terça-feira, 30 de agosto de 2011

Campeonato após 12 corridas: Vettel caminha tranquilo para o título

Velocidade e confiabilidade são as armas da Red Bull: A equipe Red Bull faz uma temporada sensacional em 2011. O último ano em que uma equipe chegou depois de 12 corridas com seus pilotos em 1º e 2º no campeonato, foi a Ferrari em 2004. Apenas as equipes com carros fora de sério conseguiram o feito de colocar seus pilotos como campeão e vice. A McLaren em 1984, 1988 e 1989, a Williams em 1992 e 1996 e a Ferrari em 2002 e 2004. Todas as vezes em que isso ocorreu a equipe tinha o melhor carro, pilotos e ponta e uma confiabilidade de dar inveja a qualquer outro time. E é isto que vem ocorrendo com a Red Bull em 2011. A equipe conseguiu este ano achar o carro perfeito para andar na frente tanto em circuitos lentos como em circuitos rápidos. McLaren e Ferrari se revezam para ver qual equipe se aproxima mais, porém até o momento tudo que têm feito é uma atrapalhar a outra. A Ferrari não anda bem em todas as pistas, tem 1 vitória após 12 corridas e Felipe Massa sequer subiu ao pódio esse ano. Enquanto a McLaren se vê fora da disputa após ver Hamilton e Button abandonarem duas corridas cada. O segredo da Red Bull não é só ter o carro mais rápido nos treinos e a estratégia perfeita nas corridas, é também a confiabilidade do RB7 e a maturidade de seus pilotos. Algumas equipes como Ferrari, Mercedes e Williams ao verem o fraco rendimento de seus carros esse ano já investem para em 2012 baterem a promessa que é o RB8, se a equipe continuar evoluindo a cada ano, vencerá todas as corridas em 2012, simplesmente é o atual "dream team" da categoria.
Alonso e Hamilton andam mal em Hungaroring e Spa Francorchamps: Entusiasmados pelas ótimas corridas na Inglaterra e Alemanha, Hamilton e Alonso se viam cada vez mais perto de Sebastian Vettel e surgiam como possível ameaça caso continuassem evoluindo. Mas as duas corridas seguintes podem ter acabado com as pequenas esperanças dos pilotos. Hamilton foi apenas o 4º no Grande Prêmio da Hungria e abandonou o Grande Prêmio da Bélgica por um erro tão bobo quanto o que cometeu no Canadá. Apenas o quinto no campeonato de pilotos se vê sem chance alguma de conquistar o título esse ano, se une ao seu companheiro de equipe, Jenson Button, para a partir de agora brigar apenas por vitórias, esquecendo dos pontos. Enquanto isso Fernando Alonso que vinha de 4 pódios seguidos pode ter visto nas últimas duas corridas um campeonato que antes parecia se repetir a temporada de 2010, agora vê chances quase nulas de se tornar campeão. O tempo de dar o pulo do gato no campeonato que o piloto espanhol prometia já passou e Alonso andou atrás de Vettel nas duas últimas corridas e se vê a 7 corridas do fim mais de 100 pontos atrás do líder do mundial. Mesmo que a equipe invista o máximo possível nele, a Ferrari ainda tem pela frente sua histórica arque-rival, a McLaren que fará de tudo para se intrometer contra a equipe italiana. 
   É uma questão de tempo para que Hamilton e Alonso percam as chances matemáticas de ultrapassarem Vettel em 2011.
Um ano para ser esquecido pelos brasileiros: Felipe Massa e Rubens Barrichello vinham entusiasmados para começar a temporada de 2011. Mas até o momento os pilotos só têm se decepcionado. Felipe Massa via a Ferrari como uma promessa forte para esse ano e prometia andar de igual com Fernando Alonso. Mas o que se viu foi o oposto, a Ferrari está em 2011 mais fraca que esteve em 2010, Massa começou andando de igual com Fernando Alonso, mas aos poucos passou a cometer erros graves, e não acompanhou a evolução de seu companheiro. Se vê a 14 corridas sem subir no pódio, coisa rara para quem guia uma Ferrari e a quase três temporadas sem vencer. É a decepção da temporada. 
   Rubens Barrichello esperava que a Williams fosse dar o pulo do gato em 2011. Mas por outro lado a equipe foi a que menos evoluiu em relação a 2010, Rubinho tem sido a arma para a Williams evoluir, até agora sem muito êxito, e caso não renove com a equipe para 2012 todo o seu trabalho dentro e fora das pistas esse ano estaria perdido. 
    Bruno Senna via em 2011 a chance de se confirmar de vez na categoria, porém teve o azar de estrear na Renault como piloto titular justamente quando o carro já não era mais nem sombra do que foi no início da temporada. Há quem compare o seu início na categoria com seu tio Ayrton nos anos de Toleman e Lotus. Não há a menor semelhança. Bruno terá mais uma chance em Monza, mas é provável que fique de fora da temporada 2012. Até Romain Grosjean tem mais chances de correr no próximo ano.  

Nenhum comentário: