segunda-feira, 9 de maio de 2011

Red Bull domina na Turquia e Vettel vence a terceira no ano

    Depois de três semanas o ciclo da Fórmula 1 volta à ativa. Agora na Turquia iniciando a primeira parte da fase europeia. Para a quarta etapa do campeonato muitas equipes mostraram atualizações no carro, e conseguiram uma pequena evolução em relação às três primeiras corridas. O traçado de Istambul e as altas temperaturas exigiram e muito dos pneus. Poupados inclusive nos treinos de classificação. Estes por sinal foram novamente dominados por Sebastian Vettel, a Red Bull mostrou um ótimo entrosamento com o circuito, e com uma única volta na parte final da classificação o alemão conseguiu garantir sua quarta pole-position na temporada. Também com uma única volta Mark Webber, companheiro de Vettel marcou o segundo tempo. A surpresa ficou por conta de Nico Rosberg, que superou os carros da McLaren e conseguiu a terceira posição no grid.
   A corrida começou com Vettel disparando na liderança, enquanto Rosberg ultrapassou Webber na largada assumindo o segundo lugar. Alonso, Hamilton e Button mostraram uma grande disputa pela quarta posição no início. Enquanto Felipe Massa com problemas na parte final do treino mostrou grande arrojo ao disputar posições com os carros da Renault, enquanto Pérez e Schumacher tiveram problemas logo no início tendo que trocar a asa dianteira de seus carros. O efeito da asa móvel novamente funcionou bem. E Mark Webber recuperou o segundo posto na quinta volta, mas ainda sem acompanhar o ritmo de Vettel. 
   O início de corrida mostrou muitas disputas dentro da mesma equipe, foi o caso de McLaren com Hamilton e Button; e Renault com Petrov e Heidfeld. Bom para os pilotos da Ferrari, Alonso se livrou dos carros da McLaren e assumiu o quarto posto, Massa das Renault, garantindo o sétimo lugar e ainda ultrapassando Lewis Hamilton antes da primeira parada. Mas nada adiantou, pois a equipe Ferrari fez questão de demorar mais no carro do piloto brasileiro, que perdeu a posição para Hamilton dentro dos boxes. Este ultrapassou seu companheiro de equipe, Jenson Button, último a fazer o primeiro pit-stop e que sofreu com o desgaste dos pneus. Depois da primeira troca, Fernando Alonso passou Nico Rosberg,se aproximou de Mark Webber e na volta 30 passou o australiano assumindo a segunda colocação. Começou a se aproximar de Vettel, mas depois que colocou pneus duros não teve o mesmo rendimento de antes, tomou o troco de Mark Webber na volta 52. Este fez a melhor volta da corrida, mas ainda cruzou a linha de chegada longe de seu companheiro de equipe. Vettel sem cometer um único erro ganhou mais uma corrida sem dificuldades. Webber cruzou em segundo comprovando o domínio da equipe Red Bull, Alonso chegou em terceiro, marcando o primeiro pódio da equipe Ferrari na temporada.
   Mais atrás Hamilton teve problemas nos pits, mas ainda assim conseguiu ultrapassar Rosberg, cada vez mais lento com seu limitado Mercedes, ele foi ultrapassado também por Felipe Massa, mas novamente a Ferrari tirou a posição do piloto brasileiro com uma péssima parada nos boxes. Button tentou uma parada a menos, pulou para quarto, mas o incrível desgaste de pneus na pista turca deixaram o inglês mal calçado, com problemas o piloto da McLaren foi ultrapassado por seu companheiro de equipe e depois ainda perdeu a quinta posição para Rosberg. Hamilton cruzou em quarto, Rosberg em quinto e Button em sexto. 
   A equipe Renault se aproveitou dos erros de Michael Schumacher, e das paradas de Felipe Massa para colocar seus carros em sétimo e oitavo, realmente o time não tem o mesmo rendimento das duas primeiras corridas, mas tem sido ao lado da Red Bull a escuderia a menos cometer erros, e merece todos os pontos até aqui conquistados. Buémi com a Toro Rosso cruzou em nono e Kobayashi com a Sauber em décimo. Ambos vem dando um show em relação aos seus companheiros de equipe. Felipe Massa terminou a corrida em 11º, reclamando ter perdido de 5 a 7 posições pelas falhas da equipe. Schumacher cruzou em 12º admitindo estar em péssima fase como piloto. O brasileiro Rubens Barrichello fez uma primeira metade de corrida muito bem com as atualizações de sua Williams, mas problemas no kers e grande desgaste dos pneus o fizeram perder várias posições, sendo ultrapassado aos poucos na pista e nos boxes. Caiu de 9º para 16º, com o abandono de Paul di Resta recuperou uma posição e cruzou em 15º ainda sem pontuar na temporada.







Paradas

1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:30:17.558
56 voltas
4


2
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+8.807

4


3
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+10.075

4


4
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
+40.232

4


5
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+47.539

4


6
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+59.431

3


7
Nick HEIDFELD
Renault
ALE
+1:00.857

4


8
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+1:08.168

4


9
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1:09.300

3


10
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1:18.000

3


11
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+1.19.800

4


12
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+1 volta

4


13
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta

3


14
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1 volta

4


15
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1 volta

3


16
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+1 volta

4


17
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
+1 volta

4


18
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+1 volta

3


19
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+2 voltas

3


20
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+2 voltas

2


21
Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND
+3 voltas

3


22
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
+5 voltas

4



Não completaram, número de voltas:


Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
14

4




Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
não largou














Melhor volta






Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

1:29.703
volta 48





Nenhum comentário: