sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pilotos de 2010 contra Pilotos de 2011

   A cada temporada a Fórmula 1 tem a famosa "dança das cadeiras" onde há uma troca entre pilotos de determinadas equipes. Entre 2010 e 2011 essa "dança nas cadeiras" não foi tão visível já que as quatro principais equipes não alteraram sua dupla de competidores. Red Bull e McLaren se mostraram felizes com uma dupla vencedora em 2010, na Ferrari houveram boatos de que Felipe Massa seria substituído, mas a própria equipe desmentiu e garantiu contrato com o piloto brasileiro por mais 1 temporada. A Mercedes mesmo sem os resultados esperados de Schumacher no último ano resolveu dar mais uma chance ao piloto alemão ao lado da surpresa da temporada Nico Rosberg. A Renault se redimiu com Vitaly Petrov por seu bom rendimento no final do último ano e estava certa de que iria brigar por vitórias com Kubica em 2011, até o polonês sofrer um grave acidente e ter sua passagem pela escuderia comprometida, seu lugar foi ocupado às pressas por Nick Heidfeld. 
   Williams e Sauber resolveram vender uma vaga de suas equipes para as promessas latinas da GP2, Pastor Maldonado e Sérgio Pérez . Force India cansou de Liuzzi e o trocou por Paul di Resta. Mesmo com maus resultados no último ano, Toro Rosso e Lotus resolveram seguir com seus pilotos e parecem ter evoluído este ano. Por fim Virgin e Hispania procuraram pilotos e encontraram, no caso da Virgin o criticado belga D'Ambrosio trouxe um pouco de dinheiro, enquanto na Hispania Karthikeyan e Liuzzi correm quase de graça para largar do fundo do grid. Dos pilotos que deixaram suas equipes cabe à eles torcer para novamente entrar no mercado da categoria. Iremos aqui comparar o rendimento dos pilotos de 2011 por seus antecessores em 2010. Acompanhe:
   Renault  - Kubica contra Heidfeld: A Renault foi a única equipe que trocou seus pilotos por causa de um inesperado acidente, Robert Kubica com bons tempos nos treinos classificatórios e um estilo de pilotagem extremamente técnico foi o ponto forte da escuderia em 2010. Quase sempre andando entre os primeiros colocados era esperado que andasse ainda melhor em 2011, com um carro ainda mais rápido. Havia sido o mais rápido na primeira semana de testes, mas teve a infelicidade de sofrer um grave acidente em uma corrida de rali que comprometeu sua temporada. Agora tanto o piloto como a equipe dependem da recuperação do polonês que pelo visto não se dará neste ano. Mas caso se recupere Kubica tem sua vaga garantida na Renault. O único problema é se depois que se recuperar o polonês irá escolher a Renault como equipe para guiar, já que Ferrari e Red Bull parecem ter suas duplas ameaçadas para 2012.
   Nick Heidfeld foi companheiro de Robert Kubica na Sauber por mais de três temporadas. Em 2007 e 2009 venceu o duelo, mas foi fatalmente superado em 2008 e até o momento não segue os mesmos passos de Kubica na Renault. Anda muito próximo de Petrov, não surpreende nos treinos e apesar do pódio na Malásia não parece estar agradando a equipe. Caso Kubica se recupere e opte em voltar a correr na Renault, será difícil Heidfeld permanecer em seu lugar. Há quem diga que a Renault vive uma grande crise financeira e terá que vender suas duas vagas no próximo ano, deixando Bruno Senna e Vitaly Petrov como pilotos titulares. Outros desmentem e creem que Heidfeld e Kubica como companheiros em 2012 pode ser um sonho alcançado. Não é o que dizem os patrocinadores.
   Williams - Hülkenberg contra Maldonado: Tanto Pastor Maldonado como Nico Hülkenberg foram campeões na GP2. Mas não demonstram a mesma fama na Fórmula 1. Hülkenberg teve sua chance em 2010. Começou muito mal a temporada, mas conseguiu evoluir na fase europeia e junto com a equipe terminou o ano com alguns aplausos e poucas críticas. Mas a falta de dinheiro dos dois lados não permitiu que ele seguisse como piloto titular em 2011. Agora como piloto reserva da Force India impressiona nos tempos nos treinos de sexta-feira e muitos já citam a possibilidade de em um futuro próximo ele correr na escuderia indiana como piloto titular ou até mesmo brigar por uma vaga na Mercedes, que insiste em investir em pilotos alemães.
   Em seu lugar na Williams entra Pastor Maldonado que como Hülkenberg começou muito mal, mas promete evoluir junto com o carro. O estilo agressivo de Maldonado é mais distante do de seu companheiro de equipe Rubens Barrichello, mas a escuderia inglesa promete confirmar sua presença no cock-pit até o fim do contrato, em 2015, quando o time já não espera mais depender de seus patrocínios. 
   Force India - Liuzzi contra Di Resta: A Force India parece ter trocado 6 por meia-dúzia. Depois dos altos e baixos de Liuzzi em 2009 e 2010 a equipe agora conta com o escocês Paul di Resta, campeão da DTM no último ano. O atual piloto se mostrou rápido, mas isso não é suficiente pelo limitado carro que tem nas mãos. Dependendo das estratégias da equipe, Di Resta não vem impressionando nem um pouco, andando próximo, mas sempre atrás de Sutil na classificação, o escocês torce para que a situação da equipe indiana melhore ou a equipe será obrigada a trocá-lo por Nico Hülkenberg que faz bons tempos nos treinos de sexta. 
   Sauber - De la Rosa contra Pérez: Sérgio Pérez parece ter sido a salvação para a equipe Sauber. Ameaçada de fechar ou ser posta à venda a escuderia suíça clamava por um patrocinador de peso, como a Tell Mex para tirar a equipe do "vermelho". A solução financeira chegou, e em troca a escuderia deve deixar o mexicano Pérez correr em seu segundo carro, o que não é um mal sinal. Apesar dos muitos erros o rendimento de Pérez no início de 2011 não é muito diferente do de Pedro de la Rosa em 2010. Este por sua vez, fez o possível com um carro limitado, mas nem o 7º lugar no Grande Prêmio da Hungria foram suficientes para tapar o buraco de sua falta de patrocínios. Com o bom rendimento de Kobayashi é natural que o time suíço siga com Pérez em 2012.
   Virgin - Di Grassi contra D´Ambrosio: Uma das vagas menos desejadas na atual Fórmula 1 é a de segundo piloto na equipe Marussia Virgin. Depois do fiasco em 2010, o time parece estar ainda pior em 2011, distante da Lotus e ameaçada nos treinos pela equipe Hispania. Di Grassi fez o possível em 2010, e deixou seu lugar para o belga D'Ambrosio que mostra o mesmo rendimento fraco. Nenhum dos dois é citado para correr em 2012, não se sabe nem ao certo se a equipe irá durar até lá. 
   Hispania - Bruno Senna contra Vitantonio Liuzzi: Depois de fazer o possível em 2010, Bruno Senna deixou sua vaga de piloto titular na Hispania para ser piloto de testes na Renault. Muitos dizem que não mudou muito. Mesmo não entrando na pista essa temporada ele não pode dizer que decaiu em comparação à 2010, onde esteve em uma das piores e mais pobres equipes da história da Fórmula 1. Agora, pelo menos, ele tem maiores esperanças para 2012.
   Liuzzi foi chamado às pressas para completar o pior time da categoria. Seu lugar não é garantido até o final da temporada, mas o italiano faz o possível para seguir correndo, é muito provável que em 2012 ele volte a ser piloto reserva de uma equipe pequena. Há quem diga que nem isso.
   Hispania - Karun Chandhok contra Narain Karthikeyan: A Índia vai ter que esperar mais um pouco para ter um piloto realmente bom na Fórmula 1. Tanto o jovem Karun Chandhok quanto o rico Narain Karthikeyan foram considerados os piores pilotos a correr na Fórmula 1 nas duas últimas temporadas. Chandhok teve sua chance em 2010, mas em nenhuma das dez corridas que disputou fez algo além de tomar voltas de quase todo o grid. Sem dinheiro e sem talento seu futuro na categoria é incerto, agora como piloto de testes da Lotus pode estar deixando o ciclo em breve. 
   Karthikeyan teve uma breve passagem pela equipe Jordan em 2005, até essa falir completamente. Agora volta a correr com o mesmo patrocínio, e novamente tem um rendimento fraco. Seu ritmo nas pistas sugere que ele gaste seu dinheiro com outras coisas.

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