quarta-feira, 20 de abril de 2011

Hamilton desbanca Vettel e vence na China

    Depois de 4 vitórias seguidas Sebastian Vettel finalmente termina uma corrida sem vencer. No Grande Prêmio da China, terceira prova da temporada, o atual campeão e líder do mundial 2011 largou na liderança, e parecia que dominaria novamente, pois esteve o fim de semana inteiro na frente. Porém, nem tudo saiu como o piloto esperava, com um carro sem velocidade em reta ele foi superado na largada pelos carros da McLaren, mesmo sendo mais rápido não conseguia ultrapassá-los, o kers da Red Bull ainda não está funcionando como deveria e a equipe preferiu não arriscar. Com isso Vettel perdeu muito tempo no início da prova atrás da McLaren de Jenson Button.
   Depois da primeira parada para troca de pneus ele voltou com pista livre, para acelerar ao máximo. Foi o que fez, mas novamente apareceu uma pedra no caminho, os pneus da equipe Red Bull parecem se desgastarem mais rápido que das equipes adversárias. Mesmo com pneus duros no fim ele foi superado pelo inglês da McLaren Lewis Hamilton, que com uma parada a mais e o kers funcionando bem, pôde sem dificuldades ultrapassar o líder do mundial. Depois de quase duas voltas colado no piloto da Red Bull, ele finalmente conseguiu a ultrapassagem em um descuido de Vettel a cinco voltas do fim. Sem um único problema durante a corrida toda, o "reclamão" Hamilton fez as pazes com sua equipe e teve uma vitória merecida por nenhum dos dois lados cometer erros. Vettel chegou em segundo e ainda lidera o campeonato com folga. 
   O Destaque ficou para Mark Webber, companheiro de Vettel, enquanto este era aplaudido na pista, Webber passou o fim de semana inteiro com problemas no kers, largou apenas em 18º. Agressivo, arrojado e técnico fez uma estratégia perfeita e nas últimas voltas, com pneus macios fez uma fila de ultrapassagens. Cruzou em terceiro e no fim foi mais aplaudido que Vettel. Jenson Button companheiro de Hamilton teve um bom desempenho, mas uma parada desastrosa nos boxes acabou lhe tirando o pódio. Nico Rosberg, uma das surpresas da corrida , chegou a liderar algumas voltas e andou, grande parte da corrida, de igual com os carros da McLaren. Mas no fim perdeu o embalo, o quinto lugar ficou de ótimo tamanho para o alemão. Felipe Massa com a Ferrari fez uma boa corrida, mas não escondeu a frustração com o carro limitadíssimo. Depois de uma boa largada acompanhou os líderes de perto, mas uma estratégia furada, e um péssimo rendimento com os pneus duros comprometeram sua corrida. O piloto exigi evolução imediata do carro. 
   Alonso e Schumacher completaram o grupo dos oito primeiros. Os dois pilotos tem algo em comum, depois de uma pré-temporada de promessas e das duas primeiras corridas de reclamações com seus carros, eles fizeram um papel de coadjuvantes em suas equipes no Grande Prêmio da China. Enquanto Alonso acompanhou Massa de perto, Schumacher nem ao menos se aproximou de Rosberg, teve uma classificação ruim e um ritmo de corrida longe dos líderes. Ao menos os dois mostraram um duelo acirrado pelo sétimo lugar, no qual Fernando Alonso saiu vencendo e garantiu mais seis pontos no campeonato, muito pouco para quem prometia lutar pelo título este ano. Schumacher completou em oitavo.
   Completando a zona de pontuação vem Vitaly Petrov com a Renault e Kamui Kobayashi com a Sauber, ambos foram os destaques de suas equipes, por outro lado Nick Heidfeld e Sérgio Pérez apenas decepcionaram. Force India e Toro Rosso contaram com a potência de seus motores para conseguir uma boa classificação para seus pilotos. Mas nas duas equipes o fato de serem times pequenos acabou evitando com que ambas pontuassem, com estratégias ruins, problemas nos boxes por parte da equipe e erros bobos por parte dos pilotos nenhum dos times conseguiu tirar proveito da terceira prova do mundial, aquela que poderia mais favorecer as duas equipes. 
   Os pilotos da Williams finalmente conseguiram terminar uma corrida, mas com problemas nas atualizações do carro, o time preferiu correr com o mesmo acerto das duas primeiras corridas e ficou evidente a falta de rendimento do carro azul e branco que prometia voltar a vencer esse ano. Rubens Barrichello promete grande evolução já para o Grande Prêmio da Turquia, de acordo com o piloto o time tende a crescer muito mais do que em 2010. Nas últimas posições a Lotus segue entusiasmada e rindo a toa. Seus pilotos não tem no momento a mínima chance de pontuar em condições normais de corrida. Mas a 16ª posição de Heikki Kovalainen dos 23 pilotos que terminaram a corrida foi motivo de grande festa no time. A MVR está cada vez pior, e vê até mesmo a fraquinha Hispania se aproximar. Ambas equipes estão no fundo do poço sem menor esperança de chegar a vencer na categoria.
   Em resumo foi a mais emocionante corrida das três já realizadas em 2011. Finalmente pode-se ver o efeito da asa-móvel e do kers. E já está provado o real rendimento das equipes. A Red Bull domina, tendo como principal rival a McLaren. Ferrari e Mercedes se aproveitam do dinheiro extra que entra pelo fato de serem montadoras e erram a vontade tentando evoluir, mas ainda sem chances de vencer. A Renault e o Grupo Lotus estavam falidos, mas juntas conseguem força para montar um time médio e chega até incomodar as grandes. Williams ainda procura acertar o carro para render como rendeu na pré-temporada e corre contra o tempo para evoluir. Sauber, Force India e Toro Rosso ainda correm por pontos e chegam a surpreender nos treinos. Lotus Team evoluiu enquanto MRV e Hispania podem estar fazendo a última temporada como equipes na Fórmula 1.

1
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
1:36:58.226
56 voltas




2
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
+5.198




3
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+7.555




4
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+10.000




5
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+13.448




6
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+15.840




7
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+30.622




8
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+31.206




9
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+57.404




10
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1:03.273




11
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1:08.757




12
Nick HEIDFELD
Renault
ALE
+1:12.739




13
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
+1:30.189




14
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1:30.671




15
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta




16
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+1 volta




17
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1 volta




18
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
+1 volta




19
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+1 volta




20
Jérôme D'AMBROSIO
Virgin Cosworth
BEL
+2 voltas




21
Timo GLOCK
Virgin Cosworth
ALE
+2 voltas




22
Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND
+2 voltas




23
Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
+2 voltas





Não completaram, número de voltas:

Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
11














Melhor volta







Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

1:38.993
volta 42




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