quarta-feira, 6 de abril de 2011

Grande Prêmio da Malásia deve mostrar real desempenho das equipes

   O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 é sempre muito elogiado. Desde 1996 abriu todas as temporadas da categoria, com exceções de 2006 e 2010. Teve diversos vencedores, e é considerado uma das corridas mais a parte. Porém nem tudo o que é mostrado no Grande Prêmio da Austrália é a realidade do que deve ocorrer durante a temporada. O fato de ser um circuito de rua de média velocidade e com bons pontos de ultrapassagem, faz com que algumas equipes se dêem melhor que outras, pelo simples fato de não exigir tanta velocidade, mas aerodinâmica e principalmente a peça que fica entre o volante e o banco, conhecida como "piloto". O fato de ser um circuito de rua exige que o melhor piloto seja aquele que cometa menos erros durante a corrida, tem pontos de baixa velocidade, pontos de média, e pontos de alta espalhados pelo traçado de Albert Park, o piloto que tiver um estilo de pilotagem a tal sorte de se adaptar a todos estes pontos acaba por se sair melhor.
   O fato de ser a primeira corrida também implica em não mostrar de fato a realidade. Em mais uma temporada de mudança de regras e de chassis, algumas equipes demoram mais do que outras para se adaptarem às novas condições. Principalmente equipes com pilotos novos, estes quase sempre são prejudicados por um fraco entrosamento com seu time, que só vem a ocorrer mais tarde no campeonato. Já, o Grande Prêmio da Malásia deve ser diferente em vários aspectos. Começando pela temperatura do circuito, quase sempre o dobro do apresentado na Austrália. O circuito abrasivo também desgasta muito mais os pneus, o que faz com que ocorram mais erros, e quanto mais erros o piloto comete mais ele desgasta os pneus criando um ciclo de desgaste o que deve separar os pilotos de 2, 3 e 4 paradas. O traçado com retas longas e curvas travadas também não permite que equipes sem uma boa aerodinâmica andem entre os primeiros. Os motores são os mais castigados, as equipes com carros de baixa confiabilidade dificilmente vencem em Sepang, pois seus carros perdem muito ritmo durante a corrida.
   Este estilo de circuito é o mais apresentado durante toda a temporada. Considerado um circuito misto de média e alta velocidade. O que ocorrer na Malásia deve se repetir durante os demais circuitos mistos. À não ser é lógico que chova, neste caso, viraria uma corrida a parte como em 2009. Para as demais corridas muitas equipes podem mexer na aerodinâmica, copiar o chassi das concorrentes, exigir que seus pilotos evoluam. Porém poucas são as que têm êxito, e estas ainda tem uma evolução lenta. Até a próxima corrida a única certeza que se tem é o forte rendimento da equipe Red Bull, mas qual equipe realmente evoluiu da última temporada, qual o real desgaste dos pneus, como a asa móvel e o kers se comportam em circuitos mistos são ainda incógnitas.

Um comentário:

Marcelonso disse...

Estevis,

Ainda não creio que essa corrida consiga revelar tudo, ainda mais com a chuva anunciada.

Só a partir da europa é que as cartas estarão na mesa, penso eu!

abs