segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Em Monza Webber abandona, Vettel vence e põe a mão na taça

   Mesmo McLaren e Ferrari prometendo andar bem em Monza, nenhuma delas conseguiu parar o atual líder do campeonato Sebastian Vettel, que venceu pela oitava vez nesse ano e está mais perto do que nunca do bi-campeonato. 
Liuzzi causou um forte acidente na primeira curva da corrida
   O fim de semana começou com o domínio da McLaren e Lewis Hamilton fazendo o melhor tempo nos treinos livres de sexta-feira. A equipe inglesa conhecida por sua velocidade em reta era a favorita para a pole-position e até para a vitória na corrida. Correndo em casa a Ferrari também prometia dar trabalho, mas no treino classificatório ninguém conseguiu parar Sebastian Vettel, o alemão da Red Bull foi disparado o mais rápido, conquistando sua 10ª pole na temporada. Enquanto Mark Webber, seu companheiro de equipe, largou apenas em 5º. Na largada Alonso pulou de 4º para 1º, Vettel caiu para 2º, seguido por Michael Schumacher e os pilotos da McLaren. Na primeira chicane uma forte batida, Vitantonio Liuzzi perdeu o controle de sua Hispania e passou reto atingindo os carros de Vitaly Petrov e Nico Rosberg. Abatida causou a entrada do Safety Car na pista.  
Massa e Webber se tocaram logo após a re-largada
   Após a relargada outra batida, Mark Webber tentou ultrapassar Felipe Massa na primeira chicane, mas foi fechado. O piloto brasileiro rodou e Webber perdeu a asa dianteira, abandonando no final da volta 4. A corrida seguiu e viu duas grandes disputas. Na frente Fernando Alonso tentava manter a ponta a frente do alucinado Vettel. Mais atrás Schumacher, Hamilton e Button disputavam a 3ª posição. Apesar do esforço os carros mais rápidos venceram o duelo. Alonso foi ultrapassado por Vettel, enquanto Schumacher depois de resistir várias voltas à pressão de Hamilton acabou sendo ultrapassado por Jenson Button. O inglês assumiu a 3ª posição e depois de colocar pneus médios ultrapassou Fernando Alonso assumindo o 2º lugar.
Após 8ª  vitória em 2011 Vettel pode ser bi-campeão já em Cingapura
   Depois das paradas Hamilton finalmente conseguiu passar Schumacher, assumiu a 4ª posição e ainda teve pique para atacar Fernando Alonso na briga pelo pódio. Mas o limitado número de voltas impediu o duelo e Alonso cruzou em 3º, meio-segundo a frente de Hamilton. Vettel venceu sem dificuldades com Jenson Button cruzando em 2º. Alonso é o novo vice-líder do campeonato 112 pontos atrás de Vettel. O piloto alemão pode se tornar matematicamente campeão já na próxima corrida em Cingapura caso some 13 pontos a mais que Fernando Alonso e 8 a mais que Mark Webber ou Jenson Button. Para continuar na disputa, Lewis Hamilton terá que marcar um ponto a mais que Vettel na próxima corrida. 

Bruno Senna marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1
     Entre os brasileiros, Felipe Massa e Rubens Barrichello tiveram problemas. Barrichello foi envolvido na batida na primeira curva e teve que fazer uma parada extra nos boxes, terminou a prova em 12º. Felipe Massa mesmo sendo tocado por Mark Webber não teve o carro danificado e fazendo uma corrida de recuperação conseguiu terminar em 6º. Bruno Senna largou em 10º, antecipou seu primeiro pit-stop e conseguiu terminar a corrida em 9º, somando seus primeiros pontos na categoria. 
   Completando a zona de pontuação vieram Michael Schumacher em 5º, Jaime Alguersuari em 7º, Paul di Resta em 8º e Sebastien Buémi em 10º.

Nenhum comentário: