sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fernando Alonso espera aposentar na Ferrari só depois de levar o tri

Número do carro: 8
Nome: Fernando Alonso
Nascimento: 29/07/1981
Nacionalidade: Espanhol
Estréia na Fórmula 1: 2001/2003
Grandes Prêmios disputados: 140
Pontos ganhos: 577
Pódios: 53
PolePositions: 15
Voltas mais rápidas: 13
Vitórias: 21
Títulos: 2
Equipes pelas quais competiu: Minardi, Renault, McLaren
Equipe pela qual competirá esta temporada: Ferrari
Histórico: Alonso chegou à Fórmula 1 com apenas dezenove anos correndo pela fraca equipe Minardi e vindo de um país sem tradição no automobilismo. Tudo indicava que seria só mais um piloto de passagem, que ficaria uma temporada ou outra e já deixaria a categoria. Isso parecia estar ocorrendo, Alonso ficou fora em 2002. Mas em 2003 voltou guiando pela equipe Renault, logo no seu retorno vieram os méritos de um bom piloto. Alonso conquistou duas poles e uma vitória. Em 2004 já andava entre os grandes, e mesmo sem vencer se tornou referência na Espanha com o chamado "Alonso-mania".
   Em 2005 a Renault evolui, supera Ferrari e se torna uma equipe de ponta, o experiente Fisichella é apontado no início como o favorito ao título, mas é o jovem Fernando Alonso que mostra um ritmo fora do normal, na segunda metade da temporada a equipe é superada por muito pela McLaren, mesmo assim Alonso líder do mundial consegue administrar a vantagem adquirida na primeira metade e  com 7 vitórias e 24 anos de idade torna-se o campeão do mundo mais jovem até então. Em 2006 a Renault se mantém na frente e Alonso fica entre os dois primeiros lugares 14 vezes em 18 corridas, supera o hepta-campeão mundial Michael Schumacher e passa à ser comparado com pilotos históricos. 
   Na temporada seguinte Alonso troca a Renault pela McLaren, onde perde o prestígio merecido de um bi-campeão para um jovem talentoso que chamava a atenção chamado Lewis Hamilton. Alonso tem de brigar com seu próprio companheiro de equipe, após um suposto favorecimento que a sua equipe teria dado para Hamilton nos treinos para o Grande Prêmio da Hungria, Fernando Alonso decide sair da McLaren e voltar para a Renault. Não conquistou o título de 2007 por um único ponto e sabia que as chances seriam pequenas em 2008, agora a Renault já não era mais a mesma equipe forte de antes, mesmo assim Alonso vence duas corridas e promete conquistar o tri em 2009.
   Eis que chega a pior temporada de Alonso na Fórmula 1. A equipe Renault tentou seguir as grandes, fez um investimento absurdo para ter o dito tão poderoso aparelho kers. Conseguiu, porém como as grandes acabou perdendo a linha da aerodinâmica, e com um chassi fraco começou  o ano entre as últimas. Para piorar houve uma denúncia após a demissão do piloto Nelsinho Piquet que disse que a equipe teria mandado o piloto bater de propósito para favorecer a vitória uma vitória de Alonso em 2008. Com o nome sujo a Renault perdeu patrocínios, o chefe Flávio Briatore foi banido do esporte e a equipe piorou ainda mais durante a temporada. 
  A Renault já não era mais lugar para o bi-campeão, Fernando Alonso desistiu de seguir na equipe onde ganhou seus dois títulos de pilotos e agora andava no fim do grid. Foi ai que veio na hora certa a proposta de pilotar na Ferrari a partir de 2010, proposta que Alonso não pode falar não. Agora em 2010 na nova equipe Alonso tenta fazer o mesmo bom casamento que fez em 2003 com a Renault e espera ganhar mais títulos. Já anunciou que irá encerrar a carreira pela equipe vermelha.
O esperado para 2010: Já nos primeiros testes com o novo carro da Ferrari, Fernando Alonso mostrou uma adaptação fora do comum. Liderou dois dias, decaiu junto com a equipe nos testes com pista molhada, mas já mostra animo na nova equipe e pelo o que tudo indica talvez ele já comece vencendo. Pelo que se vê nos testes uma equipe à altura seria a Red Bull e talvez a McLaren, mas Alonso promete mesmo rivalizar com seu companheiro de equipe Felipe Massa, caso a Ferrari demonstre nas corridas o mesmo bom rendimento que vem mostrando nos testes.       

Nenhum comentário: