quarta-feira, 11 de maio de 2011

Campeonato após 4 corridas: Vettel dispara na liderança do campeonato

    Estratégias se tornam única forma de deter Vettel: Após 4 pole-positons, 3 vitórias e 1 segundo lugar em 4 corridas Sebastian Vettel confirma seu domínio na temporada 2011. O alemão mostrou que a boa fase não é apenas passageira. Sem cometer erros nas pistas ou nos boxes e andando no limite com o melhor carro, não há como superá-lo. Até agora o único que conseguiu o brilhante feito foi Lewis Hamilton, com o potente motor mercedes da McLaren em Xangai e uma estratégia ousada. O inglês foi o único até o momento a desbancar o líder do mundial em 2011. Mas mesmo Hamilton não teve a menor chance no Grande Prêmio da Turquia. Pelo visto a estratégia em número de paradas para troca de pneus foi o primeiro e até agora única maneira de superar o alemão. Não se sabe quando ocorrerá novamente.
   Hamilton e Webber brigam pelo 2º lugar: Sem chances de alcançar Vettel no mundial de pilotos, Hamilton se aproveita dos poucos erros de Mark Webber para disputar o 2º lugar no mundial. O australiano não foi bem nas duas primeiras corridas da temporada, mas se recuperou na China e Turquia, ainda está atrás de Vettel, mas só o fato de estar na melhor equipe da temporada já faz dele o segundo piloto a ser batido, favorito ao vice-campeonato, isso se a equipe continuar dominando. Hamilton, por outro lado começou bem, foi segundo na Austrália, cometeu erros bobos na Malásia, venceu na China, mas parece ter perdido o embalo na Turquia. A McLaren já se vê ameaçada por Ferrari e Mercedes que recuperam o fôlego depois de um péssimo início de temporada. Hamilton terá que dar tudo de si e ainda torcer para o carro não decair ainda mais, isso tudo ainda para brigar pelo 2º lugar no mundial de pilotos.
   Mercedes e Ferrari voltam a incomodar: Com dinheiro sobrando, Ferrai e Mercedes finalmente começam a ter os resultados esperados. A Mercedes foi a surpresa na China, enquanto a Ferrari levou Alonso ao pódio na Turquia. As duas equipes ainda têm muito o que evoluir, e corrigir. No caso da Mercedes a equipe perde rendimento no decorrer da corrida, e Michael Schumacher ainda não está tão bem adaptado ao carro. Enquanto a Ferrari tem um ritmo fraco nos treinos de classificação e péssimas estratégias nas corridas. Se esses erros forem corrigidos as escuderias têm a possibilidade de brigar com a McLaren e incomodar a líder Red Bull.
   Equipes médias voltam ao seu lugar: Renault, Sauber, Force India e Toro Rosso começaram impressionando, se aproveitando da má fase das adversárias para andar entre os dez primeiros. Mas com o decorrer da temporada aos poucos as equipes ricas vão corrigindo seus erros e melhorando seus carros. Sem dinheiro para evoluir as equipes médias aos poucos começam a decair. A Renault já se vê longe do pódio. Sauber e Toro Rosso tem apenas um piloto forte. Force India já está duas corridas sem pontuar. Enquanto a Williams evolui a cada corrida e já começa a se aproximar do ritmo que tinha no final da temporada 2010. É esperado que a atual temporada se assemelhe e muito com o último ano.
   Corridas com disputas emocionantes por posições: Tanto na China como na Turquia se viu disputas espetaculares por posições. Finalmente kers e asa móvel começam a ter o efeito esperado, a categoria volta a ficar emocionante, apesar dos campeonatos de pilotos e construtores não terem a mínima graça esse ano. 
   


Nenhum comentário: