sábado, 27 de fevereiro de 2010

Depois de cinco anos sem vitórias a equipe Williams espera voltar ao topo do pódio em 2010

Estreia na fórmula1: 1978
Grandes prêmios disputados: 533
Modelo que será usado em 2010: FW32
Motor: Corsworth
Vitórias na Fórmula1: 113
Pole Positions na Fórmula1: 125
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 130
Títulos de pilotos: 7
Título de construtores: 9
Pilotos atuais: 9.Rubens Barrichello10.Nico Hülkenberg
Histórico na Fórmula 1: Logo nas suas primeiras temporadas na Fórmula 1 a equipe Williams já começou à vencer. Conquistou 2 títulos de pilotos e construtores em cinco anos, e prometia virar equipe grande. Foi a equipe que mais venceu títulos nas décadas de 80 e 90. Consagrou sete pilotos campeões, foram eles Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve. Venceu nove títulos de construtores, superou equipes de peso como McLaren, Lotus e Ferrari e se tornou uma referência na Fórmula 1.
   Porém em 1998 e 1999 uma crise entre motor e patrocínio acabou afundando a equipe, que deixou de vencer. Em 2000 começou um casamento com os motores BMW, a parceria trouxe de volta bons pilotos e algumas vitórias em cinco anos. A última vitória da equipe foi no Grande Prêmio do Brasil de 2004 com Juan Pablo Montoya, desde então a equipe não voltou mais à subir no degrau mais alto do pódio. Em 2005 continuou com o motor BMW, mas que já não rendia tão bem e perdeu a boa dupla de pilotos que tinha antes, Ralf Schumacher e Juan Pablo Montoya deixaram seus lugares para Mark Webber e Nick Heidfeld, pilotos bons, mas que nunca antes haviam andado na frente. 
   Após um ano inteiro sem vencer veio a pior fase da equipe em 2006, com o motor Corsworth a equipe nem ao menos subiu no pódio e foi a oitava colocada no mundial de construtores com onze equipes competindo. Em 2007 com o motor toyota melhorou um pouco no quesito confiabilidade, mas ainda estava longe das equipes de ponta. Em 2008 apareceram dois grandes problemas, uma dupla de pilotos inexperientes que nunca haviam corrido em outra equipe ( Nico Rosberg e Kazuki Nakajima) e uma crise financeira que não permitia que a equipe evoluísse durante a temporada. Em 2009 houve uma melhora, porém continuou de fora das cinco primeiras equipes do mundial. Completou cinco anos sem vencer, e os donos Patrick Head e Frank Williams venderam parte da equipe. 
   A má fase na Williams parece ter finalmente chegado ao fim, com um motor barato, porém potente e uma dupla de pilotos ambiciosos a equipe espera finalmente voltar à vencer e ser mais uma grande adversária das demais concorrentes. Com o experiente e vitorioso Rubens Barrichello e o estreante e campeão da GP2 Nico Hülkenberg a equipe de Grove espera finalmente voltar à andar na frente.
 O esperado para 2010: O novo carro da Williams batizado de FW32 é bem parecido nas cores com o modelo anterior, porém houveram grandes mudanças aerodinâmicas. O carro apresentou um bom ritmo nos testes da pré-temporada, andando no nível de Mercedes e McLaren a equipe parece ter conquistado uma grande evolução. A única dor de cabeça até o momento é a mesma da adversária Red Bull: a fraca confiabilidade do motor. No caso da Williams o motor Corsworth vem rendendo tão bem ou melhor que os motores Mercedes e Ferrari, porém houveram várias quebras nos testes, problemas de câmbio e suspensão. Este é o único medo da equipe, já a nova dupla formada por Barrichello e Hülkenberg mostrou-se ter se adaptado rapidamente ao novo carro e ambos pilotos já esperam andar na frente logo. Quem sabe um deles pode até brigar pelo título de pilotos. 

Nenhum comentário: