quinta-feira, 24 de março de 2011

Saindo de 2010...Entrando em 2011: Renault

A Equipe
Estreia na categoria: Grande Prêmio da Inglaterra de 1977
GPs: 284
Vitórias: 35
Poles: 51
Títulos de pilotos: 2
Títulos de construtores: 2
    Desde de 2006 a equipe Renault não sabe o que é disputar um título de Fórmula 1. Depois da era 2005/2006 a escuderia voltou a ser o que era, sempre no pelotão intermediário, com um piloto incomodando os líderes e outro brigando por poucos pontos. É o famoso perfil de uma equipe com determinação de equipe grande, porém sem dinheiro para vencer constantemente. A boa fase da escuderia em 2010 diante da crise financeira mandou para longe os boatos de que a equipe estaria à venda. Em 2011 essa crise não existe mais, com o casamento com o Grupo Lotus, a equipe segue firme para mais uma boa temporada. O gravíssimo acidente com Robert Kubica no início dos testes realmente abalou muito as esperanças de vitória do time. Mas a rápida adaptação de Nick Heidfeld que ocupa seu posto como primeiro piloto da equipe, renova a fé de conseguir bons resultados neste ano. Sempre próxima das grandes durante todos os testes, os pilotos admitem que não têm carro para vencer. Mas, esperam sim, fazer um ano conscistente, talvez até melhor que em 2010.
Pilotos
9.Nick Heidfeld
Nacionalidade: Alemão
Idade: 33 anos (10/05/1977)
Estreia na F1: Grande Prêmio da Austrália de 2000 (Prost)
GPs: 171
Vitórias: 0
Poles: 1
Pódios: 12
Pontos: 223
   Sempre correndo em equipes médias, a falta do patrocínio da BMW lhe custou caro em 2010, onde não iniciou a temporada como piloto titular. Já havia aceitado o fato de ter que correr mais um ano como terceiro piloto, quando o acidente de seu ex-companheiro de equipe, Robert Kubica, caiu como uma luva para seu retorno. Único substituto à altura de Kubica que ainda estava sem vaga, foi chamado às pressas pela equipe Renault para ocupar seu lugar em 2011. Em pouco tempo de testes já superou seu companheiro de equipe Vitaly Petrov e impressionou a equipe com suas voltas rápidas. Vê neste ano a possibilidade de recomeçar na categoria. Se mostrar trabalho e a Renault se livrar da crise definitivamente, pode ter uma vaga permanente no time. 
10.Vitaly Petrov
Nacionalidade: Russo
Idade: 26 anos (08/09/1984)
Estreia na F1: Grande Prêmio do Bahrein de 2010 (Renault)
GPs: 19
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios: 0
Pontos: 27
   O sexto lugar no Grande Prêmio de Abu Dhabi no fim da temporada de 2010, à frente de ninguém menos que Fernando Alonso, pode ter sido o único motivo que a equipe encontrou como desculpa de mantê-lo como piloto titular em 2011. Por trás disso está um patrocínio milhonário que nem a equipe e muito menos o piloto querem admitir, longe de Kubica nos testes ele andou também atrás de seu novo companheiro Nick Heidfeld e até do piloto reserva Bruno Senna. É a solução financeira e ao mesmo tempo a pedra no sapato para uma equipe que pretende evoluir. Se o casamento entre Renault e Lotus realmente der o resultado esperado, então seus dias na equipe estão contados.

Nenhum comentário: