sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Campeonato após 14 corridas: Vettel com a mão na taça

Vettel pode se tornar o bi-campeão mais jovem da história já em Suzuka
   Contagem regressiva para o título: Com as vitórias nas últimas três corridas Sebastian Vettel disparou de vez no campeonato de pilotos. Agora o piloto alemão precisa fazer apenas 1 ponto nas últimas cinco corridas. O único que pode impedir seu bi-campeonato em 2011 é o piloto inglês da McLaren Jenson Button. Mas as chances de Button são remotas, para tirar o título de Vettel ele precisará vencer as cinco corridas finais e torcer para que o líder do campeonato não chegue entre os 10 primeiros em nenhuma das corridas finais. Todos no ciclo já indicam Vettel como o bi-campeão mais jovem da história. Quase todos apostam no título de Vettel já na próxima corrida em Suzuka no Japão.
Alonso, Webber, Hamilton e Button disputam o vice campeonato de 2011
   Luta pelo vice-campeonato: Já sem chances de título, o espanhol Fernando Alonso tenta pelo menos repetir o vice-campeonato da temporada passada. O piloto da Ferrari quer encerrar o ano da forma menos negativa possível depois do fracasso do carro da equipe italiana em 2011, que prometia lutar de igual com a Red Bull pelo título. Ao lado dele se juntam os pilotos da McLaren, Jenson Button que ganhou duas corridas na temporada e é o atual vice-líder do mundial e o desastrado Lewis Hamilton considerado o fiasco do ano. Companheiro de Vettel na Red Bull, Mark Webber quer ao menos vencer em 2011, depois de ser o favorito ao título em 2010, o piloto australiano faz um ano apagado, apesar das boas corridas seu desempenho não se compara com o de Vettel e nem chega perto do que foi no último ano. O mínimo que o piloto pode fazer é terminar o ano como vice-campeão e pelo 1 vitória.
A Red Bull já planeja a festa para o bi-campeonato
   Campeonato de construtores terá apenas disputas intermediárias: Talvez esse seja o campeonato de construtores menos disputado dos últimos anos. As 4 primeiras equipes já estão praticamente garantidas em suas posições, as mesmas da temporada de 2010. Com o líder do campeonato a austríaca Red Bull sabe que é questão de tempo para conquistar o segundo título na categoria também no campeonato de construtores. Longe dela vem a McLaren que apesar de andar para trás em relação ao último ano está muito a frente da Ferrari e dificilmente irá perder a segunda posição. As 4 vitórias até o momento no campeonato é muito mais do que a equipe esperava no início da temporada. 
   Sem chances de título a Ferrari nem mesmo pressiona a McLaren pelo 2º lugar, a equipe conta apenas com 1 vitória esse ano e já investe no carro de 2012. A equipe, pelo menos, vem garantida em 3º lugar. Tem mais do dobro de pontos da 4ª colocada Mercedes que ao menos venceu. A equipe alemã por sua vez lidera o campeonato das equipes não vencedoras, depois de começar a temporada de maneira fraca, a escuderia se aproveitou dos problemas financeiros da equipe Renault e nas corridas de alta velocidade disparou a frente garantindo o 4º lugar.
   A disputa começa apenas pelo 5º lugar. A Renault começou bem a temporada, somou 30 pontos nas duas primeiras corridas, correndo como 4ª potência, nas corridas seguintes foi superada pela Mercedes. Mas ainda chegou ao final de 7 corridas com 60 pontos. Mas nas 7 corridas seguintes somou apenas 10, tem sérios problemas financeiros, vê a permanência do motor Renault ameaçado para a temporada de 2012, nenhum sinal dos pilotos da próxima temporada e já abriu mão do que seria um "escapamento revolucionário" que até o momento só decepcionou. A equipe é ameaçada pela Force India que cresce a cada corrida e pela Sauber que tem como arma o talentoso Kamui Kobayashi. Toro Rosso e Williams completam as equipes que pontuaram em 2011, enquanto Team Lotus, Marussia Virgin e Hispania ainda sonham em pontuar pela primeira vez na categoria. 
   

Nenhum comentário: