terça-feira, 9 de março de 2010

Após quinze anos de ausência Lotus retorna à Fórmula 1 do mesmo jeito que saiu

Estreia na fórmula1: 1958-1994/2010
Grandes prêmios disputados: 489
Modelo que será usado em 2010: T127
Motor: Ferrari
Vitórias na Fórmula1: 65
Pole Positions na Fórmula1: 102
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 73
Títulos de pilotos: 6
Título de construtores: 7
Pilotos atuais: 18.Jarno Trulli, 19.Heikki Kovalainen
Histórico na Fórmula 1: Após décadas de vitórias e títulos na Fórmula 1 formando pilotos campeões e vencedores, a crise na equipe Lotus por falta de patrocínios e carro competitivo diante de uma Fórmula 1 que ficava cada vez mais cara acabou por fechar a equipe. Era o fim de uma lenda que já consagrou grandes pilotos, principalmente brasileiros como Émerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet. A escuderia, porém, ainda aguardava uma chance de retorno ao esporte mais caro do mundo, o que realmente não é fácil. Entre 1994 e 2008 muitas equipes tentaram entrar na Fórmula 1 e poucas tiveram sucesso, muitas grandes aos poucos perderam dinheiro e por fim fecharam. Estava ficando impossível a volta de equipes mesmo com bom histórico à conseguirem patrocinadores e assim voltarem para a Fórmula 1. 
   Com as baixas no custo a partir de 2008 este problema acabou, e assim algumas equipes começaram a se remontam esperando uma chance em pouco tempo. Eis que ela surge, para 2010 com a saída das montadoras ricas como Honda, BMW e Toyota os preços caíram bastante tornando assim possível a entrada de novas equipes e também o retorno de veteranas como a Lotus. Falta agora recuperar o bom rendimento dos velhos tempos, o que parece não ocorrer em 2010.
O esperado para 2010: Com dois pilotos com uma vitória cada um era esperado que a Lotus viria com um carro pelo menos para andar no meio do pelotão. Mas o que se viu na pré-temporada foi uma realidade bem diferente. A equipe foi uma das últimas à apresentar o novo carro, e não correspondeu ao esperado, com pouco tempo para melhorar o único progresso foi na adaptação dos pilotos. O que não difere muito, durante todos os testes em que participou a Lotus só conseguiu disputar a penúltima posição com a equipe Virgin. Por isso não se deve esperar um bom rendimento, os carro da Lotus andaram em Barcelona cinco segundos em média atrás dos carros da frente, não é esperado um único ponto durante todo ano, a equipe deve brigar apenas com Virgin e Hispania para ver qual fica menos na última fila do grid.

Nenhum comentário: