quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vettel vence de ponta-a-ponta Grande Prêmio da Europa

    É, não foi dessa vez! As regras para favorecer indiretamente a equipe Ferrari e desfavorecer o alemão Sebastian Vettel começaram a entrar em vigor no GP da Europa em Valência. A Ferrari se vê cada vez mais próxima, desde o Grande Prêmio de Mônaco anda no mesmo nível ou até mais rápido que a Red Bull, mas esta ainda tem uma vantagem inquestionável, a classificação, e pelo visto seu ponto forte não é só o mapeamento do motor. Sebastian Vettel e Mark Webber conseguiram a primeira fila sem dificuldades. Lewis Hamilton ainda conseguiu levar o carro da McLaren, cada vez mais lento, ao terceiro lugar. Enquanto a Ferrari deixou Alonso em quarto e Massa apenas em quinto.
   Na largada, Alonso e Massa simplesmente ignoraram o carro de Hamilton, e já assumiram a terceira e quarta colocações, partiram para o confronto direto com os carros da Red Bull. Alonso bem que tentou, mas não conseguiu andar a corrida inteira no mesmo ritmo de Vettel, que novamente venceu sem dificuldades, andando a corrida inteira na frente. Alonso se esforçou e conseguiu vencer o duelo pelo segundo lugar com Webber, impedindo a dobradinha da equipe austríaca. Webber completou o pódio. Na briga pelo quarto lugar, Felipe Massa levava vantagem sobre os carros da McLaren, que pelo visto não andam bem em circuitos de rua, mas um erro em um dos pit stops e uma estratégia nada ousada lhe tiraram a quarta colocação. Hamilton, mesmo com problemas nos pneus conseguiu cruzar em quarto, mas já se diz frustrado em relação ao campeonato, para ele as regras que irão valer a partir de Silverstone afetaram tanto a McLaren quanto a Red Bull, e que a equipe precisa dar um pulo-do-gato o quanto antes. 
    Felipe Massa cruzou em quinto, entrou de vez para o top 6 no campeonato de pilotos, mas é o único das três equipes de ponta a admitir que não tem chances na luta pelo título. Button, vencedor do Grande Prêmio do Canadá, teve um rendimento fraco em Valência, cruzando em sexto a nada mais do que 1 minuto atrás do vencedor Vettel. É o vice-líder do campeonato ao lado de Webber, mas assim como Hamilton sabe que se a McLaren quiser vencer daqui pra frente a equipe terá que trabalhar e muito. 
    Quase uma volta atrás de Vettel cruzou Nico Rosberg, a Mercedes se mantém frequente na zona de pontuação, é a favorita a ficar no quarto lugar no campeonato de construtores, mas muito atrás das equipes de ponta. Alguersuari com sua posição ameaçada na equipe Toro Rosso vibrou com o oitavo lugar. Sutil foi o nono com a Force India, e Nick Heidfeld em décimo, completou a zona de pontuação. Rubens Barrichello foi o 12º e vibra com as novas regras, enquanto a equipe trabalha já para 2012.

   As novas regras do difusor entram em vigor em Silverstone na Inglaterra e devem tirar quase um segundo da vantagem da Red Bull, McLaren e Renault também devem ser bastante afetadas. A equipe, que muitos dizem tirar proveitos da nova regra, além da Williams, é a Ferrari, cada vez mais forte já surge como incômodo para Red Bull nas corridas, apesar de na pontuação não mostrar nenhuma ameaça.


1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:39:36.169
57 voltas
3


2
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+10.891

3


3
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+27.255

3


4
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
+46.190

3


5
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+51.705

3


6
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+1:00.000

3


7
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+1:38.000

3


8
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+1 volta

2


9
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta

3


10
Nick HEIDFELD
Renault
ALE
+1 volta

3


11
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1 volta

1


12
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1 volta

3


13
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1 volta

3


14
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1 volta

3


15
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+1 volta

3


16
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1 volta

2



17
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+1 volta

3


18
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
+1 volta

3


19
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+2 voltas

3


20
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+2 voltas

2


21
Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
+2 voltas

2


22
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+2 voltas

2


23
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
+3 voltas

3


24
Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND
+3 voltas

3











Melhor volta







Sebastian VETTEL
Red BULL
ALE

1:41.852
volta 53




Nenhum comentário: