quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campeonato após 6 corridas: Ferrari e McLaren se aproximam, mas Vettel ainda domina

   Domínio da Red Bull ameaçado: Mesmo com um forte domínio nos treinos de classificação, a equipe Red Bull não tem o mesmo domínio nas corridas. Tanto em Barcelona como em Monte Carlo, Vettel teve sua vitória o tempo inteiro ameaçada. Ainda assim segue disparado na pontuação do campeonato de pilotos. Enquanto Mark Webber com dois quartos lugares briga por pole-positions na classificação, mas sequer ameaça a vitória nas corridas, sendo superado inclusive por Fernando Alonso e pelos carros da McLaren.
   Alonso, Button e Hamilton ainda tentam: Já que Webber não tem chances contra Vettel esse ano, os únicos pilotos em condições de supera-lo são a dupla da McLaren e a Ferrari de Fernando Alonso. Na McLaren Hamilton fez uma ótima corrida na Espanha, onde por muito pouco não chegou à sua segunda vitória na temporada. Mas em Mônaco o piloto teve seu pior rendimento dos últimos anos. Sem impressionar Vettel em momento algum, foi penalizado tanto na classificação como na corrida. Por outro lado Button seguindo o mesmo ritmo em todas as corridas, conquistou dois terceiros lugares e chegou a ser um dos favoritos a vencer em Mônaco. Enquanto a McLaren não escolhe logo seu primeiro piloto, a Ferrari vê Alonso como única chance de andar na frente. Enquanto Massa abandonou nas últimas duas corridas, o espanhol liderou o Grande Prêmio da Espanha e só não venceu em Mônaco porque os comissários de pista autorizaram a troca de pneus na bandeira vermelha, algo jamais visto na categoria.
   Equipes intermediárias cada vez mais distantes: Já estabelecida as equipes de ponta (RBR, McLaren e Ferrari), as demais equipes correm contra si mesmas. A Mercedes enfrenta altos e baixos na temporada sendo, pelo quesito econômico a principal favorita para disputar o quarto lugar na temporada de construtores, mas tanto Rosberg como Schumacher sabem que não têm chances de vencer em uma corrida normal. A Renault é dolorosamente atingida por uma crise financeira que parece não ter fins, enquanto um patrocinador joga o peso nas costas de outro, a equipe já acumula uma grande dívida com o Grupo Renault, que ameaça já não disponibilizar os confiáveis motores para 2012, em vez disso vê a Williams como uma possível compradora. Esta por sinal segue melhorando a cada corrida e é uma questão de tempo somar mais pontos na temporada.  A Sauber segue em boa fase principalmente pelos ótimos resultados de Kamui Kobayashi, a surpresa deste ano.
   Do outro lado nem os pontos de Sutil e Buémi são o suficiente para salvar as equipes Force India e Toro Rosso de uma provável crise financeira. A equipe indiana já depende de abandonos, e muitos, para somar poucos pontos. Enquanto a equipe italiana corre o risco de ser vendida no meio da temporada e Alguersuari tem sua vaga seriamente ameaçada pelo piloto de testes Daniel Ricciardo.

   Correndo para perder: No fundo do grid a equipe Lotus já não demonstra o mesmo entusiasmo das primeiras corridas, a escuderia está salva no quesito dinheiro, mas seu rendimento volta à ser de equipe mini, a frente apenas de Marussia Virgin e Hispania. Estas, por sinal estão prestes a fechar. Depois de implorar para a entrada de mais equipes na categoria, Bernie Ecclestone percebeu que não tem graça ver escuderias andando em média 5 segundos por volta mais lentas que as líderes e que só pioram no decorrer da temporada. Sem a mão do presidente da FOM para salvar as duas equipes, só um milagre financeiro para socorrê-las e permitir sua permanência na Fórmula 1.

Nenhum comentário: