segunda-feira, 28 de maio de 2012

Webber vence em Mônaco e Fórmula 1 inicia ano de forma inédita

    O Grande Prêmio de Mônaco, sexta etapa do mundial de Fórmula 1 de 2012, testemunhou um recorde. Pela primeira vez na história da categoria um campeonato viu as seis primeiras corridas disputadas terem seis vencedores diferentes. O fim de semana, como esperado, não viu nenhum piloto ou equipe dominarem. Em três treinos livres, três pilotos de equipes diferentes fizeram os melhores tempos em cada treino, e nenhum deles ficou com a pole-position. 
Webber assumiu a ponta na largada, enquanto Grosjean rodava e as únicas ultrapassagens na pista ocorriam
   A Ferrari deu uma pequena evoluída depois dos testes em Mugello, enquanto a McLaren decaiu. Mercedes e Red Bull se mantém fortes, enquanto Lotus, Sauber e Williams correm próximas. Para a surpresa de muitos o mais rápido na classificação foi Michael Schumacher, que seria punido com 5 posições no grid, pela incidente com Bruno Senna na Espanha. O alemão saiu apenas em 6° e Mark Webber herdou a pole.
   A corrida começou com expectativa de chuva, que durou até o final. Mas apenas alguns pingos caíram no circuito. Sem a chuva as ultrapassagens foram praticamente impossíveis. Prova disso foi Jenson Button que com sua McLaren ficou quase metade da corrida preso atrás da Caterham de Heikki Kovalainen e a tentativa de ultrapassagem lhe custou o abandono da prova.
   Entre os primeiros poucas trocas de posições. Webber largou em primeiro e mesmo pressionado por Nico Rosberg, conseguiu a vitória no principado de ponta a ponta. Rosberg largou e terminou em 2°. Alonso largou em 5° e completou o pódio cruzando em 3°. Vettel largou apenas em 9°, mas com boa estratégia cruzou em 4°. Hamilton confirmou a decaída da McLaren terminando apenas em 5° e Felipe Massa conseguiu o seu melhor resultado, até o momento, na temporada, foi o 6° colocado. 
   Os carros da Force India mostraram força. Paul di Resta terminou em 7° e Nico Hülkenberg em 8°. Lotus e Williams que vinham crescendo na temporada tiveram performances fracas. Na Lotus Grosjean largou em 4°, mas não completou a primeira curva, e Kimi Raikkonen teve uma exibição fraca, terminando em 9°. Na Williams, Pastor Maldonado foi penalizado na classificação por se envolver em batida com Sergio Pérez no último treino livre e ambos largaram na última fila. Maldonado abandonou na primeira volta e seu companheiro de equipe, Bruno Senna, terminou apenas em 10°.
Webber vence em Mônaco e Fórmula 1 vive momento inédito
   Após a vitória de Webber em Mônaco, a Fórmula 1, vê um recorde incrível. As 6 primeiras corridas com 6 vencedores diferentes. O líder do campeonato é Fernando Alonso com 76 pontos. Os pilotos da Red Bull vêm empatados com 73. Lewis Hamilton da McLaren tem 63, seguido de perto por Nico Rosberg, da Mercedes, que tem 59. No campeonato de construtores a Red Bull lidera com 146 pontos, enquanto McLaren tem 108, Ferrari e Lotus 86. O campeonato segue sem favoritos e a próxima corrida, em Montreal promete mais surpresas e muita disputa. 
   

Nenhum comentário: