segunda-feira, 4 de julho de 2011

Campeonato após 8 corridas: Vettel amplia vantagem no campeonato

   Único candidato ao título: Após vencer seis das oito corridas disputadas até aqui, com sete pole-positions e dois segundos lugares, Sebastian Vettel é sem dúvida o único candidato ao título desta temporada. Nem todas as vitórias foram fáceis, como por exemplo a grande pressão sofrida no GP da Espanha por Lewis Hamilton e no GP de Mônaco por Fernando Alonso. Vettel não tem um carro com ritmo disparado na frente dos demais. Mas a equipe Red Bull desde o começo da temporada vem sendo perfeita. O título de Vettel em 2010 facilitou a equipe a escolher o piloto alemão como prioridade. O carro pouco mudou desde o último ano, o que faz com que Vettel, mais adaptado, não cometa os erros cometidos até então, a equipe tem um carro fácil de guiar, com boa tração nas curvas e aceleração nas retas, além é claro de ter a melhor aerodinâmica do ano. Sendo assim Vettel já iniciou a temporada a altura de qualquer concorrente forte. O mal início de temporada da Ferrari, com seus problemas de estratégia e péssimo rendimento nos treinos, e a tendência da McLaren de não privilegiar qualquer um de seus pilotos, deixa Vettel ainda mais forte, fazendo dele o "novo Schumacher" da Fórmula 1, o piloto perfeito, aquele que todos, inclusive a FIA tentam derrubar.
   Sem ter um primeiro piloto a McLaren perde chances de disputar o título: A maioria das equipes têm um piloto como foco, piloto principal que já andou na frente e que dita à equipe o que falta no carro para que ele possa dar o seu melhor. O outro piloto tem que se adaptar a isso, alterar seu estilo de pilotagem e dar o melhor de si. Mas algumas equipes preferem não favorecer qual seja o piloto, apenas seguem o conhecimento dos engenheiros e cobram que seus pilotos se adaptem ao carro, isso muitas vezes atrapalha o time, pois evita que um de seus pilotos consiga posições melhores. Isso ocorre na McLaren, o time inglês por ter dois ex-campeões do mundo, decidiu não favorecer nenhum dos pilotos. Button e Hamilton se revezam, em cada corrida um guia melhor do que o outro e isso impede que apenas um deles tenha os melhores resultados da equipe. Dessa forma o time já perdeu o título de pilotos em 2000, 2007 e 2010. E parece ocorrer novamente nesta temporada. Hamilton superou Vettel na China e deu impressão após o Grande Prêmio da Espanha de que seria a escolha da equipe, mas desde então não sobe ao pódio. Enquanto Button foi o terceiro em Mônaco, venceu o desastroso GP do Canadá, mas voltou a andar atrás de Hamilton em Valência, isso impede a evolução de qualquer um dos dois pilotos, pois a equipe não cria um carro que favoreça apenas um deles em todas as corridas. Isso tira qualquer possibilidade de título.
   Erros tolos tiram chances da Ferrari: Demorou um pouco, mas finalmente a equipe Ferrari tem um carro à altura da Red Bull. Desde Mônaco a equipe italiana é a única a acompanhar a equipe austríaca, mas um rendimento inferior nos treinos e erros bobos de estratégia nas corridas tiram as chances da equipe vermelha lutar pelo título. Alonso ainda não venceu na temporada e espera dar o pulo do gato como fez em 2010, mas parece ser meio tarde, pois a oposto do que ocorreu no último ano, a Red Bull vem favorecendo apenas um de seus pilotos, o que o deixa muito disparado na zona de pontuação nessa temporada. Alonso e Ferrari agora dependem de erros de Vettel e Red Bull para vencer o campeonato e parar imediatamente com seus erros tolos.
   Crise nas equipes médias: A Mercedes já abriu mão de tentar andar na frente em 2011, a equipe alemã se foca agora na próxima temporada. Além dela a Williams sofre mudanças agora, também visando um melhor ritmo no futuro, ambas equipes ambiciosas parecem ter esquecido essa temporada. Enquanto de outro lado a Renault sofre uma crise terrível, já não vê mais os bons resultados do início da temporada e a pressão em cima de seus pilotos não a ajuda nem um pouco. Acidentes e rendimentos fracos atrapalham ainda mais o time que já ameaça deixar a categoria se as mudanças futuras no regulamento não forem de acordo com suas exigências. A Sauber tem sorte de ter um extraordinário Kobayashi, enquanto no outro oposto Sérgio Pérez esta cada vez pior, e nem com seu patrocínio milionário parece estar agradando o time, a Toro Rosso, cada vez mais simples e menos parecida com a Red Bull se aproveita dos maus momentos de seus adversários para somar pontos, mas seu futuro também é incerto. Por fim a Force India gasta até o último centavo para conseguir poucos pontos.  



   Mudança nas mini equipes: Lá atrás a Lotus volta a se ver bem distante das demais equipes, Kovalainen e Trulli não abrem um sorriso ao falar do carro faz tempo. A Marussia Virgin espera que seu acordo com a McLaren renda pontos no futuro, enquanto a Hispania sem saída se coloca à venda e tem um futuro incerto.

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