terça-feira, 16 de abril de 2013

Alonso vence no GP da China e Vettel termina fora do pódio

Alonso domina e vence GP da China
   A Fórmula 1 chega à sua terceira etapa em Xangai, para o GP da China, a pista é famosa por suas longas retas e curvas fechadas que costuma favorecer os carros com motores Mercedes e desfavorecer carros com motores Renault. Neste caso a grande favorecida foi a equipe Mercedes que como na última temporada fez a pole-position, dessa vez com Lewis Hamilton. Como esperado, porém o carro da equipe alemã não rendeu na corrida como rendeu na classificação. Com isso a equipe Ferrari foi quem dominou a corrida inteira. Felipe Massa errou na estratégia novamente e terminou apenas em 6º. Já Fernando Alonso com uma estratégia convencional dominou a corrida inteira e venceu sem dificuldades.
Como esperado o carro da Mercedes perdeu rendimento na corrida
   Kimi Raikkonen da Lotus ainda tentou dar o pulo do gato como fez no GP da Austrália com uma ótima estratégia de boxes, mas dessa vez nem assim conseguiu superar Alonso e terminou em 2º. Hamilton cruzou em 3º e por muito pouco não foi superado por Vettel. O piloto da Red Bull resolveu largar com pneus duros, saiu em 9º e terminou fora do pódio. Jenson Button fez uma parada a menos e terminou na 5ª colocação, resultado ótimo para a equipe McLaren que desde 2009 não começava tão mal uma temporada. 
    Webber e Rosberg foram as decepções de suas equipes e abandonaram a corrida, dando espaço para pilotos de equipes médias pontuarem. Toro Rosso e Force India vem apagando as tão elogiadas equipes na pré-temporada, Williams e Sauber, e conseguiram pontuar novamente. A Toro Rosso pontou com a 7ª colocação de Ricciardo e a Force India com o 8º lugar de Paul di Resta. Romain Grosjean e Nico Hulkenberg completaram a zona de pontuação. 
A má fase de Pérez e do carro mal-nascido da McLaren preocupam o time inglês
A equipe Williams sofre com problemas de acerto e estratégias
    Depois de três corridas pode-se notar que tudo está ocorrendo como esperado na pré-temporada. A Red Bull tem o melhor carro, isso ninguém discute, contudo a Ferrari está muito próxima, Lotus com Raikkonen e Mercedes com Hamilton também podem se meter na briga entre Alonso e Vettel. No caso da McLaren decepção extrema, a equipe diferentemente dos últimos anos não tem uma carta na manga. Sem Hamilton o seu único ponto forte é Jenson Button e a equipe nem ao menos tem a vantagem financeira sabendo que perderá o forte patrocínio da Vodafone no próximo ano e vê a Mercedes mais como adversária do que como aliada.
    Outra grande decepção é a equipe Williams. Maldonado e Bottas não acertam uma única estratégia de pneus e ambos sofrem com o carro mal-nascido que até agora não se acertou com uma pista.


1- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1h36m26s945
2- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 10s100
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 12s300
4- Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 12s500
5- Jenson Button (ING/McLaren) - a 35s200
6- Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 40s800
7- Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 42s600
8- Paul di Resta (ESC/Force India) - a  51s000
9- Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 53s400
10- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 56s500
11- Sergio Perez (MEX/McLaren) - a 1m03s800
12- Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1m12s600
13- Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1m33s800
14- Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 1m35s400
15- Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta
16- Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta
17- Max Chilton (ING/Marussia) - a 1 volta
18- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 2 voltaS
Não completaram:                                                     
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - na 22ª volta
Mark Webber (AUS/Red Bull) - na 16ª volta
Adrian Sutil (ALE/Force India) - na 6ª volta
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - na 5ª volta



Nenhum comentário: