segunda-feira, 27 de julho de 2009

Massa não corre risco de morte, mas lesão no olho pode encerrar carreira


O neurocirurgião Robert Veres, que operou Felipe Massa no sábado (25), afirmou em entrevista coletiva que o piloto da Ferrari não corre mais risco de morte devido ao grave acidente em que foi atingido por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello durante o treino de classificação para o GP da Hungria, em Hungaroring. Porém, o médico admitiu que o brasileiro pode ser obrigado a encerrar a carreira por causa de uma lesão no olho esquerdo.
"Ele teve seu olho afetado. Não sabemos ainda se ele poderá voltar a correr", disse Veres. "Tenho certeza [de que houve uma lesão], mas ainda não sei a sua extensão. Não sabemos exatamente porque, sem operação, é muito difícil de avaliar as funções."
De acordo com o médico, Massa continua em condições estáveis e permanece sedado para proteger o cérebro, que teve um pequeno inchaço. O piloto está sendo acordado de vez em quando para exames. Sua coordenação motora parece estar funcionando de forma correta. Em um desses momentos, Felipe chegou a apertar a mão de seu irmão Dudu.

Veres foi um dos três cirurgiões que operaram o representante da Ferrari após o acidente no treino em Hungaroring. A cirurgia, que durou uma hora, foi realizada com o objetivo de reduzir a lesão óssea no crânio do brasileiro. Massa sofreu algumas pequenas fraturas, uma delas na extremidade do osso frontal, na altura do supercílio esquerdo, que foi reparada. Vários fragmentos foram retirados, mas nenhum afetou o cérebro.
No momento, segundo o neurocirurgião, nenhuma outra cirurgia está planejada, mas é possível que Massa seja submetido a novas operações se for necessário. "Sempre pode piorar devido à complexidade e a natureza dessas lesões. Ele teve uma lesão cerebral por causa do impacto com a peça, mas está bem agora", comentou.
Robert espera que Massa possa voltar a andar logo, assim que o piloto for recuperado suas habilidades motoras e respondendo aos médicos os pedidos para mover seus membros. Felipe já mover suas mãos e pernas, que são sinais positivos de que não há danos em seu cerébro. A expectativa é que ele saia do coma induzido nesta terça (28).
Massa deve ser transferido até o fim da semana do Hospital AEK para Paris e vai ficar internado no grupo hospitalar Pitié-Salpêtrière, do Dr. Gerard Saillant, que, junto com o Dr. Dino Altmann, acompanha a recuperação do brasileiro em Budapeste.
Saillant cuidou de Michael Schumacher na época em que o alemão quebrou a perna no acidente do GP da Inglaterra em 1999 e após o primeiro rompimento de ligamento do joelho de Ronaldo.

Nenhum comentário: