segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vettel vence em Cingapura, mas ainda não se consagra campeão

   A expectativa para que o atual líder do campeonato, Sebastian Vettel, se tornasse campeão já no Grande Prêmio de Cingapura era grande. O piloto alemão já é disparado líder do mundial e todos os seus adversários admitem que ele levará o título desse ano. Vettel fez a pole-position, liderou de ponta a ponta e venceu fácil a 14ª corrida da temporada. Porém ainda não foi campeão, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Mark Webber já estão automaticamente sem chances de título nesse ano. Mas por um ponto, o inglês Jenson Button da McLaren evitou o título tão antecipado do líder do mundial. Agora Vettel precisa de um simples 10º lugar em Suzuka para se tornar campeão. Caso Jenson Button não vença a próxima corrida, Vettel não precisa nem terminar a prova.
Felipe Massa é tocado por Hamilton e tem pneu furado
   Os treinos livres de sexta-feira revelaram que a Red Bull preparava a festa antecipadamente. Enquanto a McLaren já mostrava um certo conformismo pela disputa do vice e Fernando Alonso na Ferrari aplaudia a equipe rival dizendo que "eles estão aonde merecem". Em Marina Bay nenhum piloto ou equipe tentou resistir a supremacia de Vettel que sem dificuldades fez a pole-position. Webber largou em 2º, mostrando a supremacia da equipe austríaca, seguidos pelos 2 carros da McLaren. Na largada Webber largou mal, enquanto que Vettel disparava na frente seguido por Button e Alonso. Enquanto o alemão fazia volta mais rápida atrás de volta mais rápida, Webber ia se recuperando, passou Fernando Alonso e em seguida colou em Jenson Button. 
Schumacher abandona a corrida depois de forte batida na volta 29
   Depois da primeira troca de pneus Lewis Hamilton e Felipe Massa se tocaram tirando os dois pilotos da briga pelo pódio. O toque bobo gerou várias críticas a Lewis Hamilton e serviu para aumentar sua má fama de piloto inconsequente. Sem os dois, a disputa pela vitória ficou reduzida para 4 carros. Vettel já vinha disparado na liderança quando Michael Schumacher "atropelou" o mexicano Sérgio Pérez, na disputa pelo 8º lugar, causando uma forte batida e a entrada do Safety Car. Os carros se aproximaram novamente, mas apenas 13 estavam na mesma volta. 
   Na relargada muitas disputas por posições, Vettel voltou a disparar na frente de Button, enquanto Webber e Alonso disputavam o 3º lugar. Entre o 5º e o 13º muitas disputas e trocas de posições com a ajuda de retardatários. As disputas ajudaram Felipe Massa e Lewis Hamilton a se recuperarem, mesmo já sem chances de pódio. 
Sebastian Vettel a 1 ponto do bi-campeonato
  No fim Vettel venceu fácil, Button cruzou em 2º, Webber venceu o duelo com Alonso e completou o pódio. Alonso terminou em 4º, Hamilton em 5º. Destaque para os carros da Force India com Di Resta em 6º e Sutil em 8º. Entre eles ficou Nico Rosberg, 7º colocado, Felipe Massa ainda conseguiu cruzar em 9º e Sérgio Pérez completou os 10 primeiros. Agora todos indicam o título de Vettel para Suzuka que pode pela 11ª vez na categoria definir o campeão mundial.








Paradas

1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:59:06.537
61 voltas
3


2
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+1.737

3


3
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+29.279

3


4
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+55.449

3


5
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
+1:07.766

5


6
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1:51.067

2


7
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+1 volta

3


8
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta

2


9
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+1 volta

4


10
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1 volta

2


11
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
+1 volta

3


12
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1 volta

3


13
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1 volta

2


14
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+2 voltas

4


15
Bruno SENNA
Renault
BRA
+2 voltas

4


16
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+2 voltas

3



17
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+2 voltas

3


18
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+2 voltas

2


19
Daniel RICCIARDO
Hispania Cosworth
AUS
+4 voltas

3


20
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
+4 voltas

4


21
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+5 voltas

3


 
Não completaram, número de voltas: 

Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
48

Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
29

Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
10


Nenhum comentário: