segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vettel faz as pazes com a vitória e Red Bull tem dobradinha na Bélgica, brasileiros desapontam

   Depois de quatro semanas fora de atividade a Fórmula retorna à ativa. Na Bélgica os pilotos se reencontram todos otimistas e entusiasmados para a volta. Havia muito o que comemorar, Schumacher completava 20 anos de Fórmula 1, Mark Webber renovava com a Red Bull para 2012 e Bruno Senna finalmente teria a chance de estrear na equipe Renault, como substituto de Nick Heidfeld. Para ajudar nas emoções a pista de Spa que é preferida por muitos na categoria viu disputas e ultrapassagens de tirar o fôlego. Tanto entre os primeiros colocados, quanto no bloco intermediário. A velha parceira do circuito belga, a chuva, esteve presente durante todo o fim de semana e serviu para embaralhar o grid de largada, apesar de Sebastian Vettel conseguir novamente a pole-position. A chuva se ausentou na hora da corrida, mas ainda assim as emoções foram fortes.
   Logo na primeira curva Bruno Senna que havia conseguido um ótimo sétimo lugar no grid espalhou na curva e acertou Jaime Alguersuari que fechado por Fernando Alonso pelo outro lado deu adeus a corrida na primeira volta. O resto do grid seguiu para as emocionantes primeiras voltas. Com bolhas nos pneus Vettel, Webber e Hamilton tiveram um ritmo fraco de início e perderam posições na largada. Bom para Nico Rosberg que pulou de 5º para 1º e Fernando Alonso que pulou de 8º para 4º. Porém com as curvas de alta, retas longas e o uso da asa, seria questão de tempo para que Red Bulls e McLarens retomassem o bom ritmo que tiveram no fim de semana. Mesmo com bolhas nos pneus Vettel passou Rosberg e parou nos boxes liderando. Hamilton que perdeu várias posições na largada se livrou de Felipe Massa e mais tarde de Nico Rosberg e com as paradas de Vettel e Alonso, assumiu a liderança na nona volta. Entre as voltas 10 e  11 a equipe o chamou para trocar os pneus. O inglês retornou dos boxes apenas em 8º, e na volta 13 após passar Kobayashi deu brecha para o troco do piloto japonês. A disputa por posições dos pilotos mais arrojados da categoria atualmente em um dos pontos mais rápidos da temporada só poderia resultar em uma coisa: acidente. Kobayashi tentou dar o troco em Hamilton, que fechou e bateu de frente no guard-rail. A batida foi forte e causou a entrada do Safety-Car.
   Com bandeira amarela Vettel aproveitou para fazer sua segunda troca de pneus, ainda macios, e voltou em 3º. Alonso vibrava na liderança, enquanto Webber com pneus duros vinha se recuperando da péssima largada. Subia de sétimo para 2º. Felipe Massa, em 4º fechava o bloco da frente. Os pilotos que ainda não haviam parado se aproveitaram da bandeira amarela e fizeram sua primeira troca. Na bandeira verde Vettel ultrapassou Webber, assumiu a segunda posição e logo passou Alonso reassumindo a liderança. O alemão deu tudo de sim, fez a terceira parada nos boxes e mesmo de pneus duros continuou mais rápido que Alonso. Este ainda foi ultrapassado por Mark Webber, caindo para terceiro. 
   Destaques para Jenson Button e Michael Schumacher, com problemas na classificação os pilotos superaram as expectativas na corrida e deram um show em cima de seus companheiros de equipe. Enquanto Hamilton pagava pelo arrojo e diminuía suas chances de título em uma forte batida, Button seguiu uma estratégia conservadora, e um ritmo rápido com pista livre e cauteloso nas ultrapassagens. Se livrou do pelotão intermediário, alcançou e passou Fernando Alonso nas voltas finais e celebrou o pódio como se houvesse vencido. Schumacher largou em último e assim como Button fez uma primeira parada cedo, ganhou algumas posições com o safety-car e deu um espetáculos com ultrapassagens incríveis inclusive em cima de seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Cruzou feliz na quinta colocação.
   Fora os destaques, nada deteve Sebastian Vettel que conquistou sua sétima vitória em 2012 e se vê mais favorito do que nunca para o bi-campeonato. Webber cruzou em 2º. Button foi o 3º, Alonso o 4º, Schumacher o quinto, Rosberg o 6º. Os brasileiros decepcionaram. Ambos animados para o fim de semana tiveram problemas na corrida. Felipe Massa largou em 4º, teve dificuldades nas ultrapassagens, perdeu contato com os líderes quando ficou preso atrás de Rosberg, teve um pneu furado logo após fazer aquela que seria sua última parada. Mesmo indo bem no fim, terminou apenas em 8º. Bruno Senna errou na largada, completou a primeira volta nos boxes e logo em seguida foi penalizado pelo toque em Alguersuari. Caiu para último, não fez uma corrida espetacular e mesmo com acidentes terminou apenas em 13º. Rubens Barrichello mostrou um grande avanço no carro da Williams, mas teve problemas na classificação, enfrentou tráfego durante toda a corrida e no fim ainda se chocou com Kobayashi tendo de fazer uma parada extra nos boxes, terminou em 16º, tomando volta dos líderes.

               
1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:26:44.893
44 voltas



2
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+3.741




3
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+9.669




4
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+13.022




5
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+47.464




6
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+48.674




7
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+59.713




8
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+1:06.076




9
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+1:11.917




10
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
+1:17.615




11
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1:23.994




12
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1:31.976




13
Bruno SENNA
Renault
ALE
+1:32.985




14
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+1 volta




15
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+1 volta




16
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1 volta




17
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+1 volta




18
Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
+1 volta




19
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
+1 volta







Não completaram, nº de voltas:

Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
27






Daniel RICCIARDO
Hispania Cosworth
AUS
13






Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
12






Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
6






Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
1


Nenhum comentário: