segunda-feira, 28 de março de 2011

Vettel domina Grande Prêmio da Austrália

   Finalmente começou a temporada 2011 de Fórmula1. Logo nos primeiros treinos se confirmou o dominou da escuderia Red Bull, seguida pela extraordinária evolução da equipe McLaren. Vettel conseguiu uma pole com folga, ao seu lado no grid Lewis Hamilton. Na segunda fila a outra Red Bull, do piloto da casa Mark Webber ao lado da outra McLaren, de Jenson Button, mostrando o domínio dessas duas equipes. Decepções no treino classificatório ficaram por conta das equipes Williams, que teve seu melhor piloto no grid largando apenas em 15º, e a equipe Hispania que ficou de fora da corrida pelo fato de seus dois pilotos ficarem com tempos acima dos 107% do pole-position. A corrida começou mostrando o que vem por aí, com muitas disputas e brigas por posições nas duas primeiras voltas. As ultrapassagens se mostraram mais fáceis, os erros também: Schumacher bateu na primeira volta, Rubens Barrichello saiu da pista na terceira curva e bateu com Rosberg no mesmo ponto na volta 24. Jenson Button que largou mal, ao tentar se recuperar cortou a pista ao passar Felipe Massa, sendo penalizado. Os pit-stops também aumentaram, em média de 2 a 3 durante toda a corrida. 
    Voltando a falar do líder, Sebastian Vettel dominou de ponta a ponta, conseguindo sua terceira vitória seguida na categoria e começando a temporada confirmando seu favoritismo. Lewis Hamilton, único piloto a acompanhar o ritmo do alemão, terminou em segundo. Vitaly Petrov confirmou seu amadurecimento e a evolução da Renault, sem cometer erros terminou a corrida em 3º subindo pela primeira vez na carreira ao pódio. Fernando Alonso com a Ferrari largou em 5º, perdeu algumas posições na largada, se recuperou, mas novamente foi bloqueado por Petrov, terminando na 4ª posição. Mark Webber, piloto da casa, teve uma má estratégia e um ritmo de corrida longe de seu companheiro de equipe Sebastian Vettel, terminou a corrida apenas em 5º, péssimo resultado para quem tem o melhor carro e corria em casa. Jenson Button mesmo com a má largada e a punição por cortar a pista, se recuperou bem e terminou em sexto. Sergio Pérez e Kamui Kobayashi com a Sauber terminaram respectivamente em 7º e 8º, mas foram penalizados e banidos da corrida após a vistoria, que ocorre após todo Grande Prêmio, e que acusou o carro dos dois pilotos de estar com peso abaixo do aceitável e traseira irregular. 
   Com isso Felipe Massa que havia terminado apenas em nono, subiu para a 7ª posição. Sebastien Buémi com a Toro Rosso subiu para oitavo. Os pilotos da Force India, Adrian Sutil e Paul di Resta, que em momento algum mostraram um carro rápido, mas sim muito confiável, terminaram respectivamente em 9º e 10º completando a lista de pilotos a pontuar na primeira prova. Mercedes e Williams tiveram seus dois pilotos fora da corrida. Na Mercedes Schumacher que se encheu de promessas na pré-temporada, saiu apenas em 11º, caiu para último com um pneu estourado na primeira volta, sem ritmo de corrida e com o carro ainda danificado preferiu abandonar. Já Rosberg, largou em 7º, e vinha fazendo uma corrida limpa, mantendo-se na zona de pontuação até ser tocado por Rubens Barrichello e com problemas no radia-dor, também abandonou. Rubinho vinha fazendo uma boa corrida após um erro bobo na classificação, quando tocou em Rosberg, caiu para 15º, foi penalizado, e com o carro danificado abandonou mais tarde. Seu companheiro de equipe Pastor Maldonado, fez uma estreia vergonhosa, indo muito mal nos treinos e abandonando a corrida depois de nove voltas com problemas no câmbio. Ambas equipes esperam finalmente fazer uma boa corrida na Malásia, onde além delas a Ferrari também promete andar melhor, mas até o momento uma verdade se confirma: Sebastian Vettel é de longe o favorito para o bi-campeonato.  
1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE

1:29:30.259
 58 voltas





2
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING

+22.297






3
Vitaly PETROV
Renault
RUS

+30.560






4
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP

+31.772






5
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS

+38.171






6
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING

+54.300






7
Felipe MASSA
Ferrari
BRA

+1 volta






8
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI

+1 volta






9
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE

+1 volta






10
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC

+1 volta






11
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP

+1 volta






12
Nick HEIDFELD
Renault
ALE

+1 volta






13
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA

+2 voltas






14
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL

+3 voltas







Não completaram/número de voltas:

Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE

50
Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA

49
Nico ROSBERG
Mercedes
ALE

22
Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN

19
Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE

19
Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN

10
Sergio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX

excluído
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP

excluído


Melhor volta






Felipe MASSA
Ferrari
BRA

1:28.947
volta 55

Nenhum comentário: