quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O porquê de Schumacher não ter ido bem em 2010

Não foi o único a voltar:
   Muitos pilotos inclusive campeões mundiais como Niki Lauda, Alain Prost e Nigel Mansell cansaram de correr e decidiram por fim voltar. Todos ao voltar já não tinham mais a mesma boa forma de antes. Mas alguns ainda conseguiram se consagrar campeões. Como Lauda por meio ponto em 1984 e Prost em 1993. Ambos tinham de longe o melhor carro da temporada e levaram vantagens sobre seus companheiros. No caso de Lauda, Prost dominou a temporada de 84, mas Lauda se mostrou astuto e paciente e por meio ponto conquistou o título. Já  em 1993 Prost não teve dificuldades em superar um companheiro estreante na categoria. Já Nigel Mansell mesmo vencendo uma corrida em 1994, esteve longe de voltar à ser o que era e seu retorno assim como o de Schumacher só serviu para sujar sua imagem de campeão. Schumacher ainda não deu indícios de quanto irá parar de vez, mas uma coisa é certa até agora: o alemão não fez algo muito útil para sua imagem como piloto.
Bom piloto ou fora de sério:  
   Como Schumacher ficou devendo em seu primeiro ano de retorno, uma dúvida ficou no ar. Será mesmo que o alemão é mesmo um piloto fora de sério, ou simplesmente um bom piloto com grandes conquistas. Quem acompanha a Fórmula 1 sabe bem a resposta para está pergunta. Schumacher chegou na categoria quando ainda corriam pilotos arrojados como Ayrton Senna, Nigel Mansell e Nelson Piquet. Schumacher começou em equipes pobres (Jordan) e exigentes (Benetton) então teve que se adaptar rapidamente à um bom estilo de pilotagem para garantir sua vaga. Aos poucos sua equipe foi crescendo, as adversárias foram decaindo e os grandes concorrentes foram parando. Primeiro Piquet, depois Mansell, em seguida Patrese e Berger deixaram suas equipes grandes, depois Prost e por fim a morte de Ayrton Senna. Dessa maneira Schumacher passou a ser o único piloto arrojado a ficar na categoria, competidores experientes, porém técnicos como Hill e Alesi não eram páreos para o alemão, tinham que ter um carro mais competitivo, o que não ocorreu em 1994 e nem em 1995, por melhor que fossem suas equipes, eles eram apenas mais uma peça, enquanto Schumacher tinha toda sua equipe focada nele, ganhou dois títulos e a fama de bom piloto. Em 1996 trocou de equipe e já não tinha o melhor carro, ainda assim venceu corridas e disputou os títulos de 1997 e 1998. Em 1999 voltou à ter o carro mais forte, mas um fortíssimo acidente o fez abandonar as chances de título. 
   A partir de então a equipe Ferrari prometeu investir apenas no piloto alemão, com o carro mais rápido e tendo seu próprio companheiro correndo para ele, Schumacher conquistou mais 5 títulos, em dois deles teve seu companheiro de equipe como maior adversário. As explicações são simples, destas cinco temporadas, nenhum piloto ou equipe teve espaço o suficiente para evoluir dois anos seguidos, Williams e McLaren se revesavam na ambição de superar a Ferrari e acabavam apenas atrapalhando uma à outra. Enquanto a Williams não decidia qual seria seu primeiro piloto a McLaren teve a decadência de Hakkinen em 2000, e seu adeus em 2001. Raikkonen ainda era jovem na categoria e Coulthard jamais havia corrido como primeiro piloto, os motores BMW e Mercedes também não deram consistência suficiente enquanto o motor Ferrari não deu um único abandono. Tudo que Schumacher teve que fazer foi não errar, repetindo a técnica de concentração que os melhores pilotos usavam. Schumacher não precisou fazer nada demais, apenas acelerar. Muitos lhe deram o título de "sortudo" por estar na melhor equipe como primeiro piloto durante 5 anos, outros o classificaram como maior piloto da história por não cansar de vencer. Mas a maioria o classifica apenas como bom piloto de grande concentração. 
Antes de Sair: 
   Em 2005 algumas concorrentes decidiram parar de errar, o forte motor Mercedes da McLaren e o amortecedor de massa da Renault superaram o antigo modelo considerável insuperável da Ferrari. Schumacher ficou longe do título em 2005, e perdeu para o jovem Alonso em 2006, para voltar ao topo a Ferrari deveria mudar seu chassi e Schumacher deveria se readaptar, ao ver Alonso e Raikkonen cada vez melhores em outros times, preferiu anunciar a aposentadoria. Muitos dizem ter sido na hora certa, outros queriam vê-lo no pelotão intermediário, e ainda há aqueles que exigiram mais do piloto, ficou devendo aquela grande ultrapassagem, ou aquele super arque-rival. O piloto se justificou dizendo que depois de Hill, Villeneuve, Hakkinen e Raikkonen, não aguentaria disputar títulos com Alonso e que havia tido tudo o que queria da categoria.
Mercedes não repetiu a boa fase da Brawn GP:  
    Após o grande sucesso de sua antecessora na categoria, era esperado também que a equipe Mercedes brigasse por vitórias, porém o ritmo da nova equipe não se comparava com a das grandes adversárias. Começou longe de Ferrari, Red Bull e McLaren e depois começou a perder terreno para Renault e Williams. Schumacher não havia andado em equipe média desde os tempos de Benetton em 1991, então não há como comparar seu rendimento em 2010 com seu rendimento em suas conquistas de título.
Um companheiro ousado: 
Martin Brundle, Ricardo Patrese, Jos Verstappen, Jonnhy Herbert, Eddie Irvine e Rubens Barrichello, todos eles tiveram que correr como companheiros de Schumacher justamente quando a equipe investia no alemão, não tiveram as mesmas chances que o campeão. Já Felipe Massa teve a dificuldade de ser estreante na equipe, enquanto Schumacher ia para sua 11ª temporada sabendo o chassi do carro, mesmo que a equipe quisesse não andaria no mesmo ritmo. Já com Rosberg foi diferente. O jovem filho de campeão evolui na categoria a cada temporada e não poderia ser reprimido já que a equipe  não teve a mesma boa fase da Brawn em 2009 e precisa do talento do piloto. Schumacher sentiu em 2010 na pele o fato de ser segundo piloto.
Ameaçado dentro da própria equipe: Metralhado pela imprensa pelo desastroso começo de temporada  Schumacher foi protegido o tempo inteiro por sua equipe Mercedes. Essa esperava em troca pelo menos que o piloto conquistasse um pódio até o fim do ano. Mas Schumacher não evoluiu coisa alguma durante toda a temporada e com a boa fase de seu companheiro de equipe e de pilotos de equipes menores a própria equipe Mercedes ficou em dúvida se renovaria contrato com o piloto para 2011. No fim das contas acabou renovando com a promessa de evolução para o próximo ano. Mas Schumacher sabe que independentemente de seu histórico na categoria o que o manterá na equipe será seu talento daqui para a frente. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Voce se esquece que em 1992, na PRIMEIRA temporada completa de Schumacher, ele superou Senna, ficando em 3 no campeonato, com um carro que nao era melhor. (Apesar de ter um motor FORD mais novo, a Benetton nao andava mais q a McLaren e terminou o campeonato de construtores atrás desta). Entao nao vale dizer q ele só se destacou depois da morte do Senna. O proprio Senna admitiu que era muito dificil pilotar contra o Schumacher.
E também é bobagem falar que tudo o que ele fazia era acelerar. Ele sempre mostrou grande habilidade, por exemplo, nas Espanha em 1994, ele perdeu todas as marchas, exceto a quinta, e deu mais de quarenta voltas na quinta marcha apenas, sem perder muito ritmo com isso! Em 96 ele ganhou 3 corridas com um carro que era um lixo. Schumacher só teve o melhor carro em 3 temporadas (2 considerando o acidente de 99), e ganhou 7 titulos.
E também nao é verdade que ele nao evoluiu em 2010. No fim da temporada ele estava andando no mesmo ritmo ou mais rapido que o Rosberg.
Alem disso vc diz que Lauda tinha um carro muito melhor em 84, mas se era tao bom assim como foi que o Piquet conseguiu 9 poles em 16 corridas???

Estevis disse...

Realmente Schumacher, a partir de 1992 já começou forte na categoria, mas ainda assim era inexperiente se comparado Com Senna, Prost ou Mansell isso mostra o porquê de ter no período de 1992/1993 ter cometido grandes erros. Entre 1994 e 1998 quando não teve o melhor carro e ainda sim vencia provou que era um piloto fora do normal como eu disse, mas a partir daí já passou a ter o melhor carro, cada vez mais rápido até 2004. Mas entre essas temporadas os únicos pilotos com experiências de Campeões a competir com ele foram Hakkinen até 2001 ( que venceu o duelo em 1999 e perdeu por pouco em 2000) e Jacques Villeneuve que mal tinha um carro para brigar por vitórias. O que eu quis dizer foi que o comodismo do alemão o derrotou, em 2003 mesmo tendo de longe o melhor carro quase perdeu o título, em 2004 "brincou" de piloto perfeito-carro perfeito e sem dar espetáculo detonou os concorrentes. A partir dai já não teve o melhor carro e nem chances de disputar o título em 2005, e quando a Ferrari lhe deu novamente um carro vencedor em 2006 perdeu para a sensação do momento Fernando Alonso.
Em 1984 pole-position não significava melhor carro, pois a estratégia de corrida era diferente da do treino de classificação, um piloto podia ter o melhor carro por poucas voltas, mas não na corrida inteira. Por isso Piquet não foi o campeão em 1984 e nem Senna em 1986

Estevis disse...

Obrigado pelo comentário

Anônimo disse...

Bem amigos. è válido lembrar que a maioria das regras da Fórmula 1 mudaram apenas para desbancar a Ferrari e principalmente o Schumacher.
Ele pode ter participado de atitudes anti esportivas, mas não há de se questionar o talento dele. Talento que me refiro é estar na metade da corrida em 4º ou 5° colocado e ir lá "buscar" o pelotão de frente na habilidade, baixando volta pós volta, brigando bravamente até o último segundo de corrida (coisa que vi muitas vezes). De forma alguma desmereço outros pilotos, porém, se Michael conseguiu toda essa fama..não foi por nda..

Anônimo disse...

fracasso do schumacher= IDADE + CARRO(ESSA MERCEDES É DO NIVEL DA JORDAN DE 1991,CARRO QUE ELE FEZ APENAS 1 CORRIDA) E SEM FALAR DO GRID TÃO FORTE QUE ELE NUNCA ENFRENTOU NA VIDA. SOMADO TUDO ISSO = FRACASSO TOTAL.

Ruy disse...

Schumacher teve vantagem em 1994 pelo fato da Benetton ter desistido de investir no modelo B193 em Julho de 1993 de disputar o título de 93, já que eles perceberam que seria uma briga entre a Mclaren e Williams, e eles começaram a focar o carro B194 no novo regulamento de 1994 e aprontaram o carro antes de todo mundo, já Williams e Mclaren disputaram o título de 1993 até quase o final com carros diferentes (cheio de eletrônica)e por isto 95% da engenharia estava lutando pelo título em 1993, e por isto os seus carros se atrasaram e a Williams e Mclaren só estreiaram no meio do ano os seus novos carros. A partir daí começou a reação da Williams ajudada pelo motor Renault com 790 cavalos contra 750 do Ford. Já nos anos 2000 a Ferrari teve uma grande vantagem que era a exclusividade dos pneus Bridgestone, a Ferrari era a única equipe grande que podia usar este pneu, méritos do Todt a superioridade deste pneu era tamanha que a FIA teve que intervir obrigando um jogo de pneus durar mais, fazendo os resistentes Michelin crecerem perantes os ultra-hiper-rápidos Bridgestone.

Leandro disse...

Eu discordo da análise do anônimo que o Schumacher tinha o melhor carro só em 3 temporadas...O Schumacher tinha o melhor carro de corrida em 1994 e só não massacrou mais porque a FIA perseguia ele suspendendo ele de 2 corridas e desclassificando em outra, na realidade a FIA estava braba com as Benetton quando descobriram aqueles "soft" que segundo o Briatore não tinha "nenhuma função", já em 1995 o Schumy tinha o melhor carro com o Benetton-Renault, em 1999 de novo o melhor carro, o companheiro de Ferrari o Irvine mesmo sendo n°2 perdeu por apenas 2 pontos, depois que o Schumy se acidentou, em 2000-2004 foi sem dúvida o melhor F1 de todos os tempos, até o Rubinho foi 2 vezes vice..O Schumacher teve o melhor carro em 8 ocasiões e ganhou 7 vezes, logo um bom índice. Quanto ao fato do Lauda ser campeão em 1984, não há dúvida que os Mclaren tinham o melhor carro. Motivos Pneus Michelin muito superior ao Goodyear e Pirelli (só 3 equipes de ponta usavam estes pneus Renault, Brabham e Mclaren), outra vantagem dos Mclaren era a traseira que era em forma de Coca Cola inventada pelo J. Barnard, com isto havia uma grande melhoria da refrigeração dos pneus traseiros, gastando 30% menos que os concorrentes (aliás em 1985 todo mundo copiou este desenho traseiro da Mclaren),outra vantagem da Mclaren era o seu motor Porsche que era bem compacto, logo, melhor aerodinâmica, ou seja, ele foi feito para ter 1500 cilindradas, diferente dos grandalhões Renault EF4 (originário dos CH 2200 cilindrada) e dos BMW que eram originário de um motor 2000. Quanto ao fato do Piquet ter feito 9 poles, a explicação é a Potência do motor de treino da BMW que passava dos 1000 cavalos em 1984, estes motores BMW eram os Potentes da História, em 1986 chegaram a atingir 1500 cavalos. Já a Porsche não tinha motor de treino e usava o motor de corrida que dava apenas 750 cavalos. Ou seja, o melhor carro em 1984 disparado era o Mclaren, mas o carro mais rápido de treino era o Brabham do Piquet.