terça-feira, 9 de março de 2010

Após chegar perto da aposentadoria Trulli espera não se arrepender por continuar


Número do carro: 18
Nome: Jarno Trulli
Nascimento: 13/07/1974
Nacionalidade: Italiano
Estréia na Fórmula 1: 1997
Grandes Prêmios disputados: 219
Pontos ganhos: 246.5
Pódios: 11
PolePositions: 4
Voltas mais rápidas: 1
Vitórias: 1
Títulos: 0
Equipes pelas quais competiu: Minardi, Prost, Jordan, Renault, Toyota
Equipe pela qual competirá esta temporada: Lotus
Histórico: Trulli chegou novo à Fórmula 1 em 1997 e como quase todos estreantes começou em equipe pequena, correndo nas três primeiras temporadas em Minardi e Prost, piores equipes da época, em equipes fracas não pode mostrar seu verdadeiro talento. Em 2000 após um ótimo segundo lugar na temporada anterior correndo pela fraca Prost, chegou à Jordan, equipe que havia vencido corridas nas duas temporadas anteriores. Porém agora a Jordan já não alcançava mais as equipes grandes como Ferrari e McLaren. Trulli fez duas temporadas pela equipe amarela, marcou 18 pontos, mas nenhum pódio. Em 2002 chegou à Renault equipe que retornava à categoria sem preocupar as grandes. Trulli fez dois péssimos anos, terminando em ambos atrás de seu companheiro de equipe, parecia ser só mais um piloto que insistia em correr, mesmo sem vencer.
   Até que chegou a temporada de 2004 e Trulli correndo em uma Renault mais forte finalmente começou à andar entre os líderes, conquistou duas pole-positions e venceu o Grande Prêmio de Mônaco (única vitória até hoje na Fórmula 1), porém no fim da temporada voltou à render mau e praticamente pediu demissão da equipe. Foi para a Toyota, equipe pequena, porém rica e que possibilitou à Trulli novamente uma boa temporada em 2005, subiu no pódio três vezes e foi considerado um dos leões nos treinos de classificação. Em 2006 mesmo não mantendo a boa fase renovou contrato com a equipe até 2009, apostando até lá voltar que voltaria à vencer. 
   A aposta de Trulli acabou falhando, mesmo tendo dinheiro a Toyota não conseguiu andar na frente nos anos seguintes, última tentativa da equipe foi em 2009 com a queda das adversárias grandes. Porém equipes sem dinheiro como Brawn GP, Red Bull e Williams superaram a rica japonesa que decidiu abandonar a categoria. Desempregado Trulli pensou em parar, mas foi chamado às pressas para correr na estreante Lotus, o italiano já experiente aceitou o convite. Agora Trulli correrá na sexta equipe diferente desde sua estreia e espera não se arrepender por continuar correndo.
O esperado para 2010: Trulli teve pouco tempo para se adaptar ao novo carro, se conseguiu ou não é uma dúvida, pois andou todos os testes entre os últimos e no fim assim como seu companheiro acabou por criticar o novo carro. O fato de ter vencido uma corrida e já saber andar na frente não o ajuda, pois realmente sua nova equipe esta andando atrás. Veremos se no fim da temporada Trulli renovará com a equipe ou assumirá a aposentadoria que é o mais esperado.  

  

Nenhum comentário: