sábado, 29 de outubro de 2011

Dança das cadeiras para a temporada 2012

   A temporada de 2011 de Fórmula1 já está no fim e por incrível que pareça ainda restam 11 das 24 vagas para pilotos para a próxima temporada. O mais incrível ainda é que os 13 pilotos já confirmados para o próximo ano são exatamente os mesmos, nas mesmas equipes que correm nessa temporada. E pelo visto poucas serão as mudanças.
   2º piloto da Mercedes: A vaga mais cobiçada no momento é a da Mercedes, a equipe ainda não renovou com Nico Rosberg, e há boatos que Kimi Raikkonen pode fazer seu retorno como companheiro de Schumacher. Caso o finlandês não queira ser companheiro de outro campeão, é quase certo que Nico Rosberg vá para sua terceira temporada na Mercedes. 
   Pilotos da Renault Lotus: Outro piloto que tem contrato quase acertado é Vitaly Petrov na Renault Lotus. O russo tinha sua permanência praticamente garantida para 2012, mas sua decaída junto da equipe na fase europeia, o título de Romain Grosjean na GP2 e os bons rendimentos de Bruno Senna, colocam em cheque a permanência do piloto. Para a segunda vaga da equipe é exigido não só um mínimo de talento como também patrocínios, algo que tanto Bruno Senna como Romain Grosjean têm. A equipe ainda nem acertou quem será o primeiro piloto, se quiser ser competitiva vai precisar de pelo menos um piloto experiente. Robert Kubica ainda não se recuperou completamente, Rubens Barrichello e Adrian Sutil também são cogitados para a vaga, mas ambos dependem primeiro da recuperação de Kubica e se a Renault Lotus continuar no rumo em que está, terá de ocupar as duas vagas com pilotos patrocinados.
   2º piloto da Force India: Uma vaga na equipe indiana nunca foi tão desejada. Depois da ótima temporada de 2011, uma suposta saída de Adrian Sutil pode ser vista com bons olhos para alguns pilotos. Rubens Barrichello e Nico Hülkenberg ainda sem equipes podem tirar o lugar do piloto alemão, que é nomeado na Renault e há quem diga que pode até ir para a Nascar no próximo ano. Há quem diga que a escuderia já até fechou contrato com Nico Hülkenberg. 
   Pilotos da Williams: Depois de uma temporada fraca em 2011, a Williams espera renovar o time para 2012, os pilotos não escapam. Mesmo sendo elogiado por todos na equipe, Rubens Barrichello não tem o que o time mais precisa, dinheiro, e se a questão for talento a equipe pode optar pelo ex-campeão Kimi Raikkonen. Este, porém, cobra caro e se voltar correndo como parou em 2009 trará mais gastos do que lucro. Pastor Maldonado fez um ano de estreia péssimo e nem seu grande patrocinador, a PDVSA, parece poder salvá-lo. O piloto se mostrou desastroso e muito menos talentoso do que se esperava, há quem diga que a equipe pode arriscar em ter Rubens Barrichello e Kimi Raikkonen, caso esses aceitem receber pouco, e o piloto venezuelano já pode ficar desempregado.
   Pilotos da Toro Rosso: Sebastien Buémi e Jaime Alguersuari começaram o ano mal, mas melhoram muito e já estão quase garantidos para seguir na equipe em 2012. O único problema nisso é Daniel Ricciardo, que há tempos já era citado como piloto titular da equipe para o próximo ano. Caso isso ocorra será um grande obstáculo para a equipe escolher qual dos pilotos substituir. 
   2º piloto da Marussia Virgin: Uma das vagas menos citadas é a de 2º piloto da Marussia Virgin. A equipe que já fracassou em 2010, piorou ainda mais em 2011, fez uma reformulação técnica, mas ainda está longe de mostrar evolução, o time deve ficar com os "restos" das negociações das equipes maiores, ou arriscar novamente trazer um piloto inexperiente apenas para ocupar o cock-pit. Lucas di Grassi e Nick Heidfeld estão sendo nomeados.
   Pilotos da Hispania: As vagas menos desejadas são as de pilotos da Hispania. A equipe serve apenas para manchar o nome dos pilotos que por ela passam. Alguns milionários como Sakon Yamamoto e Narain Karthikeyan podem ter chances. Outros acreditam que desempregados como Pedro de La Rosa, Nick Heidfeld, entre outros, também são boas possibilidades. Para isso poucos ligam.

Nenhum comentário: