terça-feira, 31 de maio de 2011

Vettel vence após bandeira vermelha em Mônaco

   A corrida mais tradicional da temporada de Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco, foi também o mais emocionante da temporada até aqui. Começou com o forte acidente de Sérgio Pérez no treino de classificação. O piloto mexicano perdeu o controle de sua Sauber na saída do túnel desmontou toda a lateral direita e bateu a mais 280 km/h na proteção de pneus. Com fortes dores na perna direita, acabou ficando de fora da corrida. A pole-position ficou incontestável com Sebastian Vettel, sua quinta na temporada 2011. Na largada o alemão disparou na ponta a frente de Button, Alonso ultrapassou Webber e assumiu o terceiro lugar. Enquanto Lewis Hamilton que largou apenas em nono fazia uma disputa acirrada com Michael Schumacher pelo nono lugar. Schumacher largou mal e caiu de quinto para décimo na largada, passou Hamilton ainda na primeira volta, mas mesmo com pneus supermacios não conseguiu um bom ritmo de corrida e foi ultrapassado pelo inglês no início da volta 10. Pouco depois o alemão foi ultrapassado por Rubens Barrichello e fez sua primeira parada para troca de pneus na volta 13, caindo para as últimas posições.Nico Rosberg, seu companheiro de equipe, que não tem muita sorte em Monte Carlo, também largou com pneus supermacios, e teve um grande desgaste, na quinta colocação perdia por volta mais de dois segundos em relação aos líderes, segurando Felipe Massa, Pastor Maldonado, Vitaly Petrov e Lewis Hamilton.
   Lá na frente as paradas começaram cedo, primeiro com Jenson Button na volta 15 que voltou sossegado em quarto. Em seguida Vettel parou na volta 16, e com um pit-stop desastroso perdeu tempo e atrapalhou inclusive seu companheiro de equipe Mark Webber que foi chamado na mesma volta. Vettel voltou atrás de Button, mas a frente de Fernando Alonso, enquanto Webber voltou no meio do pelotão e atrapalhado por carros intermediários deu adeus a briga pelas primeiras posições. Rosberg quase sem pneus também parou cedo e voltou à frente de seu companheiro de equipe Michael Schumacher. 
   Em primeiro, Jenson Button disparava na frente com pneus supermacios, mas teve de fazer logo sua segunda parada no final da volta 32. Na mesma volta Hamilton ainda vinha se recuperando, mas ao tentar passar Felipe Massa acabou tocando no piloto brasileiro que com o bico danificado e sem controle bateu forte no túnel causando bandeira amarela e a entrada de safety-car. Hamilton foi penalizado uma passagem nos boxes. Aproveitando a bandeira amarela muitos dos demais pilotos decidiram ir para a troca de pneus, inclusive os líderes Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Vettel recuperou a liderança voltando a frente de Button, Alonso com problemas no pit voltou em terceiro, Schumacher teve problemas antes de entrar nos boxes e abandonou, quem sabe, sua última corrida em Mônaco. Sutil pulou para a quarta posição seguido por Kobayashi em quinto, Webber vinha em sexto, Hamilton em sétimo quando teve que pagar a punição, passando pelos boxes, voltou em nono, perdendo posições para Maldonado e Heidfeld.
   Button arriscou fazer um terceiro pit-stop na volta 48, colocou pneus supermacios, voltou em terceiro e logo já se aproximou de Vettel e Alonso. Estes dois com pneus desgastados em um ritmo bem mais lento. Alonso encostou em Vettel na volta 58. Quatro voltas mais tarde quem se aproximou foi Button, a disputa pela vitória estava garantida. Até que na volta 69, Maldonado passou pelo retardatário Paul di Resta, que tocou no guard-rail teve um pneus furado, fechou Hamilton que freou e foi tocado por Alguersuari, Petrov que vinha embalado acabou atropelado o piloto da Toro Rosso, causando um forte acidente e uma nova bandeira amarela. Sem sair do carro Petrov chamou a atenção dos comissários que chamaram a ambulância para a pista e depois de três voltas deram bandeira vermelha. Os carros foram alinhados no grid com retardatários entre os carros de ponta. 
   Todos esperavam uma super relargada e um fim de corrida emocionante. Mas mesmo com bandeira vermelha foi permitido às equipes mexerem nos carros de seus pilotos. Hamilton trocou a asa traseira e todos os pilotos incluindo Vettel e Alonso puderam trocar pneus. A relargada foi dada à cinco voltas do fim. Logo de cara Hamilton brigando com Maldonado pelo sexto lugar, tacou o venezuelano no guard-rail. Com pneus novos Vettel se manteve com folga à frente de Alonso e Button e venceu pela primeira vez em Mônaco. Alonso cruzou em segundo, Jenson Button em terceiro. Webber passou Kobayashi na penúltima volta e terminou em quarto, Kobayashi foi o quinto. Hamilton mesmo penalizado por tirar Maldonado da prova, terminou em sexto. Uma volta atrás vieram Sutil, Heidfeld, Barrichello e Buémi completando a zona de pontuação. 
   
1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE

2:09:38.373
78 voltas 





2
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP

+1.138





3
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING

+2.378





4
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

+23.100





5
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP

+26.900





6
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
P
+47.200



+20s


7
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE

+1 volta





8
Nick HEIDFELD
Renault
ALE

+1 volta





9
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA

+1 volta





10
Sébastien BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI

+1 volta





11
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE

+1 volta





12
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC

+2 voltas





13
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA

+2 voltas





14
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN

+2 voltas





15
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL

+2 voltas





16
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA

+3 voltas





17
Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND

+3 voltas





18
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN

+5 voltas






Não completaram, número de voltas:
Vitaly PETROV
Renault
RUS

68 voltas






Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP

68 voltas






Felipe MASSA
Ferrari
BRA

33 voltas






Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE

33 voltas






Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE

31 voltas








Melhor volta







Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

1:16.234
volta 78





Nenhum comentário: