segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vettel vence de ponta a ponta Grande Prêmio da Índia

   A reta final da temporada vem servido como resumo de como foi o ano de 2011 na Fórmula 1. Sebastian Vettel não dominou os treinos livres de sexta-feira, mas no treino livre de sábado já mostrou força fazendo o melhor tempo e conquistando a pole-position na classificação. Mark Webber lhe fez companhia na primeira fila. Fernando Alonso e Jenson Button se esforçaram, mas ficaram na segunda fila. Na terceira fila as decepções entre as equipes grandes, o desastrado Lewis Hamilton e o encrenqueiro Felipe Massa. 
   Na largada Vettel se manteve na ponta, enquanto Webber, Button e Alonso brigavam pela 2ª colocação. Mark Webber ainda está longe de ser o bom piloto do último ano. Foi ultrapassado por Button e no fim da corrida por Fernando Alonso, este mostrou que realmente está andando no limite. Foi ultrapassado por Hamilton na largada, ultrapassou o inglês, superou Webber e fez de tudo para alcançar Jenson Button, mas o carro não permitiu. Button correu sozinho quase que a corrida inteira. Depois de passar Webber se aproximou de Vettel, mas nem ao menos tentou a ultrapassagem. Terminou em 2º, é o favorito para o vice-campeonato. Na liderança, Vettel venceu de ponta a ponta e seu domínio em uma única temporada já é comparado ao de Nigel Mansell em 1992 e ao de Michael Schumacher em 2002 e 2004.
   No bloco intermediário Felipe Massa e Lewis Hamilton entraram em outra disputa. O brasileiro havia sido mais bem sucedido na troca para pneus e tomava a 5ª posição do inglês. Na volta 24 Hamilton tentou recuperar sua posição de largada, e ao tentar passar Massa, foi fechado, tendo sua asa dianteira danificada. O piloto foi superado pelas Mercedes e terminou na 7ª posição. O pior ficou para Felipe Massa, o piloto brasileiro conseguiu manter sua 5ª posição, mas dali 9 voltas teve sua suspensão dianteira esquerda solta, após passar por uma zebra alta no circuito. O piloto segue em 6º no campeonato com menos da metade dos pontos de Hamilton. 
   Os outros dois brasileiros não tiveram uma sorte melhor. Rubens Barrichello tinha um carro acertado para fazer uma boa corrida, mas foi fechado na primeira curva pelo seu próprio companheiro de equipe. Perdeu a asa dianteira e teve sua corrida comprometida, tentou se recuperar, mas terminou apenas em 15º. Bruno Senna fez uma boa largada e disputava pontos com os pilotos da Toro Rosso, Sérgio Perez e Adrian Sutil, mas com problemas no kers acabou terminando em 12º. Ambos brasileiros ainda tem possuem uma vaga incerta para o próximo ano. 
1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:30:35.002
60 voltas
2


2
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+8.433

2


3
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+24.301

2


4
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+25.529

2


5
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+1:05.421

2


6
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+1:06.851

2


7
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
+1:24.183

3


8
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+1 volta

2


9
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta

2


10
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1 volta

2


11
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+1 volta

2


12
Bruno SENNA
Renault
ALE
+1 volta

2


13
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1 volta

2


14
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+2 voltas

2


15
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+2 voltas

2


16
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+3 voltas

2


17
Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND
+3 voltas

3


18
Daniel RICCIARDO
Hispania Cosworth
AUS
+3 voltas

3


19
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+5 voltas

3




Não completaram, nº de voltas:

Felipe MASSA
Ferrari
BRA
33

3




Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
25

1




Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
13

0




Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
3

2




Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
1

0

Nenhum comentário: