quarta-feira, 10 de março de 2010

Após quatro anos de ausência Sauber retorna à Fórmula 1 e já mostra trabalho às grandes


Estreia na fórmula1: 1993-2005/2010
Grandes prêmios disputados: 216
Modelo que será usado em 2010: C29
Motor: Ferrari
Vitórias na Fórmula1: 0
Pole Positions na Fórmula1: 0
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 0
Títulos de pilotos: 0
Título de construtores: 0
Pilotos atuais: 22.Pedro de la Rosa, 23.Kamui Kobayashi
Histórico na Fórmula 1: Na década de 90 muitas equipes tentaram ingressar na Fórmula 1, porém poucas tiveram sucesso e se mantiveram por mais tempo. A Sauber foi uma dessas, ingressou à categoria em 1993 correndo sem dinheiro algum, mas assustando equipes grandes. Depois de vários anos a equipe fundada pelo suíço Peter Sauber ganhou patrocínios, mas se manteve como equipe média. O suíço adora a categoria, porém seus investimentos na escuderia eram baixos. Mesmo correndo com motores Ferrari praticamente dados pela equipe vermelha, o time evoluia pouco de ano em ano, e as vezes até decaía.
   Em 2005 a equipe não renovou com a montadora que distribuía os motores e assim ficou mais fácil de ser vendida. Foi o que ocorreu, a montadora BMW desistiu de investir na equipe Williams e resolveu montar o próprio time. Tudo se encaichou e a equipe suíça foi vendida à montadora alemã. Com dinheiro a BMW investiu rápido na Fórmula 1 e logo já começou à vencer. Em 2009 arriscou tudo no dispositivo que parecia revolucionário batizado de "kers" para lutar pelo título. O novo recurso acabou não dando certo e a escuderia fez um ano ruim. Ao ver que não era fácil ser campeã na Fórmula 1 a BMW negociou a devolução da equipe para a Sauber. O time retorna em 2010, sem um único patrocinador, mas com experiência ganha de sua antecessora e que promete enfim se tornar equipe grande em breve.
O esperado para 2010: Na pré-temporada a nova Sauber começou disputando de igual com McLaren e Ferrari os melhores tempos nos testes. Porém a falta de dinheiro impediu a equipe de evoluir e melhorar seu modelo, o C29, as equipes grandes se distanciaram e outras como Red Bull, Mercedes e Williams à ultrapassaram. Enquanto a equipe não tiver patrocínios não conseguirá andar na frente, portanto é esperado que comece no pelotão intermediário, entre Force India e Toro Rosso. Se a equipe manterá a evolução da BMW ou voltará à se contentar com pontos, isso ainda não se sabe. Mas é bom esperar para ver      

Nenhum comentário: