sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Após ficar entre a vida e a morte Felipe Massa espera em 2010 dar a volta por cima

Número do carro: 7
Nome: Felipe Massa
Nascimento: 25/04/1981
Nacionalidade: Brasileiro
Estréia na Fórmula 1: 2002/2004
Grandes Prêmios disputados: 116
Pontos ganhos: 320
Pódios: 28
PolePositions: 15
Voltas mais rápidas: 12
Vitórias: 11
Títulos: 0
Equipes pelas quais competiu: Sauber, Ferrari
Equipe pela qual competirá esta temporada: Ferrari
Histórico: Felipe Massa foi mais um brasileiro que chegou cedo à Fórmula 1. Em 2002 com 20 anos de idade já estava pilotando o carro da Sauber, na época haviam muitos pilotos brasileiros entrando e saindo da categoria, seria difícil saber qual teria êxito. Felipe Massa foi um dos que parecia decepcionar, depois de uma temporada sem sucesso ele foi para a Ferrari em 2003 como piloto de testes, ao lado de Schumacher e Barrichello ele cresceu e aprendeu à andar na frente. Em 2004 voltou à ser piloto titular novamente na Sauber, e mostrou a melhora, depois de dois anos nos carros azuis chegou a grande oportunidade, a de andar em um carro da Ferrari como piloto titular. No começo ele veio tímido, sem mostrar ambições, venceu duas corridas logo no primeiro ano. 
   No seu segundo ano em 2007 Massa já prometia brigar pelo título de pilotos, mas ainda não estava maduro o suficiente, venceu três corridas e seu arrojo fora do normal acabou lhe cobrando em algumas provas. Felipe não foi campeão aquele ano, mas prometeu vir melhor ainda em 2008, e foi o que ocorreu, em sua terceira temporada na Ferrari, Massa mostrou estar subindo uma grande escada, foi o auge de sua carreira até o momento, venceu seis corridas, foi o favorito ao título, e só não venceu por um único ponto. 
   Felipe passou à ser visto como um piloto grande, e era questão de tempo para ser consagrado campeão. Porém em 2009 a Ferrari mostrou um carro abaixo do esperado. Felipe tentou mesmo assim manter um bom ritmo entre os primeiros colocados, até que um gravíssimo acidente no treino classificatório para o Grande Prêmio da Hungria. Felipe foi atingido no capacete por uma mola que se soltou do carro de seu compatriota Rubens Barrichello, o piloto brasileiro foi parar no hospital e ficou entre a vida e a morte durante quase uma semana, com grandes chances de sequela e de nunca mais voltar à correr. Felizmente tudo ocorreu bem, Felipe se recuperou fora das pistas no restante da temporada. 
   Agora pode voltar à correr como antes e promete dar a volta por cima, quem sabe termina a temporada com o título de pilotos. Já tem amadurecimento de um futuro campeão, e se o carro corresponder ao rendimento demonstrado no início dos testes, talvez este seja seu ano de glória.
O esperado para 2010: Com Fernando Alonso como companheiro de equipe, Felipe Massa passa a ter um adversário à altura dentro da própria equipe. Mesmo que a Ferrari ande na frente como andou em alguns dias nos testes, a briga dentro da equipe pode ser mais acirrada do que com pilotos de outras equipes. Massa por já estar no seu quinto ano de Ferrari sai na frente, mas a experiência de um bi-campeão ao lado pode assustar e tirar o sono de qualquer um. Bom será uma disputa entre dois gênios da atual Fórmula 1 e com isso a grande vencedora passa à ser a Ferrari.

Nenhum comentário: