quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vettel resiste à pressão de Hamilton e vence em Barcelona

    O Grande Prêmio da Espanha era esperado esse ano por ter a maior reta em que seria permitido utilizar a asa móvel, que nas últimas duas corridas rendeu diversas ultrapassagens e corridas emocionantes. Mas ocorreu o oposto. O fato de ser uma pista estreita e só com curvas de média velocidade fez do traçado espanhol o circuito mais travado até o momento, e nem a longa reta foi suficiente para que as ultrapassagens ocorressem. Sem emoções a corrida foi dominada por duas equipes, Red Bull e McLaren. 
   Diante do domínio de Sebastian Vettel, a equipe McLaren estreou em Barcelona muitas peças novas e prometia brigar no nível de sua principal rival. Porém a Red Bull voltou a dominar na classificação e ficou com a primeira fila, dessa vez a pole-position ficou nas mãos de Mark Webber. Na largada Webber foi ultrapassado pelo piloto da casa Fernando Alonso que partiu de 4º no grid e por seu companheiro de equipe Sebastian Vettel. Este sabendo que tinha disparado o melhor carro não forçou pra cima do espanhol, bastou antecipar sua primeira parada para troca de pneus, voou baixo em seu retorno à pista. E quando Fernando Alonso decidiu parar voltou atrás de Vettel.
   Os carros da McLaren que fizeram uma péssima largada se recuperaram com uma ótima estratégia de equipe. Assim Hamilton pulou para segundo e Jenson Button para terceiro. Por outro lado a equipe Ferrari apenas atrapalhou a corrida de seus pilotos, com estratégias ruins e paradas demoradas fez Alonso perder várias posições até cair para quinto, e Felipe Massa para oitavo. Este por sua vez ainda teve problemas com os pneus, caiu para décimo e abandonou com um câmbio quebrado.
   Lá na frente Hamilton mostrou que as novidades no carro da McLaren não foram em vão. Com um carro muito mais rápido em retas, foi pra cima de Vettel. Forçou até o fim, mas percebeu que em Barcelona não é tão fácil ultrapassar. Vettel resistiu à ameaça e venceu pela quarta vez na temporada. Hamilton cruzou em segundo, Jenson Button com uma parada a menos foi o terceiro. Mark Webber que largou em primeiro fez uma corrida apagada e cruzou em quarto. Com péssimas estratégias e problemas nos pneus Fernando Alonso o piloto da casa terminou em quinto frustrado com o carro e com a equipe que passa a tomar sérias providências para evoluir. 
    Fazendo uma corrida à parte, as Mercedes de Schumacher e Rosberg não tiveram chances com McLarens e RBRs, tomaram uma volta dos líderes e fizeram uma briga interna pela sexta posição, na qual Schumacher com mais experiência e melhor estratégia venceu e mostrou para o mundo que não é tão ultrapassá-lo. Rosberg que o diga. Em oitavo cruzou Nick Heidfeld que recebeu aplausos pela brilhante corrida que fez. Enquanto por um lado Petrov impressiona na classificação e decepciona nas corridas, Heidfeld faz exatamente o oposto. Com problemas no sábado, largou em último, fez diversas ultrapassagens na pista e marcou mais quatro pontos para a equipe. Petrov foi superado pelos carros da Sauber e cruzou em 11º. Pérez foi o 9º e Kobayashi o 10º. 
   Das demais equipes, Force India e Toro Rosso tiveram um ótimo desempenho no início da corrida, mas ambas equipes perderam ritmo com o decorrer da corrida e terminaram fora da zona de pontuação. A Williams foi bem nos treinos e levou Maldonado ao Q3, mas o piloto não largou bem e teve problemas com os pneus no fim. Rubens Barrichello teve um fim de semana para esquecer. Com problemas no câmbio na classificação e no kers na corrida, o brasileiro terminou apenas em 17º dos 21 carros que terminaram a corrida, e implora por evolução. 
1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE

1:39.03.301
66 voltas
4




2
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING

+0.630

4




3
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING

+35.697

3




4
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

+47.966

4




5
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP

+1 volta

4




6
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE

+1 volta

3




7
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE

+1 volta

3




8
Nick HEIDFELD
Renault
ALE

+1 volta

3




9
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX

+1 volta

3




10
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP

+1 volta

3




11
Vitaly PETROV
Renault
RUS

+1 volta

3




12
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC

+1 volta

3




13
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE

+1 volta

3




14
Sébastien BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI

+1 volta

3




15
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN

+1 volta

4




16
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP

+2 voltas

4




17
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA

+2 voltas

4




18
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA

+2 voltas

3




19
Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE

+3 voltas

3




20
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL

+3 voltas

3




21
Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND

+3 voltas

3





Não completaram, número de voltas:
Felipe MASSA
Ferrari
BRA

58

3


Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN

48

3


Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA

28

1

Um comentário:

Net Esportes disse...

Na minha opinião não houve nenhuma pressão do Hamilton, o inglês fez paradas rápidas e conseguiu a segunda colocação com mérito, mas pra mim não ameaçou nada a vitória do Vettel .... O Button soube aproveitar mais o pneu macio passando Webber e Alonso ....

Eu acho que a corrida na Espanha foi a melhor do ano, pois tivemos uma movmentação maior entre os cinco primeiros e não aquelas 800 ultrapassagens entre o 10º e o 18º ....

http://netesporte.blogspot.com