segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jenson Button tenta provar que a temporada 2009 não foi um caso à parte


Número no Carro: 1
Nome: Jenson Button
Nascimento: 19/01/1980
Nacionalidade: Inglês
Estréia na Fórmula 1: 2000
Grandes Prêmios disputados: 170
Pontos ganhos: 327
Pódios: 24
PolePositions: 7
Voltas mais rápidas: 2
Vitórias: 4
Títulos: 1
Equipes pelas quais competiu: Williams, Benetton, Renault, BAR, Honda e Brawn-GP
Equipe pela qual competirá esta temporada: McLaren
Histórico: Button chegou cedo à Fórmula 1. Com 19 anos já estava testando um carro, aos vinte já era piloto titular. Começou apagado, passou por quatro equipes em quatro temporadas, sem conseguir se firmar até chegar à BAR em 2003, superou seu companheiro o ex-campeão Jacques Villeneuve, chegou a subir no pódio em 2004 e 2005, na Honda em 2006 passou a ser a nova aposta inglesa da Fórmula 1 em uma equipe rica e que prometia brigar pelo título. Venceu uma corrida, porém não chegou nem perto dos líderes do campeonato. Em 2007 veio a decaída, a equipe sem patrocínios caiu para as últimas posições do grid, Button ainda se esforçou e marcou alguns pontos. Já em 2008 voltou para o esquecimento, tinha agora um novo compatriota que passou a ser o queridinho de seu país. Em um carro fraco perdeu a vontade de correr e parecia quase encerrar a carreira quando a crise tomou conta de seu time. Foi ai que veio a inacreditável superação. Como as grandes equipes fizeram um ano negativo apostando em um meio diferente de ficar na frente, a Brawn-GP compradora da Honda contou com muitos anos de experiência de Ross Brawn um dos maiores chefes da atualidade na Fórmula 1. 
   A equipe criou um carro perfeito e aos poucos foi vencendo e abrindo vantagem para as equipes ricas e que começaram mal a temporada. Button tinha como adversários no começo do ano, seu companheiro de equipe que não se adaptou tão bem ao carro e o jovem Sebastian Vettel que nem ao menos havia brigado pelo título ainda. Button aproveitou a vantagem vencendo seis das primeiras sete provas do campeonato, disparando na liderança e já no meio do ano passou a ser o favorito ao título com 26 pontos de vantagem para o segundo colocado. Na segunda metade da temporada o carro da Brawn já havia perdido espaço para as equipes mais ricas, foi ai que Button fez uma jogada de campeão, sem se arriscar pelas primeiras posições ele esteve sempre nos pontos, não permitindo uma aproximação rápida de Barrichello e Vettel que jogavam tudo para vencer, vencendo algumas corridas e ficando de fora de outras. Depois do grande prêmio do Japão, Button estava 14 pontos na frente do segundo colocado e faltava apenas duas corridas para o fim do campeonato. Na penúltima Button guiou com toda a cautela possível, e com a ajuda da sorte seu adversário teve um pneu furado e Button celebrou o título no momento mais inesperado de sua carreira. Depois de um ano super positivo veio o melhor, Button assinou contrato com a equipe inglesa McLaren, rica e com bom histórico na Fórmula 1, por formar pilotos consagrados. 
   Agora Button com o número 1 em seu carro terá a obrigação de vencer, dentre adversários à altura virá a grande pergunta, se ele realmente é um piloto digno de título ou se 2009 foi um ano à parte com a sorte. 
O esperado para 2010: Button chegou em 2010 estreiando na sua nova equipe McLaren com a obrigação de andar bem. Logo nos primeiros dias de teste o inglês já se adaptou bem ao carro e estava andando entre os primeiros, com o pouco tempo para testar ele fez o possível para andar na frente antes de começar o ano, e parece ter conseguido, pois liderou o último dia de testes em Jerez de la Frontera, isso não significa que ele entre na temporada como o grande favorito. Mas que poderá sim andar entre os primeiros.    

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda acho que ele vai levar um banho do Hamilton,que é muito mais piloto.


abraço

Marcelonso