segunda-feira, 14 de maio de 2012

Temporada 2012 depois de 5 corridas: Temporada sem favoritos

   Grandes disputas na pista: A Fórmula 1 está mostrando, em 2012, uma competitividade que há muito tempo não era vista na categoria. Em 5 corridas disputadas foram 5 vencedores diferentes de 5 equipes diferentes, o que não ocorre há quase 30 anos. Além do poderoso trio que dominou as duas últimas temporadas: Red Bull, McLaren e Ferrari; a Fórmula 1 também viu a quebra de jejuns das equipes Mercedes e Williams, e a primeira vitória de Nico Rosberg e Pastor Maldonado na Fórmula 1. 

   Grande Prêmio da Austrália, domínio da McLaren e vitória de Jenson Button: A temporada começou com grande expectativa para ver qual equipe começaria na frente em 2012 depois de grande competição na pré-temporada. Todas as equipes haviam feito drásticas mudanças em seus carros. De cara a Red Bull, que dominou disparada a temporada 2011, mostrou que não estava com a mesma força de antes. Mas a grande decepção foi a Ferrari que com um carro cheio de mudanças ficou fora da briga pela pole-position e do pódio. Sobrou para a McLaren começar dominando. Hamilton fez a pole-position, mas largou mal e terminou em 3°, sobrou para Jenson Button, que largou em segundo, herdar a primeira vitória da temporada. Tudo indicava que a McLaren começaria o ano dominando e que o único adversário seria o atual bi-campeão Sebastian Vettel, que terminava a corrida em 2°. 

Com a ajuda da chuva Alonso levou o fraco carro da Ferrari à vitória na Malásia

   Chuva e boa estratégia da Ferrari ajudam Fernando Alonso a vencer o Grande Prêmio da Malásia: Depois de vencer a primeira corrida. A McLaren já era vista como a favorita para a vitória na Malásia. Sem dificuldades Hamilton conquistou mais uma pole-position e Button largou em 2°. As demais equipes já começavam a reclamar que a McLaren infligia o regulamento com um bico considerado fora dos padrões para a temporada. Os dois pilotos largaram bem e vinham dominando, até uma forte chuva paralisar a corrida. Muitas equipes aproveitaram para mudar a estratégia de seus pilotos. Entre elas a Ferrari de Fernando Alonso e a Sauber de Sérgio Perez que saíram na frente na relargada. Alonso brilhou com a pista molhada, mas para muitos era questão de tempo para a recuperação das McLarens assim que a pista secasse. Mas não foi isso que ocorreu Button e Vettel tiveram problemas com retardatários e Lewis Hamilton mostrou um ritmo abaixo do esperado na corrida. Sobrou para Sérgio Perez atacar o piloto espanhol nas voltas finais. O mexicano chamou a atenção de todos e por ordem da equipe deixou de atacar Alonso no final, se conformando com o 2° lugar. Alonso venceu, o que para muitos era inesperado pelo fraco carro da Ferrari. Destaque para os oito primeiros colocados serem de oito equipes diferentes. No total 9 equipes pontuaram. 

   Nico Rosberg surpreende na China e conquista sua primeira vitória na carreira: McLaren e Red Bull se atrapalharam no treino de classificação para o Grande Prêmio da China. Ficaram fora das primeiras filas e com o mal rendimento da Ferrari, sobrou para a equipe Mercedes herdar o domínio na classificação. Nico Rosberg conseguiu sua primeira pole-position na carreira, seguido por Michael Schumacher. O heptacampeão acabou abandonando a corrida depois de uma troca de pneus mal-sucedida e era quase certo a recuperação de McLarens e Red Bulls durante a prova. Porém, ambas equipes tiveram dificuldades com ultrapassagens e na última parada para troca de pneus Jenson Button teve problemas. Andando sozinho Rosberg só precisou administrar bem sua corrida e comemorar sua primeira vitória na Fórmula 1. 

   No Bahrein Vettel e Red Bull fazem as pazes com a vitória: Com apenas 1 vitória nas três primeiras corridas o domínio da equipe McLaren para a temporada 2012 já estava começando a ser questionado. No Bahrein ficou evidente de que a equipe não era tudo isso o que diziam. A Red Bull superou a equipe inglesa e Sebastian Vettel voltou a largar na pole-position. Na corrida ambos pilotos da McLaren tiveram problemas. Button nem terminou a prova, enquanto Hamilton cruzou apenas em 8°. O passeio de Vettel era esperado, mas o piloto alemão não contava com o forte rendimento da Lotus. Raikkonen e Grósjean superaram Webber nas trocas de pneus e foram pra cima do piloto alemão. Vettel poupou bem os pneus e no fim ainda teve algum pique para segurar a dupla que vinha com tudo. O alemão cruzou em primeiro, voltando finalmente a vencer na Fórmula 1.

   Após pausa para testes F1 é surpreendida com vitória de Maldonado: Depois das quatro primeiras corridas a Fórmula 1 foi para a fase europeia ainda sem saber qual equipe estava andando na frente e qual piloto era o favorito para a temporada 2012. O Grande Prêmio da Espanha serviu apenas para aumentar as incógnitas. A McLaren, por pressão das demais equipes, mudava a sua asa dianteira, mas ainda mostrava um ritmo forte. Red Bull e Ferrari não eram mais as mesmas de antes e as demais equipes seguiam na cola. Hamilton fez a pole-position, mas foi penalizado por sofrer pane seca e levar o carro de volta para os boxes. Maldonado herdou a pole-position, sua primeira na carreira. Na largada foi superado pelo piloto da casa, Fernando Alonso, mas com uma boa estratégia recuperou a liderança e fez a Williams voltar a vencer na Fórmula 1. Alonso cruzou em 2° seguido pela dupla da Lotus. Os pilotos de McLaren e Red Bull foram mal e a categoria chega ao fim de 5 corridas sem saber qual equipe vem andando na frente.
   2012 vê má fase para pilotos brasileiros: Com a saída de Rubens Barrichello da Fórmula 1 o Brasil fica sem um piloto vencedor na categoria. Bruno Senna ainda mostra um pouco de embalo junto com a equipe Williams, mesmo com pouca experiência ainda luta para crescer ao lado de sua equipe e já conseguiu pontuar em duas corridas, as duas em que terminou, mas depois da vitória de Maldonado na Espanha deve ser cobrado em dobro pela sua escuderia. Já Felipe Massa está mesmo na corda bamba, o piloto brasileiro vem de duas temporadas fracas desde o seu grave acidente em 2009. Para piorar começou 2012 de forma horrorosa, tem apenas 2 pontos depois de 5 corridas, algo que nunca ocorreu desde sua estreia na Ferrari. Não vence desde 2008 e pode mesmo dizer adeus à escuderia no fim da temporada. 

   Campeões decepcionam: A Fórmula 1 começou pela primeira vez uma temporada com seis ex-campeões correndo. Nenhum deles até agora surpreendeu. Fernando Alonso e Sebastian Vettel são os únicos que andam perto do esperado. Vettel mesmo com a vitória no Bahrein ainda está longe de ser o piloto que dominou treinos e corridas em 2011 e 2012. Alonso leva o fraco carro da Ferrari nas costas, ambos lideram o campeonato de pilotos empatados com 61 pontos, mas sem o conforto que tinham quando foram campeões, vão para um Grande Prêmio sem saberem se irão largar na frente ou no meio do grid. 
   A dupla da McLaren começou bem, mas decaiu muito. Button venceu a primeira corrida, mas em todas as demais teve problemas ou na classificação ou na corrida, vem apenas em 6° no campeonato com 45 pontos. Hamilton largou na pole-position nas duas primeiras corridas, mas ainda não venceu e foi muito mal no Bahrein e na Espanha, onde foi penalizado, é esperado que a McLaren perca o embalo na fase europeia e o inglês terá de correr contra a evolução das demais equipes. Kimi Raikkonen e Michael Schumacher parecem ainda não terem se adaptado à atual Fórmula 1. Schumacher ainda mostra um ritmo forte na classificação, mas desanda nas corridas e tem apenas 2 pontos marcados no campeonato. Raikkonen por outro lado anda bem nas corridas, mas anda muito mal na classificação sendo 4 vezes superado por Grósjean no grid de largada. Até agora nenhum deles dominou como esperado. Bom para o ciclo da Fórmula 1 que vê novas estrelas começarem a brilhar e muita disputa pela frente em 2012.
   Pilotos novos mostram força na Fórmula 1: Enquanto por um lado os veteranos desanimam do outro aparecem a força jovem da categoria. Eles não tem fama de vencedores, ainda não foram campeões e correm em equipes médias, mas começam o ano dando o que falar. 
O 2° lugar de Perez na Malásia deixou claro que o ano de 2012 não seria só para campeões
    A pré-temporada chamou a atenção para o fato de seis ex-campeões correrem em 2012. Muitas apostas foram feitas sobre qual deles dominaria a temporada. Mas até agora, nenhum deles se mostrou favorito, enquanto surpresas aparecem a cada corrida. Sauber e Williams mostraram um avanço inesperado, enquanto Rosberg e Grosjean, mesmo correndo ao lado de campeões são destaques em suas equipes. Até agora esta parece ser a temporada de Fórmula 1 mais disputada dos últimos anos, 5 pilotos venceram corridas, 4 fizeram pole-positions, 9 já subiram ao pódio, 18 pontuaram e foram apenas 5 das 20 corridas. 

Nenhum comentário: