segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maldonado vence na Espanha e quebra jejum de quase 8 anos da equipe Williams

Com Maldonado Williams quebra jejum de quase 8 anos sem vencer
   Depois de três semanas de pausa a Fórmula 1 volta à ativa na Espanha. A pista em Barcelona é pouca desafiadora, tem curvas de média e baixa velocidades e retas longas, sendo considerado um circuito de difícil ultrapassagem. As equipes estão acostumadas a treinar no circuito catalão durante os testes. O circuito costuma deixar bem claro o nível das equipes. Mas depois de 4 corridas em 2012, o ciclo da Fórmula 1 ainda não sabe qual equipe está andando na frente. 
   Na Austrália a McLaren se mostrou muito superior às demais equipes, inclusive à atual campeã Red Bull. Na Malásia a chuva embaralhou o resultado e Sauber e Ferrari saíram na frente. Na China a McLaren voltou a andar bem, mas foi superada pela Mercedes de Nico Rosberg. No Barhein foi a vez da Red Bull mostrar sua força e Vettel voltar a vencer, seguido pela dupla da Lotus. Nos treinos da Espanha muita alternância e 3 pilotos de três equipes diferentes andaram na frente. Nos treinos de sexta deu Fernando Alonso com sua Ferrari e depois Jenson Button com sua McLaren. No treino livre de sábado deu a Red Bull de Sebastian Vettel. Mas a pole-position ficou por conta de outro piloto e de outra equipe. Pastor Maldonado, da Williams, se aproveitou da punição à Lewis Hamilton por sofrer pane seca logo após completar sua volta rápida, e saiu na primeira posição. 
   Red Bull foi a grande decepção com Webber fora da super-pole e Vettel largando apenas em 7°, a Mercedes também não impressionou e a McLaren teve Lewis Hamilton penalizado e Jenson Button largando apenas em 10°. A Ferrari impressionou com o piloto da casa Fernando Alonso largando em 2°, mas decepcionou com Felipe Massa saindo apenas em 16°. No fim foi a equipe Lotus, com os seus dois pilotos largando na segunda fila, a equipe que melhor andou na classificação. Mostrando o incrível equilíbrio atual na categoria. 

Pastor Maldonado superou o piloto da casa Fernando Alonso e venceu sem dificuldades o GP da Espanha
   Na largada Alonso ultrapassou Maldonado e assumiu a liderança. O piloto espanhol, porém não mostrou o ritmo esperado a ponto de se distanciar o suficiente do piloto venezuelano. Maldonado se aproveitou de uma boa tática da equipe Williams e já na segunda parada para trocar pneus voltou na frente de Alonso. O piloto da Williams abriu uma distância confortável e administrou a diferença até a terceira parada, quando Alonso se aproximou perigosamente, mas não a ponto de ameaçá-lo. Maldonado venceu a corrida sem dificuldades obtendo sua primeira vitória na Fórmula 1 e quebrando o jejum da equipe Williams de quase oito anos sem vencer. 
   Alonso cruzou em 2° seguido pela dupla da Lotus, com Kimi Raikkonen em 3° e Romain Grósjean em 4°. McLaren e Red Bull foram bem abaixo da expectativa. A Red Bull pontuou apenas com Vettel, cruzando em 6°, enquanto a McLaren pontuou com os dois pilotos, com Lewis Hamilton em 8° e Jenson Button em 9°.

Nenhum comentário: