segunda-feira, 13 de julho de 2009

Webber passeia no final e vence primeira corrida na Fórmula 1


E o leão de treinos venceu. Depois de sete anos de F1 e 130 corridas, Mark Webber finalmente conquistou seu primeiro triunfo na categoria neste domingo , no GP da Alemanha. E foi em grande estilo: o australiano da Red Bull superou um drive-through no início da prova para, ao lado de Sebastian Vettel, completar mais uma dobradinha para o time das bebidas energéticas. Felipe Massa, em um grande desempenho, completou o pódio, enquanto a Brawn sofreu com uma má estratégia e não passou do quinto lugar com Jenson Button e do sexto com Rubens Barrichello. Nelsinho Piquet, naquela que pode ter sido sua última prova pela Renault, foi o 13º.
A vitória de Webber foi marcada pela superação após a má largada: saindo da pole-position, o australiano não conseguiu segurar Barrichello e chegou, inclusive, a acertá-lo antes da primeira curva — o que levou a direção da prova a puní-lo com um drive-through no 11º giro. Mark se manteve em segundo, atrás de Barrichello, no trecho inicial da corrida.
Mas o começo de ambos foi eclipsado pelo início de Lewis Hamilton. O inglês, que partiu em quinto, contou com o KERS para conseguir ficar por breves instantes à frente de Rubens. Porém, a velocidade excessiva na reta pagou seu preço na curva 1 e fez com que Lewis voltasse à pista atrás do colega de time Heikki Kovalainen. E as coisas ficaram ainda piores: um toque por trás fez com que seu pneu traseiro direito ficasse furado, derrubando o atual campeão para as últimas colocações.

Outros pilotos também se destacaram na largada: Kovalainen ficou em terceiro, atrás de Rubens e Webber, e Massa já apareceu em quarto. Button apareceu em quinto, enquanto Vettel perdeu duas posições e caiu para sexto, à frente de Kimi Raikkonen e Adrian Sutil, que completavam a zona de pontuação ao final da primeira volta.
Mas muita coisa ainda mudaria — com exceção do clima, que se manteve estável ao longo de toda a corrida, sem chuva. Webber seguiu próximo de Barrichello durante todo o tempo e ambos entraram juntos nos boxes na 15ª passagem, duas depois de Jenson Button, que inaugurou a sessão de pit-stops. Rubens fez sua primeira parada em um tempo bastante curto, de 6s6, assim como seu colega de Brawn, mostrando o uso de uma estratégia de três paradas. Já Webber cumpriu sua punição, voltando à pista em primeiro.
O australiano voltou aos boxes no 19º giro, colocando 8s8 de combustível e retornando à pista no oitavo lugar, aparentemente longe da briga pela vitória. Button apareceu logo atrás e começou a pressioná-lo pela posição, mas sem sucesso. Mais atrás no pelotão, um piloto aparentemente deu adeus à F1, ao menos por ora: Sébastien Bourdais. O francês apareceu fora da pista e, depois, entrou nos boxes para abandonar a prova germânica. Em seguida, Bourdais foi até o pit-wall da Toro Rosso e deu um abraço em Giorgio Ascanelli, diretor-técnico do time, mostrando que não deve mesmo permanecer na categoria.
A decepção também atingiu outro piloto algumas voltas depois. Adrian Sutil vinha cumprindo uma grande jornada e chegou a andar em segundo antes de realizar sua parada. Mas, na saída dos boxes, na 27ª volta, pôs tudo a perder: o alemão da Force India dividiu a curva com Raikkonen e acabou quebrando uma aleta da asa dianteira, sendo obrigado a fazer um novo pit-stop em seguida e dando adeus às chances de conquistar os primeiros pontos do time indiano.Em seguida, os pilotos da Brawn fizeram suas segundas paradas. A equipe acertou a mão com Button, mas Barrichello teve problemas: a mangueira de combustível não funcionou e o time precisou trocar, levando 11s4 para liberá-lo de volta à pista e praticamente arruinando as chances de disputar a vitória.
Quem deve ter agradecido ao problema foi Webber. O piloto da Red Bull manteve um ótimo ritmo depois que Button fez sua parada e conseguiu se aproximar bastante de Barrichello, assumindo a ponta sem problemas no momento em que o brasileiro fez seu desastrado pit-stop. Depois disso, mesmo com a sua parada, andou próximo de Rubens e de Button antes que ambos completassem suas últimas passagens pelos boxes e ficou definitivamente em primeiro.

Vettel apareceu finalmente na segunda posição, tendo ultrapassado Massa durante o período de pit-stops. O brasileiro da Ferrari, apesar disso, teve um ótimo desempenho e não foi perturbado no terceiro lugar, garantindo seu primeiro pódio na atual temporada. Nico Rosberg também teve uma performance impressionante e, após largar em 15º e fazer um longo trecho inicial, conseguiu assumir o quarto posto.Aí, finalmente, apareceram as Brawn. A estratégia de Ross Brawn provou-se errada, e pode ter disparado um conflito interno entre Barrichello e Button. O brasileiro estava à frente do líder do campeonato, mas fez sua parada antes do companheiro. Jenson, após o seu pit-stop, voltou em quinto, superando Rubens — que bem que tentou, mas não conseguiu a ultrapassagem.
Fernando Alonso, discreto ao longo de toda a prova, começou a mostrar velocidade no trecho final e marcou a melhor volta, chegando em sétimo. Kovalainen conseguiu a oitava colocação e levou um ponto para a McLaren, enquanto Timo Glock e Nick Heidfeld completaram a zona de pontos. Nelsinho Piquet, por sua vez, não passou do 13º posto.A situação do campeonato agora muda bastante. Button segue na liderança, com 21 pontos à frente de Vettel, que assumiu a segunda posição. Webber é o terceiro, enquanto Barrichello caiu para quarto. Entre os construtores, a Red Bull diminuiu a diferença da Brawn para 19,5 pontos — 112 para os ingleses, 92,5 para os austríacos.
Final:

1

Mark Webber

AUS

Red Bull Renault

1:36:43.310

60 voltas

2

Sebastian Vettel

ALE

Red Bull Renault

+9.252

3

Felipe Massa

BRA

Ferrari

+15.906

4

Nico Rosberg

ALE

Williams Toyota

+21.099

5

Jenson Button

ING

Brawn Mercedes

+23.609

6

Rubens Barrichello

BRA

Brawn Mercedes

+24.468

7

Fernando Alonso

ESP

Renault

+24.888

8

Heikki Kovalainen

FIN

McLaren Mercedes

+58.692

9

Timo Glock

ALE

Toyota

+1:01.457

10

Nick Heidfeld

ALE

BMW Sauber

+1:01.925

11

Giancarlo Fisichella

ITA

Force India Mercedes

+1:02.327

12

Kazuki Nakajima

JAP

Williams Toyota

+1:02.876

13

Nelson Piquet

BRA

Renault

+1:08.328

14

Robert Kubica

POL

BMW Sauber

+1:09.555

15

Adrian Sutil

ALE

Force India Mercedes

+1:11.941

16

Sébastien Buemi

SUI

Toro Rosso Ferrari

+1:30.225

17

Jarno Trulli

ITA

Toyota

+1:30.970

18

Lewis Hamilton

ING

McLaren Mercedes

+1 volta

Não completaram

Volta/motivo

Kimi Raikkonen

FIN

Ferrari

35/abandono

Sébastien Bourdais

FRA

Toro Rosso Ferrari

19/abandono




Nenhum comentário: