quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bons pilotos da temporada de 2010 podem ficar de fora em 2012

   Realmente as coisas mudam rápido na Fórmula 1. A permanência de pilotos nas equipes está cada vez menos garantida. Adrian Sutil, Robert Kubica, Rubens Barrichello e Sebastien Buémi são um grande exemplo disso. Ambos brilharam em 2010, ficaram apagados em 2011 e podem nem correr em 2012. 
   Adrian Sutil: O piloto alemão foi um dos poucos que começou em equipes pequenas e conseguiu permanecer por mais tempo. Somou apenas 6 pontos em suas três primeiras temporadas, sempre com o risco de permanecer no ano anterior. Em 2010, na sua quarta temporada, finalmente começou a andar bem constantemente. Marcou 47 pontos e pela primeira vez não era dúvida na equipe Force India para o ano seguinte. Mas em 2011, o piloto alemão mesmo estando melhor que seu companheiro de equipe, ainda não tem contrato assinado para 2012 e há quem diga que o piloto reserva da Force India, Nico Hülkenberg, tem mais chances que ele na equipe. Até agora ninguém sabe o motivo de ele estar sendo descartado, mesmo tendo bons resultados. Muitos citam que sua língua afiada, dando várias críticas à própria equipe, é o seu único problema. O piloto já citou uma possível ida para a Nascar em 2012.
   Rubens Barrichello: Animado na Williams, Barrichello vinha cada vez mais feliz na equipe, depois de finalmente calar os críticos em 2010, ele esperava voltar aos bons tempos em 2011, mas o que seu viu foi exatamente o contrário. O piloto brasileiro tem um ritmo fraco nos treinos, estratégias furadas nas corridas e nenhum dinheiro no bolso. Caso a Williams lhe feche as portas, Renault e Force India não se interessem por seu talento, o piloto poderá dizer adeus às pistas antes do esperado ou rumar de vez para o fim do grid.
   Robert Kubica: Ponto forte da Renault em 2010, o polonês esperava voltar a vencer em 2011, era um dos mais velozes nos treinos, mas por uma infelicidade acabou se machucando antes da temporada se iniciar. Ficou um ano inteiro fora das pistas e ainda é dúvida para o próximo ano. Seu ano ausente compromete seu currículo e os dois pilotos citados acima podem inclusive tirar sua vaga na próxima temporada. Pelos últimos resultados da equipe, é provável até que nenhum dos três consiga a vaga no próximo ano e que a equipe tenha que "vender" os dois lugares.
   Sebastien Buémi: O piloto suíço é considerado o melhor, depois de Sebastian Vettel, a correr na Toro Rosso. Superou Bourdais em 2009 e Alguersuari em 2010. Para muitos, era questão de tempo para ganhar a vaga de Mark Webber na Red Bull, mas com diversos problemas em 2011 sendo superado por seu companheiro de equipe nas corridas e com rendimentos fracos na classificação, pode estar dizendo adeus não só à Toro Rosso. Nenhuma outra equipe citou qualquer especulação em tê-lo para o próximo ano e a própria Toro Rosso não o confirmou para 2012, podendo trocá-lo por Daniel Ricciardo.

Nenhum comentário: