quarta-feira, 13 de julho de 2011

Red Bull erra nos boxes e Alonso vence a primeira em 2011

   As mudanças sobre o difusor aquecido afetaram muito pouco a equipe Red Bull, que novamente sem dificuldades conseguiu a primeira fila do grid, dessa vez com Mark Webber na pole. Os carros da Ferrari ainda conseguiram um bom resultado, com Alonso em terceiro e Felipe Massa em quarto. A decepção ficou por conta dos carros da McLaren, ambos prejudicados na última parte do treino por uma leve garoa. Button ficou com o quinto tempo e Hamilton apenas o décimo. 
   A corrida começou com pista molhada, todos os pilotos de pneus intermediários. Na largada Vettel passou Webber assumindo a liderança. Hamilton pulou, em poucas voltas, de décimo para quinto, enquanto alguns pilotos, como a dupla da Williams, perdiam posições a cada volta. O primeiro pit-stops para troca de pneus macios e slick ocorreu com Michael Schumacher, quando brigava pela sétima posição com Kamui Kobayashi, o alemão errou, acertou o piloto japonês e danificou sua asa dianteira. Schumacher voltou entre os últimos, mas com bons tempos de volta, fez com que mais tarde outros pilotos também parassem. 
   Na parada entre os líderes, os carros da McLaren levaram vantagem sobre os carros da Ferrari. Button passou Massa na briga pelo quinto lugar, enquanto Hamilton passou Alonso na briga pelo terceiro lugar. Nesta disputa Alonso deu o troco na pista, na volta 24, recuperando o terceiro lugar, e com a pista completamente seca começou a se aproximar dos carros da Red Bull. Quatro voltas depois, o espanhol entrou nos boxes para o segundo pit-stop, junto com ele entrou o líder Vettel, que teve problemas na troca do pneu dianteiro direito, Alonso teve uma parada rápida e conseguiu voltar na frente. Webber já havia parado e voltado em quarto, com isso Alonso assumiu a liderança da corrida e começou a fazer as voltas mais rápidas da pista.
   Os pit-stops também foram um problema para o inglês Jenson Button, que na volta 40 foi liberado dos pits enquanto uma roda do carro ainda estava solta, lembrando o episódio de Mansell em Portugal em 1991. O inglês abandonou e caiu para a quinta posição no campeonato de pilotos. Seu companheiro Hamilton ainda teve problemas com pneus desgastados, ficando longe de Alonso e os carros da Red Bull. Para piorar a equipe o alertou sobre um problema no consumo de combustível. O inglês teve que diminuir ao extremo e ao mesmo tempo tentar se manter na frente de Felipe Massa que voava baixo com a Ferrari. No fim os dois travaram uma disputa acirrada na qual o arrojo de Hamilton e um toque nas últimas curvas deram ao inglês o quarto lugar. 
   Houve disputa também entre os pilotos da Red Bull na briga pelo segundo lugar. Vettel voltou da última parada com um ritmo muito inferior ao de Alonso, bastou Webber acelerar um pouco para ameaçar a segunda posição de seu companheiro de equipe, a disputa quase causou toques nas últimas três voltas. A equipe se viu obriga a exigir que seus pilotos parassem com a briga antes que eles se tocassem, e ordenou a Webber para que não ultrapassasse. Sendo assim Vettel se manteve em segundo, pela terceira vez na temporada não venceu, mas viu um terceiro piloto diferente ganhar a corrida. Dessa vez foi Alonso, com uma vitória fácil e que mantém as esperanças do espanhol na disputa pelo tricampeonato. Webber cruzou em terceiro, Hamilton em quarto, Massa em quinto. Mais de um minuto atrás de Alonso cruzou Rosberg com a Mercedes em sexto, Pérez com a Sauber foi o sétimo, Heidfeld colocou a Renault em oitavo, Schumacher mesmo penalizado com um "stop & go" conseguiu cruzar em nono. Alguersuari em décimo completou a zona de pontuação. 
   O campeonato de pilotos ainda vê Vettel disparado na liderança do campeonato com 204 pontos, Webber é o segundo com 124, Alonso sobe para terceiro com 112. Os pilotos da McLaren vêm empatados com 109. As novas regras sobre difusor parece não ter agradado nenhuma equipe e as regras antigas voltam a valer para o Grande Prêmio da Alemanha, décimo Grande Prêmio da Temporada. Até o momento Vettel é o favorito ao título, enquanto Webber e Alonso mal fazem sombra, e a dupla da McLaren se vê cada vez mais longe da disputa.
1
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP

1:28.41.194
52 voltas 





2
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE

+16.511






3
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

+16.947






4
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING

+28.986






5
Felipe MASSA
Ferrari
BRA

+29.010






6
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE

+1:00.665






7
Sergio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX

+1:05.590






8
Nick HEIDFELD
Renault
ALE

+1:15.542






9
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE

+1:17.912






10
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP

+1:19.108






11
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE

+1:19.712






12
Vitaly PETROV
Renault
RUS

+1:20.600






13
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA

+1 volta






14
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN

+1 volta






15
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC

+1 volta






16
Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE

+2 voltas






17
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL

+2 voltas






18
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA

+2 voltas






19
Daniel RICCIARDO
Hispania Cosworth
AUS

+3 voltas









Não completaram, número de voltas:
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING

41 voltas

Sébastien BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI

26 voltas

Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP

24 voltas

Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA

9 voltas

Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN

3 voltas

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