segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vettel domina e vence de ponta-ponta o Grande Prêmio da Malásia

   As altas temperaturas nos treinos e a ameaça de chuva na corrida não abalaram o ritmo da equipe Red Bull que dominou mais um fim de semana de corrida. Começando pelos ótimos tempos de Mark Webber nos treinos livres superando a principal concorrente, McLaren. Depois mais uma pole-position de Sebastian Vettel, a quinta nas últimas seis corridas. Este largou disparando na ponta, e sem dificuldades levou seu carro à mais uma vitória, quarta seguida dele na categoria. O alemão dispara na pontuação do campeonato com quase o dobro de pontos do segundo colocado, o inglês Jenson Button com a McLaren que apesar de ter um rendimento fraco foi o adversário rápido que menos cometeu erros. Nick Heidfeld confirmou o bom ritmo da Renault, se intrometendo entre os carros de ponta, também não cometeu erros e garantiu o terceiro lugar a frente do australiano Mark Webber, quarto colocado. 
   Os pilotos da Ferrari mostraram um rendimento muito melhor do que o apresentado na Austrália, com um carro mais firme e muito mais rápido, Massa e Alonso ainda pagaram pelos erros da equipe. Com paradas muito mais demoradas que os adversários, os pilotos perderam a chance de brigar pelo pódio, no fim Alonso ainda foi penalizado por um toque com o inglês Lewis Hamilton, e ficou com a sexta posição. Massa teve mais sorte, com boas ultrapassagens e disputas conseguiu o quinto lugar, mas também com um gostinho de "poderia ser melhor". Hamilton penalizado ficou apenas com a oitava posição e exigiu uma evolução do carro para a próxima etapa. Com a punição de Hamilton, Kamui Kobayashi conseguiu a sétima posição, e desta vez sem punição, celebrou a boa performance do carro da Sauber.
   Boa performance foi o que faltou no carro da Mercedes, mesmo com uma boa estratégia Schumacher que largou em 11º, terminou apenas em 9º, uma das posições ganhas foi de seu companheiro de equipe Nico Rosberg, e a outra foi de Vitaly Petrov que abandonou a quatro voltas do fim. Paul di Resta com o carro da Force India completou o grupo dos pontuáveis. Das demais equipes o destaque ficou por conta do terrível rendimento e confiabilidade do carro da Williams, que chegou a deixar os próprios pilotos chocados. Rubens Barrichello admitiu que esperava um início de temporada muito melhor. Mas ainda crê que o novo carro é bem superior em relação ao seu antecessor, a equipe planeja rever a caixa de câmbio e instalar uma nova saída de ar. A equipe Hispania que finalmente conseguiu por seus dois carros no grid também fez uma corrida vergonhosa. Com péssima confiabilidade Karthikeyan e Liuzzi foram os pilotos que menos andaram e mais tiveram problemas no carro durante todo o fim de semana. 
   Em resumo, a corrida não teve a menor graça sem a chuva, os poucos pingos não trouxeram emoção alguma. As maiores trocas de posições ocorreram durante as paradas para troca de pneus, e a Fórmula 1 caminha para mais uma temporada monótona com muitas promessas e poucas realizações, caso ocorra alguma disputa no campeonato, ela deve ocorrer nos pontos e não nas corridas. Kers e asa móvel até agora mais atrapalharam do que ajudaram as equipes, que ainda exigem um maior orçamento para prosseguir neste espetáculo sem emoção.


1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:37:39.832
56 voltas


2
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+3.261




3
Nick HEIDFELD
Renault
ALE
+25.075




4
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+26.384




5
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+36.958




6
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+57.248
P


+20s

7
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1:07.239




8
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
+1:09.957
P


+20s

9
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
+1:24.896




10
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1:31.563




11
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1:45.000




12
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
+1 volta




13
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1 volta




14
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+1 volta




15
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
+1 volta




16
Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
+2 voltas




17
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+4 voltas
NC





 
Não completaram, número de voltas:

Vitantonio LIUZZI
Hispania Cosworth
ITA
47




Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
43




Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
32




Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
24




Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
23




Narain KARTHIKEYAN
Hispania Cosworth
IND
15




Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
9











Melhor volta






Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

1:40.571
volta 46



Nenhum comentário: