segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

McLaren, a volta do "dream team"

Estréia na fórmula1: 1966
Grandes prêmios disputados: 666
Modelo que será usado em 2010: Mp4-25
Motor: Mercedes-Benz FO 108v
Vitórias na Fórmula1: 164
Pole Positions na Fórmula1:144
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 137
Títulos de pilotos: 12
Título de construtores: 8
Pilotos atuais: 1.JensonButton, 2.Lewis Hamilton

Histórico na Fórmula1 : A equipe McLaren é uma das veteranas na Fórmula 1. Perdendo apenas para a Ferrari no número de temporadas e de títulos, não sabe o que é passar dificuldades financeiras e esteve quase sempre entre as equipes mais fortes, consagrou pilotos lendários, como Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Alain Prost e Ayrton Senna. A equipe, porém, não vence um título de construtores desde 1998, teve pilotos fortes como Hakkinen, Raikkoen e Montoya, mas quase sempre ficava atrás dos carros vermelhos da Ferrari. Em 2007 pareceu encontrar a dupla perfeita com o bi-campeão Fernando Alonso e jovem e extraordinário Lewis Hamilton, parecia ser uma dupla para durar anos. 
   Mas houve o pior fato da história da equipe, o caso de espionagem de sua rival Ferrari, denunciada até pelo próprio piloto Fernando Alonso a equipe inglesa acabou sendo desclassificada do campeonato de construtores, e por um ponto nenhum dos dois pilotos acabou campeão. Em 2008, não teve a presença de Alonso e Hamilton como primeiro piloto convicto conseguiu o título de pilotos pelo mesmo um ponto que deixou de ser no ano anterior. A McLaren parecia retornar ao forte, mas com um segundo piloto que decepcionou como Heikki Kovalainen, a equipe acabou ficando longe do título de construtores.
   Em 2009 com o número 1 de volta ao carro prateado era esperada um novo domínio, agora por parte dos dois pilotos. Foi ai que a pior decepção, a equipe começou o ano de forma gramática, acabou apostando todas as fichas no dispositivo que parecia inovador chamado de kers e esqueceu de desenvolver uma boa aerodinâmica. Mesmo conquistando duas vitórias com Lewis Hamilton a equipe britânica não chegou nem perto de disputar o título. Agora tenta com uma dupla de campeões voltar aos tempos de "dream team" que obteve com Alain Prost e Ayrton Senna em 1988 e 1989, com o melhor carro e os melhores pilotos. 
O esperado da equipe para 2010: Para este ano a McLaren mostrou cedo suas intenções de título, foi uma das primeiras a apresentar o novo carro e como era de esperar deixou o kers de lado para desenvolver uma boa aerodinâmica. Os resultados parecem ter agradado a equipe, Hamilton e Button corresponderam à expectativa andando sempre com tempos baixos nos testes da Espanha. Em dois dias a equipe conquistou a melhor marca, agora é esperar para ver se os bons tempos nos circuitos espanhóis em temperaturas baixas, se repetem durante a temporada. Caso aconteça a equipe tem tudo para brilhar nos dois campeonatos e finalmente voltar a erguer a taça do título de construtores.       

Nenhum comentário: