrida, para desespero da torcida brasileira o inesperado aconteceu. Senna acabou sendo fechado pelo retardatário Satoru Nakajima, ficou sem a asa dianteira e teve que trocar o bico do carro, perdendo a liderança para Prost. O francês venceu a corrida e chegou até a chorar no pódio, pois não esperava a vitória. Berger terminou em 2° e Senna ainda conseguiu vencer o duelo com Nigel Mansell e completar o pódio.
3.GP de San Marino: O GP de San Marino deixou claro o quanto a temporada de 1990 seria disputada. Nas duas primeiras corridas do ano os dois melhores pilotos da época venceram e em Imola nenhum deles era favorito. Novamente o carro da Williams era o mais forte, mas Senna conseguiu de novo melhorar a aerodinâmica da McLaren que posicionou os seus dois pilotos na primeira fila. A corrida, porém não seria fácil, Senna teve problemas logo na 3ª volta, Thierry Boutsen abandonou na volta 17 e Nigel Mansell na volta 35.
Correndo em casa, Patrese venceu o GP de San Marino confirmando o grande equilíbrio da temporada de 1990 |
A corrida ficou entre Berger, Patrese e Prost. O atual tri-campeão era o favorito, mas da mesma forma que a Ferrari deu a vitória ao piloto na boa estratégia do GP do Brasil a equipe lhe tirou o que seria a liderança do campeonato dando à ele a pior estratégia da corrida. O piloto nem ao menos subiu ao pódio.
Berger tinha tudo para finalmente conseguir sua 1ª vitória na McLaren, mas nas voltas finais acabou perdendo para Riccardo Patrese, o piloto da casa se aproveitou do fato dos carros da Williams terem uma suspensão melhor adaptada para circuitos ondulados, tirou a vitória de Berger nas últimas voltas e venceu a corrida. Era o terceiro vencedor da temporada em 3 corridas, ambas vencidas por equipes diferentes.
4.GP de Mônaco: Enquanto as Williams tinham o melhor carro para circuitos ondulados a McLaren com os ótimos acertos de Ayrton Senna era imbatível em circuitos de rua. Isso ficou claro no GP de Mônaco. A corrida teve duas largadas, e em ambas Senna disparou na liderança. O piloto brasileiro conseguiu sua 3ª vitória em Monte Carlo, tendo novamente como maior adversário o destaque do ano Jean Alesi.
5.GP do Canadá: O GP do Canadá permitiu novamente o domínio da McLaren na primeira fila do grid. A pista molhada impediu que qualquer piloto disputasse a vitória com Senna. O piloto brasileiro liderou de ponta a ponta e já disparava no campeonato. Enquanto que por um lado a McLaren sorria com a boa fase de Senna, do outro se decepcionava.
Gerhard Berger destaque de Benetton e Ferrari nos anos anteriores e cotado para substituir Alain Prost na equipe britânica era a grande decepção da escuderia, por erros bobos e piloto austríaco ficou fora do pódio no Canadá. Nelson Piquet terminou em 2º, completando a dobradinha brasileira e o seu primeiro pódio com o carro da Benetton, Nigel Mansell completou o pódio.
![]() |
Uma das corridas mais emocionantes da temporada, o GP do México não teve favoritos |
6.GP do México: Para tentar se redimir com a equipe McLaren, Gerhard Berger fez a pole position para o GP do México, o que não adiantou muito. O pole perdeu a liderança para Patrese e Senna na largada, caindo para a 3ª posição. A Williams de Patrese tinha novamente o melhor carro da pista, mas Senna conseguiu no braço fazer uma das ultrapassagens mais sofridas da temporada.
Patrese ainda teve problemas de pneus e Senna era cogitado para vencer a terceira corrida seguida. Mas assim como no Brasil o piloto brasileiro foi pego de surpresa no final da corrida. Há poucas voltas do fim um pneu traseiro de Senna resolveu estourar justamente quando o piloto brasileiro havia acabado de passar pela entrada dos boxes, o piloto não teve condições de contornar o circuito inteiro e abandonou a corrida.
Com Patrese e Senna fora a vitória estaria nas mãos de Berger, certo? Errado. O piloto da McLaren foi superado por Prost e Mansell, da Ferrari, que fizeram um fim de corrida eletrizante. Prost largou em 13º e conquistou uma de suas vitória mais eletrizantes na Fórmula 1. Mansell disputou o 2º lugar com Berger nas voltas finais e levou a melhor. Ficou claro que o título para Senna não seria tão fácil como se esperava.
7.GP da França: Na França, a Ferrari seguia a boa fase da corrida anterior. Primeiro pela pole position de Nigel Mansell, depois pela vitória de Alain Prost. Depois de largar em 4º o piloto francês venceu mais uma corrida na estratégia, e dava uma aula em seus adversários ao escolher sempre o melhor pneu para as corridas e economizá-los ao máximo.
Destaque para o piloto da Leyton-House, Ivan Capelli, que terminou em 2º. Sem grandes resultados nas corridas da França, Senna se conteve com o 3º lugar no pódio.
![]() |
Com três vitórias seguidas no meio do campeonato, Prost já pintava como favorito em 1990 |
8.GP da Inglaterra: O GP da Inglaterra foi decisivo para o restante da temporada de 1990. Correndo em casa Nigel Mansell fez a pole position novamente, mas como ocorreu na França o piloto inglês teve problemas e abandonou a corrida. Alain Prost ficou com a vitória e além de assumir a liderança no campeonato cobrou a equipe, dizendo que se ela não escolhesse um primeiro piloto para a 2ª metade da temporada iria, assim como a Williams, ficar fora da briga pelo título.
A equipe escolheu o piloto francês, inconformado Mansell anunciou a aposentadoria no fim da temporada e alegou grande desrespeito por parte da equipe vermelha.
9.GP da Alemanha: Sem ter primeiro piloto, a Williams deixou claro de que estaria fora da briga pelo título em 1990. No GP da Alemanha o time inglês pagou caro pelo motor Renault não ser tão forte quanto os motores Ferrari e Honda das duas principais adversárias. A equipe ficou fora da briga pela vitória e da pole position.
Na pista mais rápida da temporada, Ferrari e McLaren travaram um duelo eletrizante pela pole, na qual a McLaren levou a melhor, novamente graças às táticas aerodinâmicas de Ayrton Senna. Na corrida nada pôde deter o piloto brasileiro, que venceu sua 4ª corrida na temporada e a 3ª seguida na Alemanha. As Ferraris decepcionaram, Nigel Mansell novamente teve problemas e Prost assim como em San Marino errou feio na estratégia de pneus e terminou fora do pódio.
![]() |
Largada do GP da Hungria outra grande corrida da temporada de 1990 |
10.GP da Hungria: 4 pilotos foram o grande destaque do GP da Hungria. A dupla da Williams e os brasileiros Piquet e Senna. Enquanto a Williams não teve chances contra a adversárias no rápido circuito alemão, a equipe pôde dar o troco no circuito travado e ondulado de Hungaroring não dando chances às adversárias.
A equipe formou a primeira fila e era disparada a favorita para a vitória. Mas o calor da pista e a má estratégia da Williams quase cobrou caro. Riccardo Patrese ficou fora do pódio e Boutsen venceu com 2 décimos de segundo de vantagem sobre Senna. Piquet completou o pódio após largar em 9º e as Ferraris nem ao menos pontuaram, pois ambos pilotos abandonaram.
Mesmo em 2º, Senna recuperava a liderança do campeonato.
![]() |
Senna e Prost voltaram a duelar nas corridas finais de 1990 |
11.GP da Bélgica: Já assumidamente fora da disputa pelo título, a equipe Williams resolveu desistir da temporada de 1990 nas corridas finais e começou a se preparar para o ano seguinte. As últimas corridas foram dominadas por Ferrari e McLaren. O grande duelo entre Senna e Prost na temporada finalmente começava.
A disputa começou no GP da Bélgica. Senna teve o melhor carro na classificação e saiu na pole position. Prost teve a melhor estratégia de corrida e ambos terminaram a corrida próximos, com vantagem para Senna, Prost terminou em 2°.
12.GP da Itália: A torcida italiana compareceu em peso para o GP da Itália em Monza. A torcida ferrarista celebrava a boa fase do time, o que há muito tempo não acontecia. Mas na corrida teve um estraga prazeres.
Assim como na Alemanha, Senna conseguiu dar o melhor carro à McLaren e largou na pole position. O piloto brasileiro ainda fez a melhor volta da corrida e venceu a prova, ampliando ainda mais sua vantagem no campeonato para Alain Prost.
![]() |
Em Portugal Mansell e Prost formaram um dos pódios mais frios da Fórmula 1 |
13.GP de Portugal: Enquanto Senna e a McLaren venceram os GPs de Bélgica e Itália a Ferrari preparava o melhor carro para as corridas seguintes. Mas Prost não esperava por um adversário interno. Nigel Mansell já rompido com a Ferrari fez a pole position para o GP de Portugal, não respeitou o pedido da equipe de deixar Prost assumir a ponta na largada e quando o francês tentou passá-lo Mansell fechou e tacou o carro em cima de Prost.
Muitos torcedores ficaram confusos no fim da corrida. Nigel Mansell venceu e Prost fechado no início da corrida ainda foi ultrapassado por Ayrton Senna que terminou em 2°, e Prost foi o 3º. Os pilotos da Ferrari mal se olharam no pódio e Mansell ironizou um pedido de desculpas para Prost em um frio e rápido toque de mãos. Foi uma das comemorações mais frias da temporada.
Depois da corrida a Ferrari contou que fechara com Jean Alesi, o destaque do ano, o piloto francês tinha um contrato quase assinado com a Williams, quando recebeu o convite da equipe italiana e fez um dos maiores erros da categoria.
![]() |
Um acidente assustador encerrou a carreira de Martin Donnelly na Fórmula 1 |
14.GP da Espanha: O GP da Espanha não viu o duelo de Senna e Prost como ponto crucial. O grande destaque foi o terrível acidente de Martin Donnelly no treino de classificação. O piloto da Lotus caiu fora do carro ao bater a quase 300 km/h. O acidente chocou a muitos, inclusive Ayrton Senna.
O líder do campeonato conseguiu no braço fazer mais uma pole position, mesmo os carros da Ferrari sendo os mais fortes no fim da temporada. O piloto brasileiro forçou tanto o seu carro que acabou tendo problemas e abandonando a corrida. Prost venceu e Mansell completou a dobradinha vermelha.
Depois da corrida Senna se disse assustado com o acidente ocorrido e já via a Fórmula 1 como um esporte muito perigoso e que envolvia extremos riscos. Aquela foi a última vez que Martin Donnelly entrou em um carro de Fórmula 1, mesmo sobrevivendo decidiu que nunca mais participaria de uma corrida em sua vida.
15.GP do Japão: O GP do Japão teve uma das disputas mais tensas da Fórmula 1. Senna faria tudo para dar o troco em Alain Prost, o piloto francês com a ajuda da Ferrari conseguira novamente o melhor carro do fim de semana, e Senna no braço conseguiu mais uma pole position. Antes da corrida Senna respondeu aos representantes da FISA, depois de ser defendido por Nelson Piquet que disse ter sido injusta a penalização para seu compatriota na corrida em Suzuka no ano anterior.
![]() |
Senna se vingou de Prost e da FISA em 1990 e levou o bi-campeonato de Fórmula 1 |
A reunião foi um pedido da FISA para que os pilotos fizessem uma corrida limpa, uma indireta para Ayrton Senna. Inconformado e defendido por vários outros pilotos Senna deixou a reunião e disse que não mudaria o seu estilo de correr. Prova disso foi o que aconteceu na primeira curva. Até então o pole position escolhia o lado em que iria largar no grid, mas de uma forma incompreensível Senna largou do lado sujo da pista e sem poder fazer coisa alguma foi ultrapassado por Prost na largada.
Senna tentou dar o troco ainda na reta dos boxes, mas Prost fechou a porta como havia feito no ano anterior. Senna não tirou o pé, ciente de que dessa vez o abandono dos dois daria o título ao piloto brasileiro. Os dois fizeram uma batida feia e após abandonar e perder o título Prost disse que por pouco não agrediu Senna.
![]() |
Zebra do GP do Japão Piquet liderou a dobradinha da Benetton com Moreno em 2° |
Sem Prost e Senna a corrida estava nas mãos de Nigel Mansell, talvez o que seria a última vitória do piloto inglês na Ferrari, a equipe italiana ainda estava na disputa pelo título de construtores, mas acabou perdendo quando Mansell abandonou na metade da corrida e o título ficou com a equipe McLaren pela 3ª vez seguida.
A Williams terminou o ano de forma dramática, sem desenvolver o carro para as últimas corridas, nem ao menos brigou pela vitória no Japão. Quem brilhou foi a equipe Benetton e Nelson Piquet voltou a vencer e liderando a dobradinha da equipe e com o compatriota Roberto Moreno em 2°.
16.GP da Austrália: A última corrida da temporada foi tão tensa quanto à anterior. Nos circuitos de rua ninguém podia com Ayrton Senna. O piloto brasileiro largou na pole e vinha dominando a corrida, mas abandonou à 20 voltas do fim. Berger não conseguiu segurar os carros da Ferrari e ficou fora do pódio. Destaque para Nelson Piquet que impediu a dobradinha da equipe italiana.
Mansell terminou em 2° e se despediu da Ferrari, Prost completou o pódio e prometeu vingança à Senna na temporada seguinte. Mansell e a Ferrari fizeram uma despedida fora do esperado, enquanto a McLaren não sabia se renovava ou não com Berger, enquanto a Williams tinha apenas um piloto assinado para o ano de 1991. Senna como grande temor da FISA além de ser o campeão do ano da forma que se mais temia ainda ganhou o título merecido de melhor piloto do ano, sendo campeão sem ter o melhor carro e calando de vez os críticos. Era sem dúvida o melhor piloto da época.
1991 - O tri de Ayrton Senna: A temporada de 1991 foi tão acirrada quanto a temporada anterior. A McLaren decaía a cada ano desde 1988 e decidiu mudar drasticamente em 1991, com uma aerodinâmica forte e tendo disparado o melhor carro na pré-temporada. A Ferrari por outro lado tinha um carro conservado. Recebeu várias críticas de seus pilotos, principalmente Alain Prost, sendo considerada a decepção do ano.
![]() |
Favoritos em 1991 Senna e McLaren foram surpreendidos, mas conseguiram conquistar mais um título na categoria |
Com isso a McLaren de Ayrton era sem dúvida a favorita ao título e Senna o favorito disparado ao tri-campeonato. Mas eis que surge a Williams, a equipe contou com três armas que a McLaren e Senna não contavam. A primeira foi a contratação de Adrian Newey o mestre da aerodinâmica que fez um chassi ao nível do da McLaren. A segunda foi a compra do câmbio semi-automático, que até então apenas a Ferrari tinha e a 3ª foi o retorno de Nigel Mansell. O piloto inglês que já havia decidido abandonar a categoria foi chamado de última hora para completar a dupla de pilotos da Williams e de volta à equipe em que ficou tão popular ele seria a grande pedra no sapato para Senna.
Com muito talento e um pouco de sorte pela falta de paciência de Mansell, Senna conseguiu o tri-campeonato e novamente com o título de melhor piloto do ano, já era o grande ídolo da Fórmula 1.
![]() |
Senna liderou a corrida inteira em Phoenix |
Promessas da corrida, Jean Alesi e os pilotos da Williams tiveram problemas e abandonaram a corrida.
2.GP do Brasil: A Williams tinha disparado o melhor carro em pistas onduladas e mesmo com a boa fase de Ayrton Senna eles eram os favoritos para o GP do Brasil. Na classificação o piloto da casa conseguiu por pouco superar a dupla da Williams e largar novamente na pole position.
2.GP do Brasil: A Williams tinha disparado o melhor carro em pistas onduladas e mesmo com a boa fase de Ayrton Senna eles eram os favoritos para o GP do Brasil. Na classificação o piloto da casa conseguiu por pouco superar a dupla da Williams e largar novamente na pole position.
Na largada Nigel Mansell ultrapassou Riccardo Patrese e foi pra cima de Ayrton. Senna resistiu como pôde até o piloto inglês com os pneus no limite acabar rodando e com problemas no câmbio acabar ficando pelo caminho. Senna já vinha disparado na frente dos demais pilotos, quando problemas nos pneus e na caixa de câmbio comprometeram o seu rendimento nas voltas finais.
Para piorar, Riccardo Patrese que havia poupado equipamento durante a corrida começou a "voar baixo" pra cima do brasileiro. As voltas finais foram dramáticas, até que uma leve garoa nas últimas voltas fizeram com que Patrese diminuísse o seu ritmo e a vitória ficasse com Senna.
O piloto brasileiro cruzou a linha de chegada exausto, pela primeira vez vencia em seu país, com espasmos musculares ele nem ao menos conseguiu levar o seu carro para os boxes e com muita ajuda de Ron Dennis conseguiu levantar o troféu.
![]() |
Exausto no fim da corrida, Senna mal conseguiu levantar o troféu no GP do Brasil |
O piloto brasileiro cruzou a linha de chegada exausto, pela primeira vez vencia em seu país, com espasmos musculares ele nem ao menos conseguiu levar o seu carro para os boxes e com muita ajuda de Ron Dennis conseguiu levantar o troféu.
3.GP de San Marino: A McLaren deixou claro o seu domínio no início da temporada. Em Imola a equipe Ferrari corria em casa e novamente a Williams tinha o melhor carro para pistas onduladas. A classificação foi acirradíssima, mas novamente deu Ayrton Senna na pole position.
A corrida prometia grandes disputas entre Senna, Prost e a dupla de Williams. Mas uma forte chuva antes da corrida estragou a festa de quem esperava uma corrida emocionante. Depois de ficar fora do pódio no Brasil, Prost pagou o mico do ano ao rodar na volta de apresentação em San Marino, deixando a torcida da Ferrari "P" da vida com o piloto.
Mansell pagou outro mico ao rodar na primeira curva e nem ao menos completar uma só volta. Senna e Patrese disputaram a liderança no início da corrida, mas logo a Williams de Patrese também ficou pelo caminho e Senna pôde comemorar sua 3ª vitória na temporada.
![]() |
Pagando o mico do ano, Prost nem ao menos largou em San Marino |
Mansell pagou outro mico ao rodar na primeira curva e nem ao menos completar uma só volta. Senna e Patrese disputaram a liderança no início da corrida, mas logo a Williams de Patrese também ficou pelo caminho e Senna pôde comemorar sua 3ª vitória na temporada.
![]() |
Em Mônaco Senna conseguiu sua 4ª vitória em 4 corridas em 1991 |
Senna saia do GP de Mônaco com 40 pontos, contra 11 do vice-líder Alain Prost e era disparado o favorito para o título, mas depois de 4 corridas perfeitas para o piloto brasileiro, as 5 corridas seguintes não foram tão bem assim.
5.GP do Canadá: No Canadá a Williams estreava um novo motor Renault, tão potente quanto os motores Honda da McLaren. Nada pôde impedir a primeira fila do time inglês no grid para a 5ª etapa do campeonato.
Riccardo Patrese largou na pole position, mas com problemas de pneu acabou abandonando a briga pela vitória. Ayrton Senna e a dupla da Ferrari também abandonaram e a vitória ficou nas mãos de Nigel Mansell. O inglês já comemorava a sua 1ª vitória em seu retorno na Williams, mas a equipe esqueceu que o novo motor Renault também consumia mais combustível e faltando menos de meia volta para a bandeirada o carro de Mansell ficou parado.
Quem acabou fazendo a festa foi Nelson Piquet com a Benetton, conquistando sua última vitória na Fórmula 1.
![]() |
No GP do Canadá de 1991, Piquet conquistou sua última vitória na Fórmula 1 |
Quem acabou fazendo a festa foi Nelson Piquet com a Benetton, conquistando sua última vitória na Fórmula 1.
6.GP do México: No México a Williams já foi mais preparada em relação ao consumo de combustível e mesmo com os carros mais pesados conseguiram novamente fazer a primeira fila do grid. Patrese fez a pole position e venceu, Mansell completou a dobradinha e restou à Senna o 3º lugar no pódio.
7.GP da França: Riccardo Patrese era o grande cotado da Williams para tirar o título de Senna, mas no GP da França o piloto italiano mesmo fazendo a pole position teve novamente problemas de pneus e terminou apenas em 5º. A equipe Ferrari com a dupla de pilotos da casa não tinha o melhor carro da temporada e a McLaren de Senna começava a perder o ritmo com o passar das corridas. Com isso, poucos acreditaram quando a vitória ficou com Nigel Mansell. O piloto inglês saiu em 4º, fez uma corrida perfeita e depois de quase 4 anos voltou a vencer com o carro da Williams.
![]() |
Com motores novos nada pôde deter o carro da Williams nos circuitos de alta velocidade |
Correndo em casa Mansell deixou claro de que seria o único adversário da temporada no nível de Senna. O piloto inglês fez a pole position, melhor volta da corrida e venceu de ponta a ponta. Senna ia terminar em 2º, mas teve pane-seca na volta final e precisou de uma carona de Mansell para volta pros boxes, a imagem deixou claro que o campeonato começava a ficar ameaçado no lado do piloto brasileiro.
9.GP da Alemanha: Na Alemanha a Williams voltou a dominar e fez a dobradinha na corrida, novamente com Nigel Mansell na frente. Senna ainda tentou disputar a 2ª posição com Riccardo Patrese, mas pela 2ª vez seguida teve pane-seca e nem ao menos pontuou.
Mansell já era o vice-líder do campeonato e estava apenas 8 pontos atrás de Senna. Mesmo com Prost fora da disputa, o título de 1991 parecia de uma forma miraculosa escapar das mãos de Senna.
Mansell já era o vice-líder do campeonato e estava apenas 8 pontos atrás de Senna. Mesmo com Prost fora da disputa, o título de 1991 parecia de uma forma miraculosa escapar das mãos de Senna.
![]() |
Com os novos motores Honda, Senna voltou a vencer e brigar pelo campeonato |
Na Hungria a Williams ainda tinha vantagem pelo fato de ser uma pista ondulada e que favorecia a suspensão ativa do time. Mas Ayrton Senna conseguiu voltar a fazer a pole position e no braço conseguiu a vitória, terminando 5 segundos na frente de Mansell.
11.GP da Bélgica: A pista favorita de Senna deu à ele um novo presente. Na Bélgica, Senna conseguiu a sua 5ª vitória em Spa Francorchamps e para a sua felicidade e para melhorar Nigel Mansell acabou abandonando, trazendo de volta a chance de Senna se tornar tri-campeão.
12.GP da Itália: McLaren e Williams disputaram de forma dramática a pole position para o GP da Itália e por pouco Senna superou Mansell e largou novamente em 1º. O piloto brasileiro fez o que pôde. Resistiu ao ataque de Patrese, até esse ter problemas no câmbio.
Mas o piloto brasileiro não resistiria a um 2º ataque. Mansell fez um final de corrida excelente e superou por cansaço o piloto da McLaren, voltando a vencer. Senna ainda foi pressionado por Prost no final da corrida, mas conseguiu terminar em 2º. Depois da corrida Prost fez duras críticas ao carro da Ferrari e acabou sendo demitido da equipe, com o apoio da torcida.
O GP da Itália também foi marcado pela contratação de Michael Schumacher pela equipe Benetton, depois de fazer a sua estreia na Bélgica, correndo pela Jordan, o piloto alemão acabou sendo contratado para ser companheiro de Piquet e já impressionou muitos ao superá-lo na corrida, terminando em 5º.
![]() |
Schumacher fez sua estreia na Fórmula 1 no GP da Bélgica de 1991 |
O GP da Itália também foi marcado pela contratação de Michael Schumacher pela equipe Benetton, depois de fazer a sua estreia na Bélgica, correndo pela Jordan, o piloto alemão acabou sendo contratado para ser companheiro de Piquet e já impressionou muitos ao superá-lo na corrida, terminando em 5º.
![]() |
A falta de paciência de Mansell lhe custou caro na temporada de 1991 |
Berger abandonou com problemas de motor e Mansell só precisava passar Senna para vencer a corrida, mas na troca de pneus o piloto da Williams se precipitou e acabou perdendo uma roda no pit lane, sendo desclassificado da corrida e perdendo talvez o que seria sua grande chance de brigar pelo título naquele ano.
Senna terminou em 2º e já poderia se tornar tri-campeão na corrida seguinte.
14.GP da Espanha: Senna tinha tudo para se tornar tri-campeão no GP da Espanha em 1991. Para impedir o título do piloto brasileiro Mansell teria que marcar pelo menos 4 pontos a mais que Senna.
Berger decidiu ajudar o companheiro de equipe e marcou a pole position. Na largada Senna passou Mansell e assumiu o 2º lugar. A tática da McLaren era simples, enquanto Berger disparava na liderança, Senna segurava o piloto da Williams. A equipe já preparava a festa do título, até que tudo mudou na 2ª metade da corrida.
Berger com problemas abandonou a corrida e Mansell começou a voar baixo pra cima de Senna. O piloto brasileiro fez o que pôde, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem, depois deles ficarem a reta dos boxes inteira lado a lado. Mansell assumiu a liderança e Senna ao tentar se recuperar ainda acabou rodando, foi superado por Patrese e pelos pilotos da Ferrari, terminando apenas em 5º.
Berger decidiu ajudar o companheiro de equipe e marcou a pole position. Na largada Senna passou Mansell e assumiu o 2º lugar. A tática da McLaren era simples, enquanto Berger disparava na liderança, Senna segurava o piloto da Williams. A equipe já preparava a festa do título, até que tudo mudou na 2ª metade da corrida.
![]() |
Senna tentou, mas não conseguiu evitar a ultrapassagem de Mansell no GP da Espanha |
15.GP do Japão: Sem conquistar o título na Espanha, Senna conseguiu levar a disputa novamente para o GP do Japão. Agora Mansell tinha que marcar no mínimo 6 pontos a mais que Senna. O piloto brasileiro fez o que pôde para largar na frente do inglês. Gerhard Berger para se redimir com a equipe fez a pole position e o time faria a mesma tática da corrida anterior.
Berger largou em 1º e disparou na ponta. Senna segurou Nigel Mansell em 2º, até que o piloto inglês acelerou mais do que devia e passou reto na primeira curva da volta 9. Seu carro ficou parado na brita, a roda traseira girando em falso e o tri-campeonato já estava finalmente garantido com Ayrton Senna.
Senna poderia abandonar a corrida, mas decidiu ir até o fim e dar outro de seus espetáculos. Com a melhor volta da corrida ultrapassou Berger e assumiu a liderança, para retribuir a ajuda do companheiro de equipe lhe deu a primeira vitória na McLaren com o belo gesto de reduzir a velocidade nas curvas finais. O ato foi aplaudido por todo o autódromo. Berger venceu e Senna levou o tri-campeonato.
Em uma das cenas mais bonitas da Fórmula 1, Senna deixou o companheiro e amigo Berger lhe ultrapassar nas últimas curvas em Suzuka |
![]() |
Piquet em sua última corrida na Fórmula 1 |
1992 - Finalmente o título de Mansell: Depois da McLaren ter disparado o melhor carro em 1988 e 1989 e ter disparado o melhor piloto em 1990 e 1991, chegou a hora da Williams voltar ao cargo de melhor equipe da categoria. O carro de 1991 era quase ou tão forte quanto o carro da McLaren da mesma temporada e para 1992 nada poderia impedir o título da equipe inglesa. Mansell e Patrese sairiam da equipe no fim do ano e com grandes chances de aposentar na Fórmula 1. A equipe decidiu dar à eles o melhor carro que já deu à uma dupla de pilotos.
A Ferrari já não tinha mais Alain Prost e a Benetton já não tinha mais Nelson Piquet, por fim a única adversária à altura seria a McLaren, mas a equipe britânica criou o seu carro mais fraco com os motores Honda. O novo carro ficaria pronto apenas para a 3ª corrida da temporada, enquanto a Williams já se antecipava e teria carro novo desde a primeira corrida do ano.
![]() |
Mansell e a equipe Williams foram os grandes nomes da temporada de 1992 |
Patrese encarou uma onda de azar durante a temporada e passou o ano inteiro com apenas 1 vitória. Já Mansell fez a sua melhor temporada na categoria, depois de perder o título de 1986 para Alain Prost, o de 1987 para Nelson Piquet e o de 1991 para Ayrton Senna, o inglês finalmente conseguiu um título na Fórmula 1, e logo de cara o título mais fácil da categoria.
1.GP da África do Sul: Muitos esperavam que a equipe McLaren dominasse, mesmo com o carro do ano anterior, o primeiro treino de classificação da temporada de 1992. O público já havia se acostumado com os carros branco e vermelho largando na pole position para a primeira corrida do campeonato.
Mas Nigel Mansell estragou a festa e nos últimos minutos tomou a pole position de Senna. Muitos esperavam uma corrida acirrada com as últimas da temporada anterior. Mas na largada ficou claro o domínio dos carros da Williams. Mansell disparou na liderança e Senna nem ao menos pôde brigar pelo 2º lugar com Riccardo Patrese, os carros da Williams levantavam, graças à suspensão eletrônica, nos pontos altos do circuito, permitindo que seus pilotos estivessem sempre à mesma altura do solo.
A equipe também mantinha o forte câmbio semi-automático, a boa aerodinâmica e o confiável motor Renault, pontos fortes da equipe em 1991. Mansell venceu a corrida sem dificuldades e Patrese completou a dobradinha.
![]() |
Se despedindo da Fórmula 1, o MP4/6 da McLaren foi um grande fiasco no início de 1992 |
No circuito com a maior reta da temporada e um dos mais ondulados, nada pôde contra os carros azuis. Mansell e Patrese foram os únicos que disputaram a pole position, novamente ganha por Mansell. Os dois carros formaram a primeira fila e conseguiram a dobradinha. O piloto que chegou mais próximo foi Michael Schumacher, chegando em 3º com a Benetton e conseguindo o seu primeiro pódio na Fórmula 1.
![]() |
Pelotão da Fórmula 1 é liderado pelos carros de "outro planeta" |
Mansell e Patrese disputaram a corrida inteira. Patrese prometia que iria finalmente vencer e chegou a liderar grande parte da corrida, mas na troca de pneus acabou sendo superado por Mansell, que venceu a corrida, terminando quase 30 segundos na frente de seu companheiro de equipe. O piloto inglês já era cotado como único favorito ao título.
Depois da corrida Ayrton Senna batizou os carros da Williams como sendo de outro planeta, primeiro por sua confiabilidade e aderência, segundo pela velocidade fora do normal. Michael Schumacher, 3º colocado da corrida, terminou mais de 1 minuto atrás de Mansell.
![]() |
O carro da McLaren em 1992 não foi nem sombra de seus antecessores |
5.GP de San Marino: Em San Marino, Mansell quebrou o recorde de Senna do ano anterior, fazendo a 5ª pole position na temporada e vencendo a 5ª corrida seguida. Em sua pior temporada na McLaren Senna se conformou com o 3º lugar.
![]() |
Em Mônaco Senna finalmente teve chances de duelar contra os carros da Williams |
Senna largou em 2º e mesmo com bom ritmo na corrida poupou os pneus ao máximo, fazendo uma troca de pneus a menos que Nigel Mansell. Depois de parar Mansell voltou dos boxes atrás de Senna, fez de tudo, mas não conseguiu ultrapassar o piloto brasileiro. Senna se manteve no meio da pista e de forma inimaginável venceu a corrida.
7.GP do Canadá: Mesmo vencendo em Mônaco, Ayrton já admitiu antes do GP do Canadá que não tinha chances de disputar o título naquele ano. Em Montreal ele conseguiu sua primeira e única pole position na temporada. Mas ao receber tamanha pressão dos carros da Williams acabou abandonando com problemas elétricos.
Pela primeira vez na temporada os carros da Williams também abandonaram a corrida e a vitória ficou com Gerhard Berger da McLaren, a grande zebra do ano até então.
8.GP da França: Bastou voltarem os circuitos mistos para voltar o domínio da Williams. A equipe conseguiu a primeira fila do grid e a 5ª dobradinha da temporada em 8 corridas. Para Mansell não perder mais um título de pilotos, o time deixou o piloto inglês como sendo o primeiro piloto da equipe. Mansell fez a pole position, melhor volta e conseguiu sua 6ª vitória na temporada.
9.GP da Inglaterra: Correndo em casa nada pôde parar os carros da Williams. O time fez novamente a primeira fila do grid e a dobradinha na corrida, com Nigel Mansell em 1º.
![]() |
Em 1992, Mansell conquistou um dos títulos mais fáceis da Fórmula 1 |
11.GP da Hungria: Na Hungria Mansell finalmente poderia se tornar campeão mundial. O piloto inglês tinha como único adversário no campeonato o seu companheiro de equipe, Riccardo Patrese que precisava vencer. Todos já sabiam que a Williams tinha como preferência o piloto inglês para conquistar o título, mas Patrese não se deu por vencido facilmente e conseguiu a pole position.
O piloto italiano só não contava que o formidável motor Renault estourasse há pouco mais de 20 voltas do fim. Com o abandono do companheiro de equipe, Mansell nem ao menos precisava vencer a corrida, já era campeão. A vitória ficou com Ayrton Senna e Mansell fazendo uma corrida conservada terminou em 2º.
12.GP da Bélgica: Mesmo depois do título os pilotos da Williams não tiraram o pé para as corridas finais e Nigel Mansell fez novamente a pole position. Mesmo com pista molhada o piloto inglês era o favorito para a vitória. Mas tanto ele quanto à Williams foram surpreendidos por Michael Schumacher e a espetacular tática da Benetton. Trocando pneus na hora certa a equipe conseguiu dar à Schumacher a sua primeira vitória na Fórmula 1. Restou aos carros da Williams os dois outros lugares no pódio.
![]() |
Com uma super estratégia da Benetton, Schumacher conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 |
![]() |
Praticamente confirmado na Williams, Senna comemora a vitória no GP da Itália |
Para comemorar, o piloto brasileiro fez outra grande corrida e venceu o GP da Itália.
![]() |
Prost vetou a participação de Senna como piloto da Williams em 1993 |
O piloto brasileiro acabou ficando sem contrato e para piorar fez outra corrida fraca na temporada, ficando atrás inclusive de seu companheiro de equipe Gerhard Berger. A Williams dominou novamente, formou a primeira fila do grid e conseguiu outra vitória com Nigel Mansell, só não comemorou a dobradinha porque Riccardo Patrese acabou se colidindo forte na entrada dos boxes.
![]() |
No Japão, Patrese conquistou sua última vitória na Fórmula 1 |
16.GP da Austrália: O GP da Austrália marcou várias despedidas na categoria. Talvez em suas últimas corridas pelas equipes que o destacaram, Mansell e Senna fizeram uma disputa radical pela pole position. Depois de seis anos, Senna fazia a sua última corrida com motores Honda e se aproveitava do circuito de rua em Adelaide para andar no mesmo nível de Mansell, mas novamente o piloto inglês ficou com a pole.
As primeiras voltas foram acirradas, Mansell talvez faria a sua última corrida pela Williams e Senna faria o mesmo pela McLaren. A disputa que começou bem acabou terminando de forma trágica. Os dois pilotos acabaram se chocando e abandonando a corrida. Patrese assumiu a liderança e também queria se despedir da Williams com chave de ouro, mas abandonou com problemas no motor.
![]() |
Sem saída Senna teve que renovar o contrato com a McLaren para 1993 |
![]() |
Destaques da temporada de 1993, Senna e Prost deram um show na Fórmula 1 |
Mesmo sem ter carro para brigar pelo título, Senna decidiu fazer a melhor temporada que um piloto já havia feito na Fórmula 1, todos, inclusive o campeão da temporada, Alain Prost, admitiram, aquele foi o maior piloto que já passou pela categoria.
![]() |
Senna bem que tentou, mas não conseguiu evitar a vitória de Prost na 1ª corrida do campeonato |
Prost já chegou fazendo a sua estreia no time com a pole position e o domínio disparado na classificação. Na briga pelo 2º lugar Senna levou vantagem sobre Schumacher e Hill e fechou a primeira fila. Na largada o piloto brasileiro assumiu a liderança, mas era questão de tempo para Prost ultrapassá-lo. O piloto brasileiro fez de tudo para evitar, mas Prost levou a melhor e venceu em sua estreia na Williams. Com o abandono de Hill e da dupla da Benetton, o 2º lugar teve sabor de vitória para Senna.
![]() |
Público brasileiro invade a pista, após vitória mais comemorada por uma torcida na Fórmula 1 |
De repente um temporal castigou o autódromo e um dos primeiros a abandonar foi Alain Prost. A corrida foi interrompida e na relargada Senna perdia a liderança para Hill. O piloto da Williams conseguiu a melhor estratégia na troca de pneus, mas ainda com pista molhada nada pôde segurar Senna que ultrapassou o seu adversário e venceu pela 2ª vez no Brasil. Foi a vitória mais comemorada por uma torcida. O público invadiu a pista e levantou Senna nos braços.
![]() |
Em Donington Senna fez a melhor volta de um piloto na Fórmula 1 |
Mas nem o domínio da Williams e nem o circuito inglês conseguiram parar Senna. Depois de largar em 4º e cair para 5º na primeira curva, o piloto brasileiro deu um show, passou 4 carros na primeira volta, considerada a melhor da história da Fórmula 1. Deu um show com pista molhada, venceu a corrida e deu uma volta sobre Alain Prost, 3º colocado.
Destaque da corrida também foi o estreante Rubens Barrichello que por pouco não subiu ao pódio.
4.GP de San Marino: O início de temporada de Senna deixou todo o público da Fórmula 1 de queixo caído. Os próprios chefes da McLaren afirmaram que a equipe não tinha carro nem ao menos para subir ao pódio e o piloto brasileiro fazia uma corrida melhor do que a outra.
A pista molhada em San Marino poderia dar à Senna outra chance de vitória, mas dessa vez o piloto brasileiro foi surpreendido por uma falha no carro da McLaren. Sem dificuldades Alain Prost fez a pole position, a melhor volta da corrida e conquistou sua 2ª vitória na temporada.
5.GP da Espanha: Não só a Williams, como também a Benetton possuía um carro melhor do que a McLaren. Mas de uma forma quase inacreditável Senna conseguiu a 3ª posição no grid de largada. Prost novamente largou na pole, fez a melhor volta da corrida e venceu de ponta a ponta.
Senna ainda duelou com Damon Hill pelo 2º lugar e levou a melhor, pois o piloto da Williams abandonou a corrida.
![]() |
Em 1993 Senna se tornou o recordista de vitórias em Mônaco |
Prost largou na pole, mas queimou a largada ao cumprir a punição teve problemas nos boxes. Schumacher que largou em 2º, mal assumiu a liderança e acabou tendo motor estourado e o estreante Damon Hill da Williams não foi páreo para Senna, ainda líder do campeonato.
7.GP do Canadá: Mesmo liderando o campeonato, Senna em momento algum disse que brigaria pelo título em 1993. Prova disso foi o fato do piloto largar apenas em 8º para o GP do Canadá e ainda abandonou a corrida. Prost sem dificuldades venceu a corrida.
![]() | |
|
9.GP da Inglaterra: Em Silverstone Senna, Prost e Schumacher fizeram um dos maiores duelos da temporada. No fim Prost levou a melhor e venceu a corrida. Schumacher terminou em 2° e Senna teve pane-seca terminando apenas em 5º, mas assumindo que se divertia no campeonato.
![]() |
Na Alemanha Prost conquista sua última vitória na Fórmula 1 |
11.GP da Hungria: Na Hungria Damon Hill finalmente venceu sua primeira corrida na Fórmula 1. Prost novamente largara na pole e estava com a vitória nas mãos. Mas abandonou à 7 voltas do fim "devolvendo" a vitória que seria de Hill na Alemanha.
![]() |
O "queridinho" da Williams, Damon Hill era o favorito para o vice-campeonato em 1993 |
13.GP da Itália: Na Itália, Damon Hill finalmente assumiu a vice-liderança do campeonato. O piloto inglês contou com os abandonos de Prost, Senna e Schumacher para conquistar, sem dificuldades sua 3ª vitória seguida na temporada.
![]() |
Com o 2º lugar em Portugal, Prost se tornara tetra-campeão mundial de Fórmula 1 |
2º colocado na corrida, Alain Prost já se tornava matematicamente tetra-campeão mundial de Fórmula 1 e assumiu que se aposentaria no fim do campeonato, deixando o caminho livre para Ayrton Senna correr na Williams a partir de 1994.
15.GP do Japão: Já com a aposentadoria anunciada, Alain Prost pretendia pelo menos encerrar a carreira com chave de ouro. Mas não contava com uma grande pedra no sapato, novamente Ayrton Senna.
Com a ajuda da chuva, Ayrton Senna ultrapassou Alain Prost na corrida e venceu novamente de forma grandiosa, evitando que Damon Hill comemorasse o vice-campeonato antecipadamente. A corrida também marcou a estreia de Mika Hakkinen no pódio, já em sua 2ª corrida pela McLaren.
![]() |
Pela última vez no pódio, Senna e Prost finalmente fazem as pazes |
Ainda brigando pelo vice-campeonato, Senna conseguiu a sua única pole position na temporada. Fez a volta perfeita simplesmente sem saber o tanto de combustível que havia em seu carro. Na corrida nem os pilotos da Williams impediram que Senna se despedisse com chave de ouro. O piloto brasileiro fez a pole position e venceu de ponta a ponta, conquistando o inimaginável 2º lugar na temporada. Alain Prost se despediu da Fórmula 1 e Senna sem saber conseguia sua última vitória, último pódio e últimos pontos na categoria.
1994 - A temporada mais triste da Fórmula 1: Do quarteto de campeões que dominou a Fórmula 1 entre 1985 e 1993, restava apenas Ayrton Senna na categoria, e logo com o melhor carro do ano, era sem dúvida o favorito ao título. Mas, a pré-temporada mudou logo a opinião do público.
A Fórmula 1 se tornara mais uma competição para agradar ao público do que uma competição em si. Os acidentes e as disputas por posições eram o que mais fazia o público aumentar, além disso muitas tecnologias utilizadas nos carros dentro das pistas, passavam a ser copiadas para fora das pistas.
Para aumentar a competitividade na temporada de 1994 foi necessário também aumentar a velocidade dos carros, a segurança infelizmente acabou não seguindo o mesmo caminho e o pior ocorreu. Duas mortes e vários acidentes foi o resultado dessa "nova" categoria.
![]() |
A temporada de 1994 foi marcada por fortes acidentes |
Senna e Schumacher vinham dominando a corrida inteira. Mas o piloto alemão tinha uma carta na manga, a suspensão ativa da Williams havia sido proibida e o carro baixo de Senna trepidava no chão, enquanto a Benetton possuía uma aerodinâmica mais desenvolvida para carros mais altos. Schumacher tinha um carro mais fácil de guiar nas curvas e não permitiu que Senna se distanciasse.
Em 1994 começaram as paradas para reabastecimento e foi onde a Benetton levou vantagem. Depois de um pit stop mal-sucedido na Williams, Senna acabara perdendo a liderança da corrida e ao tentar recuperar acabou rodando e abandonando a corrida. Schumacher venceu sem dificuldades uma corrida marcada por vários acidentes.
![]() |
Senna começou mal o ano de 1994 |
Senna era novamente o favorito para a vitória, mas o piloto brasileiro acabou sendo tocado por trás e abandonando na primeira curva. Sem Senna a vitória ficou entre Schumacher e Hill. O piloto alemão era a única aposta da equipe Benetton e conseguiu fazer mais uma corrida perfeita, já Hill teve problemas e abandonou a corrida. Schumacher venceu de novo.
![]() |
Rubens Barrichello sofreu um forte acidente nos treinos para San Marino |
![]() |
Na classificação a morte de Ratzenberger |
![]() |
Desmotivado, Senna se recusara a correr |
![]() |
A cena mais triste da Fórmula 1 |
![]() |
Pilotos prestam homenagem à Senna |
Na pista nada mudou. Sem Ayrton, Schumacher dominou tanto os treinos como a corrida. Único piloto da Williams na pista, Damon Hill abandonou em um forte acidente logo na 1ª volta e a Fórmula 1 quase viu a 3ª morte na temporada. Agora o acidente foi com Karl Wendlinger da Sauber. O piloto sobreviveu, mas fez sua última corrida na temporada e a Sauber decidiu não participar do Grande Prêmio, foi a corrida com o menor público em toda a história da Fórmula 1, o que convenceu finalmente a mudarem a segurança dos carros.
5.GP da Espanha: Schumacher já havia vencido as 4 primeiras corridas da temporada e sem pilotos campeões no grid, nada poderia detê-lo em busca do título. A Williams ainda tinha o melhor carro e agora sem Senna tinha preparar Damon Hill para a disputa do título. O piloto inglês que havia sido a decepção no ano anterior chegou ao GP da Espanha com apenas 7 pontos no campeonato.
A Williams reviu a altura do carro para que ficasse mais fácil de controlar. Com isso a equipe finalmente começou a vencer com Damon Hill na Espanha. Schumacher e a Benetton começaram a fazer uma estratégia de campeões, com corridas conservadoras. Mesmo chegando em 2º o piloto alemão ainda tinha quase 30 pontos de vantagem sobre Hill e a confiabilidade era o grande forte do carro.
6.GP do Canadá: Em 1994 a Ferrari finalmente voltou a ter um carro rápido o suficiente para vencer. A equipe tinha disparado a melhor aerodinâmica nos circuitos de rua, prova disso foi a superioridade da equipe italiana sobre a Williams na classificação para o GP do Canadá. Mas a Benetton e Michael Schumacher seguiam sendo os grandes destaques do ano. Schumacher conseguiu mais uma pole position e venceu sem dificuldades.
![]() |
De volta à Fórmula 1, Nigel Mansell já não era mais o mesmo |
No GP da França a Williams conseguiu colocar seus dois carros na primeira fila. Os circuitos de alta velocidade finalmente haviam chegado e nada, nem mesmo Michael Schumacher poderiam detê-los. Mas a equipe não contaria que nem Hill e nem Mansell estariam em condições de vencer na corrida.
Mansell largou em 2º e abandonou a corrida com problemas de câmbio, já Hill largou na pole, mas sem poupar pneus foi ultrapassado por Schumacher na parada de boxes. O alemão conseguiu a 6ª vitória em 7 corridas.
8.GP da Inglaterra: Ao ver a fraca performance de Mansell no GP da França a equipe Williams decidiu deixa-lo de fora da briga pelo campeonato e contratou David Coulthard como substituto de Senna. Mas ainda cabia à Damon Hill o fardo de piloto da equipe a vencer Schumacher. Correndo em casa, na Inglaterra, Hill finalmente fez a festa ao largar na pole position, fazer a melhor volta e vencer a corrida.
9.GP da Alemanha: A única corrida que contou com um pouco de público na temporada de 1994 foi o GP da Alemanha. O público local via Michael Schumacher como novo grande ídolo e compareceu em peso para o GP da Alemanha, mesmo com o piloto admitindo que a equipe não estava no nível da Williams.
![]() |
Em 1994, Ferrari e Gerhard Berger voltaram a vencer na Fórmula 1 |
Mas na corrida nem a equipe Williams e nem Michael Schumacher dominaram. Assim como no Canadá a Ferrari conseguiu o melhor carro e colocou os seus dois pilotos na primeira fila. Na primeira volta 11 dos 26 pilotos do grid abandonaram, entre eles Jean Alesi que largava em 2º, um pouco mais tarde os pilotos da Williams teriam problemas e até o dono da casa Michael Schumacher abandonava a sua primeira corrida na temporada.
Sem adversários a vitória acabou ficando com Gerhard Berger e a Ferrari que voltavam a vencer na Fórmula 1. ![]() |
Debaixo de chuva Barrichello conquista sua primeira pole na Fórmula 1 |
11.GP da Bélgica: Na Bélgica houveram duas grandes surpresas. A primeira foi a pole position de Rubens Barrichello com o fraco carro da Jordan. Outra foi Michael Schumacher ser desclassificado depois de vencer a corrida por estar com o carro em altura não permitida. Como punição o piloto ficaria de fora das duas corridas seguintes. Damon Hill foi o vencedor.
12.GP da Itália: Sem Schumacher o GP de Monza foi dominado novamente pela equipe Ferrari. O pole Jean Alesi, porém, voltou a ter problemas e abandonar a corrida. Gerhard Berger foi ultrapassado por Damon Hill, que novamente venceu.
![]() |
Sem campeões na pista, Schumacher foi o grande piloto de 1994 |
14.GP da Europa: Hill já havia diminuído a vantagem de Schumacher no campeonato para apenas 1 ponto. Mas bastou o alemão voltar às pistas para recuperar a tranquilidade no mundial. Sem dificuldades Schumacher fez a pole position e venceu de ponta a ponta o GP da Europa, aumentando a distância no campeonato para 5 pontos.
15.GP do Japão: Schumacher tinha o título de 1994 praticamente garantido e já poderia comemorar no GP do Japão. O piloto da Benetton largou na pole, mas ultrapassado por Damon Hill da Williams. A vitória do piloto inglês fez a vantagem de Schumacher no campeonato cair novamente para 1 ponto e colocar o título dele em xeque.
![]() |
Schumacher taca o carro em cima de Hill e garante título de 1994 |
![]() |
Schumacher não teve adversários em 1995 |
![]() |
Sem Senna no grid, Schumacher dominou o GP do Brasil |
![]() |
Com 2 vitórias em 3 corridas, Damon Hill assumiu a liderança do campeonato |
3.GP de San Marino: Schumacher finalmente fez a pole position para o GP de San Marino. O piloto alemão era disparado o favorito para a vitória, mas abandonou na 10ª volta. Saindo da 4ª colocação, Damon Hill deu um show na estratégia de troca de pneus e venceu a corrida, assumindo a liderança no campeonato.
4.GP da Espanha: Na Espanha, Schumacher se recuperou no campeonato, fez a pole position e venceu de ponta a ponta, Johnny Herbert completou a dobradinha da Benetton e Damon Hill terminou apenas em 4º. Essa corrida foi a última de Nigel Mansell na Fórmula 1, correndo agora na McLaren o piloto inglês queria disputar o título um última vez na categoria, porém o cockpit do carro era pequeno para o piloto que ficou fora das duas primeiras corridas e nem ao menos pontuou nas duas seguintes, o inglês resolveu encerrar a carreira de vez.
5.GP de Mônaco: Em Mônaco Hill e Schumacher disputaram a pole position e a vitória, o piloto alemão levou a melhor e conseguiu sua 3ª vitória no ano e já pintava como favorito ao título.
6.GP do Canadá: Pela primeira vez na temporada nem Damon Hill e nem Michael Schumacher venciam a corrida. Ambos dominaram a primeira fila do grid, porém Hill abandonou e Schumacher terminou apenas em 5º. Bom para Jean Alesi que finalmente conquistava uma vitória na Fórmula 1 com a Ferrari, a única de sua carreira.
![]() |
Schumacher e Hill se colidiram no GP da Inglaterra |
8.GP da Inglaterra: Correndo em casa a Williams prometia dar o troco sobre a Benetton, mas a corrida não foi do jeito que se esperava. Hill fez a pole position, mas foi ultrapassado por Schumacher durante o pitstop e ao tentar recuperar a liderança o piloto alemão tacou o carro em cima de Hill. Ambos abandonaram a corrida. A vitória ficou com Johnny Herbert da Benetton, a sua primeira na carreira.
9.GP da Alemanha: Os carros da Williams eram os mais rápidos na Alemanha, mas Damon Hill abandonou a corrida logo na 2ª volta e Schumacher resistiu ao ataque de David Coulthard, celebrando sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Alemanha. O piloto alemão já abria 21 pontos de vantagem para Hill.
10.GP da Hungria: A equipe Williams finalmente voltou a vencer no GP da Hungria. A dupla marcou a primeira fila do grid e fez dobradinha na corrida com vitória de Damon Hill. Schumacher abandonou a corrida com problemas no carro e muitos ainda acreditavam que Hill poderia dar o troco no campeonato.
![]() |
Na Bélgica Schumacher e Hill fizeram a maior disputa da temporada |
![]() |
Coulthard venceu sua primeira corrida na Fórmula 1 no GP de Portugal |
13.GP de Portugal: Em Portugal a Williams tinha o melhor carro e fez a pole position com David Coulthard, a estratégia do time era deixar Damon Hill vencer a corrida. Mas Schumacher se posicionou entre os dois pilotos e impediu a troca de posições. Coulthard conquistou sua 1ª vitória na Fórmula 1 e Schumacher comemorava o 2º lugar na corrida.
![]() |
Damon Hill fez um final de temporada desastroso |
15.GP do Pacífico: No GP do Pacífico, Michael Schumacher pôde finalmente dar o grito de bi-campeão mundial. Fazendo uma corrida conservadora o piloto da Benetton largou em 3º e venceu a corrida. Hill terminou em 3º e já estava matematicamente sem chances de alcançar Schumacher no campeonato.
16.GP do Japão: Com o título de pilotos ganho, faltava à Benetton conquistar o título de construtores e ele veio no GP do Japão. Na penúltima corrida da temporada, ambos pilotos da Williams abandonaram a corrida e a equipe Benetton somou 14 pontos com a vitória de Schumacher e o 3º lugar de Herbert. Foi a última vitória de Schumacher pela equipe Benetton.
17.GP da Austrália: Na última corrida do ano, Schumacher e Herbert se despediram da Benetton de uma forma meio desastrosa. Ambos abandonaram a corrida e a vitória ficou com Damon Hill da Williams. A dupla da Benetton em 1996 seria a da Ferrari, com Jean Alesi e Gerhard Berger. Schumacher estava indo para a Ferrari que já visava voltar a disputar um título em breve e Herbert ia para a Sauber. Também foi a despedida de Coulthard da Williams, que ia para a McLaren e das equipes Simtek e Pacific. Lotus, Larrousse e Brabham já haviam abandonado a categoria que agora contaria com apenas 11 equipes nas temporadas seguintes.
![]() |
Hill finalmente conquistou o título de pilotos em 1996 |
1.GP da Austrália: O GP da Austrália passava a ser disputado em Albert Park, Melbourne, o novo circuito ganhou o respeito dos pilotos e dos fãs da categoria. Com apenas 20 carros no grid, a corrida de estreia foi marcada pelo domínio dos carros da Williams que formaram a primeira fila e fizeram a dobradinha com Damon Hill em primeiro. Estreantes em suas equipes Jacques Villeneuve foi destaque na Williams ao fazer a pole position e Eddie Irvine chamou a atenção na Ferrari ao largar na frente de Schumacher e subir no pódio. Decepção para a equipe Benetton que marcou apenas 3 pontos com o 4º lugar de Gerhard Berger.
![]() |
Rubens Barrichello levantou a torcida em Interlagos |
3.GP da Argentina: Pela primeira vez na Ferrari, Schumacher brigou pela pole position no GP da Argentina, mas acabou perdendo para Damon Hill. Na corrida Schumacher abandonou com problemas nos freios e nada pôde impedir a dobradinha da Williams. Novamente com Hill em primeiro, o piloto inglês já apontava como o único candidato ao título. Com apenas 4 pontos em 3 corridas Schumacher e a Ferrari deixaram claro o que muitos esperavam, que não iriam disputar o campeonato naquele ano.
![]() |
Após resistir ao ataque de Schumacher, Villeneuve conseguiu sua 1ª vitória na Fórmula 1 |
5.GP de San Marino: Em San Marino Schumacher conquistou sua primeira pole correndo pela Ferrari. O piloto alemão sabia não podia com os carros da Williams, mas o 2º lugar na corrida foi de bom tamanho, novamente vencida por Damon Hill.
![]() |
Com pista molhada Panis conquistou sua única vitória na Fórmula 1 |
![]() |
Em sua sétima corrida na Ferrari, Schumacher finalmente venceu com o carro vermelho |
7.GP da Espanha: O GP da Espanha foi outra corrida com forte chuva e com o abandono de Damon Hill, Michael Schumacher finalmente conquistou sua primeira vitória na Ferrari.
8.GP do Canadá: Em pista seca a Williams voltou a dominar e fez a dobradinha no GP do Canadá, com Damon conquistando sua 5ª vitória na temporada.
9.GP da França: Damon Hill encerrava a primeira metade da temporada com 5 vitórias e 21 pontos de vantagem para o 2º colocado no campeonato Jacques Villeneuve. Era questão de tempo para se tornar campeão, mas na classificação quem andava bem era Schumacher, que fez outra pole position para o GP da França. O piloto alemão teve problemas de motor e abandonou ainda na primeira volta. A Williams voltou a fazer dobradinha com Hill em primeiro.
10.GP da Inglaterra: Hill era o favorito para vencer o GP da Inglaterra e vinha dominando todo o fim de semana. O piloto inglês só não contava com a quebra do carro antes da metade da corrida. Sem adversários, Villeneuve conquistou sua 2ª vitória na temporada.
![]() |
Damon Hill dominou a temporada de 1996 |
12.GP da Hungria: Os circuitos de baixa velocidade eram os únicos que Schumacher conseguia disputar com as primeiras posições com os pilotos da Williams. O alemão fez a pole no GP da Hungria, mas a Ferrari ainda não tinha um equipamento confiável e o piloto alemão abandonou a 7 voltas do fim. A Williams voltou a fazer a dobradinha, dessa vez Damon Hill permitiu a vitória de Jacques Villeneuve.
13.GP da Bélgica: Em seu circuito favorito, Schumacher contou com uma pequena ajuda da chuva e a tática errada da equipe Williams para voltar a vencer na temporada de 1996.
![]() |
A dupla da Williams e Schumacher foram os destaques de 1996 |
15.GP de Portugal: Hill tinha tudo para conquistar o título no GP de Portugal, mas quem fez a festa foi Jacques Villeneuve que vinha sendo destaque em sua temporada de estreia. O piloto canadense fez a melhor volta da corrida e conquistou sua 4ª vitória na temporada. Hill terminou em 2º e precisaria marcar apenas 1 ponto na última corrida para se tornar campeão mundial.
16.GP do Japão: O Grande Prêmio do Japão marcou a despedida de Damon Hill da Williams, justamente na corrida em que o piloto comemorava o título de campeão mundial. Novamente a Williams iria correr o ano seguinte sem o carro de número 1 que agora seria da equipe Arrows. Na despedida Damon Hill se aproveitou do abandono de Villeneuve e venceu a corrida, conquistando a sua 8ª vitória na temporada.
![]() |
Com o melhor carro Villeneuve levou o título de 1997 |
1.GP da Austrália: Na temporada de 1997 todos os carros possuíam o bico levantado em relação à asa dianteira. A equipe Benetton que havia estreado o formato "tubarão" na categoria já não tinha mais tanta vantagem sobre as demais equipes. A classificação viu David Coulthard e Michael Schumacher muito fortes na briga pela pole position, mas foi só os carros da Williams irem para a pista que logo assumiram a primeira fila do grid com Villeneuve em 1º. Estreando na Arrows, Damon Hill nem ao menos largou na corrida e já mostrada total arrependimento pela escolha da vaga.
![]() |
Com visual novo a McLaren foi o destaque da primeira corrida da temporada |
A corrida também marcou o retorno de Prost à Fórmula 1, agora como dono da Ligier que recebia o nome de "Prost", a equipe seguia no bloco intermediário. Jackie Stewart também abria a sua própria equipe na Fórmula 1, com o seu nome.
![]() |
Villeneuve e Williams foram os destaques no inicio da temporada de 1997 |
3.GP da Argentina: Villeneuve voltou a dominar o GP da Argentina. Coulthard e Schumacher colidiram na 1ª volta, Frentzen abandonou na volta 5 e nada pôde impedir a vitória de Villeneuve que já assumia a liderança do campeonato isolado.
![]() |
Frentzen supera as Ferraris e vence em San Marino |
![]() |
Rubens Barrichello foi um dos destaques no GP de Mônaco |
6.GP da Espanha: No GP da Espanha, Villeneuve e Williams voltaram a dominar. Com problemas na classificação Schumacher terminou a corrida apenas em 4º.
7.GP do Canadá: Consciente de que estaria fora da disputa pelo título se não evoluísse a Ferrari desenvolveu o carro aerodinamicamente para os circuitos de alta velocidade. A nova aerodinâmica que ficaria pronta no GP da França foi antecipada para o GP do Canadá apenas no carro de Schumacher. O alemão fez a pole position e venceu a corrida de ponta a ponta.
![]() |
A confiabilidade do carro da Ferrari e a técnica de Michael Schumacher quase tiraram o título da Williams |
![]() |
Em 1997 Berger conseguiu sua última vitória na Fórmula 1 |
10.GP da Alemanha: Depois de sofrer um forte acidente e ficar fora de 3 corridas na temporada. Gerhard Berger retornou no GP da Alemanha e impressionou todos com a pole position, melhor volta e vitória, deixando o público de boca aberta. O piloto austríaco, porém anunciou no fim da corrida que abandonaria a carreira no fim do campeonato.
![]() |
Damon Hill quase levou a Arrows à vitória no GP do Hungria |
12.GP da Bélgica: Villeneuve talvez ainda fosse muito novo para disputar um título de Fórmula 1. O piloto canadense ainda fazia sua 2ª temporada na categoria quando se tornou o primeiro piloto da equipe Williams. Impaciente nas corridas e desastrado nas estratégias ele parecia estar jogando um título da Williams fora. Na Bélgica largou na pole, mas terminou apenas em 5º e a Ferrari voltou a fazer a festa com Schumacher.
13.GP da Itália: A temporada de 1997 começava a trazer de volta o público para a Fórmula 1. Ferrari e McLaren voltavam a vencer e a torcida já somava ídolos como Hill, Schumacher e Villeneuve e a corrida em Monza teve grande público. A maior parte torcendo pelas Ferraris, em especial por Michael Schumacher.
A corrida foi um verdadeiro espetáculo, não tanto por conta das Ferraris que com problemas de acerto largaram apenas na 5ª fila do grid e somaram apenas 1 ponto na corrida. Mas pela disputa entre McLaren, Benetton, Williams e Jordan. Quem levou a melhor foi David Coulthard que venceu a corrida.
14.GP da Áustria: No GP da Áustria a Ferrari errou novamente no acerto do carro. Schumacher largou apenas em 9º e repetiu a 6ª posição da corrida anterior. Com a vitória Jacques Villeneuve chegava a ficar a apenas 1 ponto do piloto alemão no campeonato.
15.GP de Luxemburgo: A temporada chegou na 15ª corrida ainda sem ter um piloto favorito ao título. Schumacher tinha 68 pontos e Villeneuve 67, ambos vinham de altos e baixos no campeonato e nas duas corridas seguintes pouca coisa mudou. No primeiro GP de Luxemburgo Schumacher abandonou logo no início da corrida e nada pôde deter a vitória de Villeneuve, que saiu da corrida como líder do campeonato.
![]() |
Dando uma de "Dig Vigarista" Schumacher foi desclassificado no campeonato de 1997 |
17.GP da Europa: Schumacher chegava à última corrida da temporada de 1997 de forma semelhante como ocorrerá em 1994. Tinha apenas 1 ponto de vantagem para o vice-líder do campeonato e não possuía o melhor carro. Em caso de abandonos ele seria campeão. Ao ver o canadense tentando assumir a ponta depois do primeiro pitstop Schumacher fez como havia feito três anos antes com Damon Hill e tacou o carro em cima do piloto canadense. O alemão foi parar na brita e Villeneuve seguiu na corrida. Para poupar equipamento no final da corrida, Villeneuve permitiu a ultrapassagem dos carros da McLaren e comemorou o título com o 3º lugar na corrida. Depois da corrida a equipe Williams pediu a desclassificação de Michael Schumacher do campeonato por atitude anti-esportiva, o pedido foi atendido e Frentzen foi o vice-campeão.
![]() |
Hakkinen e McLaren surpreenderam a temporada de 1998 |
![]() |
A equipe McLaren dominou as duas primeiras corridas de 1998 |
2.GP do Brasil: A McLaren confirmou o seu domínio e voltou a formar a primeira fila e fazer dobradinha no GP do Brasil. Hakkinen fez a pole, melhor volta e venceu a corrida. Os pilotos de Benetton, Ferrari e Williams disputaram o 3º lugar no pódio, no qual Schumacher acabou levando a melhor e comemorou como se tivesse vencido a corrida.
3.GP da Argentina: Os carros da McLaren eram por volta mais de 1 segundo mais rápido do que os adversários. Era necessário fazer algo para a dupla prateada. No GP da Argentina finalmente a Ferrari estreou o carro da temporada de 1998 e estava no nível do carro da McLaren. Mesmo largando em 2º, Schumacher superou David Coulthard na volta 4, em uma ultrapassagem polêmica. O alemão não foi penalizado e venceu a corrida. Hakkinen terminou em 2º e Coulthard foi apenas o 6º.
![]() |
Assim como em 1996 e 1997 Schumacher era o único piloto páreo para a dupla de pilotos da equipe dominante |
5.GP da Espanha: Mais uma corrida que deixou claro o domínio dos carros da McLaren. Em especial com Mika Hakkinen dominando, o piloto finlandês foi pole, fez a melhor volta e venceu a corrida com quase 50 segundos de vantagem para Schumacher, o 3º colocado.
![]() |
Campeões em 1997, Villeneuve e Williams se estranharam em 1998 |
7.GP do Canadá: O GP do Canadá foi um dos mais emocionantes da temporada de 1998. Favorito à vitória Hakkinen teve problemas na primeira volta. Coulthard também abandonou a corrida que teve vários acidentes nas duas largadas. Sem os carros da McLaren, Schumacher tacou Frentzen fora da pista quando voltava dos boxes. O piloto alemão foi penalizado com "stop and go", mas se recuperou na corrida e conquistou sua 2ª vitória na temporada.
![]() |
O GP do Canadá teve grandes acidentes |
9.GP da Inglaterra: A recuperação de Schumacher no campeonato se confirmou no GP da Inglaterra. Com a ajuda da chuva o piloto alemão venceu a corrida, Hakkinen terminou em 2º e já via o piloto alemão como ameaça no campeonato.
10.GP da Áustria: Com chuva nos treinos para o GP da Áustria a classificação acabou ficando embaralhada. A dupla que brigava pelo título largou na 2ª fila do grid. Largando em 3º, Hakkinen assumiu a liderança logo na primeira curva e mais a frente Schumacher já estava em 2º. Os dois disputaram a liderança nas primeiras voltas e Hakkinen levou a melhor e venceu a corrida. Schumacher terminou em 3º.
11.GP da Alemanha: Na Alemanha a torcida se dividia entre a McLaren que possuía os motores Mercedes e a Ferrari que tinha Michael Schumacher como primeiro piloto. Na corrida a equipe inglesa conseguiu a melhor tática, formou a primeira fila do grid e conquistou a 5ª dobradinha na temporada. A Ferrari marcou apenas 2 pontos com o 5º lugar de Michael Schumacher.
![]() |
O GP da Bélgica viu o maior acidente da Fórmula 1 |
13.GP da Bélgica: A corrida da Bélgica foi uma das mais dramáticas da categoria. Primeiro pelo maior acidente da história da Fórmula 1, envolvendo 14 carros na primeira largada. A corrida foi paralisada e na largada seguinte um novo acidente tirou Mika Hakkinen da pista. O piloto finlandês reclamou ter sido tocado por Schumacher e pediu punição ao piloto alemão. A punição não veio e a equipe McLaren resolveu fazer ela mesma justiça. Sem chances de vitória na pista molhada David Coulthard fechou Michael Schumacher quando esse tentava colocar 1 volta no piloto escocês. Fora da corrida o piloto alemão chegou a invadir o boxe da McLaren afim de briga. Caso vencesse a corrida o piloto da Ferrari assumiria a liderança no campeonato.
![]() |
Coulthard tira a vitória de Schumacher no GP da Bélgica. |
14.GP da Itália: Mais do que nunca a torcida italiana lotou as arquibancadas em Monza. Schumacher e a Ferrari atenderam o pedido da torcida. O piloto alemão largou na pole position, a primeira dele na temporada e venceu a corrida de ponta a ponta. Hakkinen largou em 3º e com a 4ª colocação na corrida acabou empatando com Schumacher no campeonato
15.GP de Luxemburgo: Com Schumacher e Hakkinen empatados no campeonato as duas últimas corridas prometiam grandes disputas entre os dois pilotos. Depois de começar o ano atrás da McLaren, a Ferrari já tinha o melhor carro nas últimas corridas e formou a primeira fila do grid em Nurburgring. A tática da equipe italiana era simples, enquanto Schumacher disparava na liderança, Eddie Irvine segurava Mika Hakkinen. A tática deu certo até a volta 23, quando Hakkinen fez a ultrapassagem no piloto britânico. Na troca de pneus e reabastecimento o piloto finlandês passou Schumacher e venceu a corrida chegando ao último GP como líder do campeonato.
![]() |
Problemas na largada e pneu furado na corrida tiraram Schumacher do GP do Japão |
A disputa ocorreu durante todos os treinos livres e a classificação, na qual Schumacher levou a melhor e ficou com a pole position. Antes da largada muitos pilotos tiveram problemas, entre eles o bi-campeão do mundo que acabou largando em último. Schumacher vinha fazendo uma boa corrida de recuperação, mas acabou tendo um pneu estourado e abandonou a corrida. Depois de sete temporadas a McLaren voltou a comemorar o título de pilotos e construtores. Para comemorar, Mika Hakkinen liderou a corrida inteira e venceu com tranquilidade.
![]() |
A ideia da BAR de ter dois carros diferentes foi destaque na pré-temporada |
Entre as demais equipes destaques para Stewart e Jordan que chegaram a vencer. Williams e Benetton decaiam ainda mais e já nem brigavam mais por vitória. Villeneuve fundou a polêmica BAR e Damon Hill se despediu da categoria.
![]() |
Zebra no GP da Austrália Irvine conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 |
![]() |
Barrichello fez a festa da torcida brasileira em Interlagos, mas abandonou com problemas |
3.GP da San Marino: Depois de 15 anos a Ferrari finamente conseguiu comemorar uma vitória em San Marino. As McLarens saíram na primeira fila do grid, Hakkinen abandonou e Coulthard foi superado por Schumacher que comemorou sua primeira vitória na temporada e fez a festa junto a torcida italiana.
4.GP de Mônaco: Em Mônaco deixou claro que tinha o melhor carro da temporada. No circuito de rua a equipe italiana conquistou a 3ª vitória em 4 corridas e logo com dobradinha. A equipe tinha os seus dois pilotos na liderança do campeonato.
5.GP da Espanha: Tudo indicava que Schumacher estava finalmente indo rumo ao seu primeiro título como piloto da Ferrari. Mas a partir do GP da Espanha as coisas começaram a andar para trás pro piloto alemão. A McLaren conseguiu a melhor aerodinâmica em Barcelona e deu o troco na Ferrari com a dobradinha e Mika Hakkinen em 1º.
![]() |
Marcado por vários acidentes o GP do Canadá deu a liderança do campeonato à Hakkinen |
![]() |
Batida em Silverstone tirou Schumacher da disputa pelo título em 1999 |
9.GP da Áustria: A Ferrari chegou ao GP da Áustria com um grande problema. Com a batida no GP da Inglaterra, Schumacher ficaria fora de seis corridas durante a temporada e já estava sem chances de disputar o título. Cabia à equipe apostar suas fichas em Eddie Irvine. O piloto da Ferrari venceu o duelo com Coulthard e venceu a corrida na Áustria. Mika Salo fazia a sua estreia na equipe e decepcionará ao terminar a corrida em 9º.
10.GP da Alemanha: Na Alemanha Irvine superou a dupla da McLaren e os pilotos da casa Frentzen e Ralf Schumacher e conseguiu a 3ª vitória na temporada, com o abandono de Hakkinen, o piloto da Ferrari assumiu a liderança no campeonato e o 2º lugar de Salo na corrida fazia a equipe italiana abrir larga vantagem para a McLaren no campeonato.
![]() |
Em sua 2ª passagem pela Fórmula 1 Zanardi foi a decepção da temporada de 1999 |
12.GP da Bélgica: 1 ano depois de se comprometer na categoria a favor de sua equipe, David Coulthard se redimiu consigo mesmo e não seguiu o pedido da equipe de deixar Hakkinen passar no final da corrida. O piloto escocês venceu o GP e causou polêmica novamente ao dizer que a equipe pediu para ele deixar Hakkinen passar e o piloto se recusou. Mesmo com o 2º lugar Hakkinen assumia mais uma vez a liderança no campeonato.
13.GP da Itália: O GP da Itália viu uma dobradinha inesperada. Coadjuvantes desde 1997 Frentzen e Ralf Schumacher formaram uma bela dupla alemã em Monza. Com uma vantagem pequena Frentzen conquistou sua 2ª vitória na temporada em uma corrida em que Ferrari e McLaren decepcionaram.
![]() |
Talvez a maior zebra da temporada tenha sido a vitória de Herbert no GP da Europa |
15.GP da Malásia: O GP da Malásia contou com o retorno de Schumacher à Fórmula 1. O piloto alemão já não disputava mais o título, mas contribuiu com a equipe como pôde. Deixando a vitória fácil para Irvine no final da corrida e com o 2º lugar tirando 2 pontos de Hakkinen no campeonato. Irvine ia para a última corrida da temporada com 4 pontos de vantagem para Hakkinen.
![]() |
Problemas com os pilotos da Ferrari deram o bi-campeonato à Mika Hakkinen |
A McLaren por outro lado perdia o título de construtores e a comemoração do bi-campeonato de Hakkinen poderia ser mais feliz
3 comentários:
Tenho uma grande duvida.
Em uma disputa de corrida, hakkinen ultrapassa shumacher e enquanto faz isso mostra o dedo do meio para o alemao, em qual corrida foi isso?
Nao lembro se foi no final dos 90s ou cemço dos 2000
Primeiro, parabéns pelo texto, MUITO BOM, EXCELENTE.
Mas vamos ás críticas, construtivas, é claro.
Primeiro, vale revisão do texto, existem erros de português, não somos perfeitos mas, em algumas passagens, faltam palavras. Não que comprometa o entendimento, mas, vale o aviso.
Segunda crítica, é em relação as modificações existentes nos carros, ano a ano... é difícil reunir todas as informações em um texto que, por ser grande e cansativo de ler para muitos, já será evitado, mas se pensarmos que os verdadeiros interessados irão ler, vale a pena marcar as modificações nos carros, segurança e outros detalhes ao longo dos anos.
Terceiro, e não como uma crítica mas sim como aviso...
http://4.bp.blogspot.com/-g2RNgsBRXYQ/UAW9LVVxeaI/AAAAAAAACIA/NKlT6OjPfxU/s1600/5064.jpeg
esta imagem aparece nos anos de 96 e 97, repetidamente... nada que possa comprometer algo...
Mas volto a dizer, parabéns pelo texto, está ótimo, levei horas pra ler mas valeu a pena cada segundo gasto relembrando as grandes vitórias de Senna, as boas brigas de Schumacher e os dois titulos do grande Hakkinen.
Parabéns!
Primeiro, parabéns pelo texto, MUITO BOM, EXCELENTE.
Mas vamos ás críticas, construtivas, é claro.
Primeiro, vale revisão do texto, existem erros de português, não somos perfeitos mas, em algumas passagens, faltam palavras. Não que comprometa o entendimento, mas, vale o aviso.
Segunda crítica, é em relação as modificações existentes nos carros, ano a ano... é difícil reunir todas as informações em um texto que, por ser grande e cansativo de ler para muitos, já será evitado, mas se pensarmos que os verdadeiros interessados irão ler, vale a pena marcar as modificações nos carros, segurança e outros detalhes ao longo dos anos.
Terceiro, e não como uma crítica mas sim como aviso...
http://4.bp.blogspot.com/-g2RNgsBRXYQ/UAW9LVVxeaI/AAAAAAAACIA/NKlT6OjPfxU/s1600/5064.jpeg
esta imagem aparece nos anos de 96 e 97, repetidamente... nada que possa comprometer algo...
Mas volto a dizer, parabéns pelo texto, está ótimo, levei horas pra ler mas valeu a pena cada segundo gasto relembrando as grandes vitórias de Senna, as boas brigas de Schumacher e os dois titulos do grande Hakkinen.
Parabéns!
Postar um comentário