domingo, 26 de julho de 2009

Hamilton vence fácil e McLaren volta a vibrar



A Hungria costuma ser o palco das primeiras vitórias de muitos pilotos. Foi assim com Fernando Alonso, com Jenson Button e com Heikki Kovalainen, por exemplo. Mas como era pedir demais que Nico Rosberg ou Timo Glock dessem sequência a tal status neste domingo (26), ao menos Hungaroring serviu para que fosse a primeira vitória de um piloto nesta temporada. Lewis Hamilton mostrou que o desempenho nos treinos não foi uma jogada de marketing. Com o melhor carro do fim de semana, ganhou sem muitos sobressaltos.
A Red Bull não foi páreo. A Brawn, então, esquece. O único que podia fazer frente, ou parecia fazer, era Alonso, pole. Mas a Renault se encarregou de fazer o serviço para Hamilton, tirando o espanhol do combate prematuramente.
A largada veio com a manutenção de Alonso na ponta e Sebastian Vettel, do lado sujo, partindo mal. Webber emparelhou metros adiante e trouxe Hamilton, possuidor do KERS, e Kimi Raikkonen, possuído. Kimi agiu de forma similiar ao australiano há duas semanas na Alemanha: jogou o carro para cima de Hamilton, que quase encontrou Vettel. Os quatro contornaram a curva praticamente juntos. Webber ficou com o segundo lugar, Hamilton e Raikkonen o seguiram e Vettel, espremido, ainda acabou caindo para sétimo, atrás de Nico Rosberg e Heikki Kovalainen.
E Vettel acabou sendo tocado pelo impossível Raikkonen, o que acabaria sendo fatal para suas pretensões na corrida.

Alonso tentou se aproveitar do pouquíssimo peso de seu carro para abrir diferença. Em duas voltas, conseguiu três segundos. Webber só manteve o impressionantemente rápido Hamilton em seus retrovisores até a abertura da volta 4. No fim da reta, o inglês assumiu a segunda posição.
Hamilton foi chegando em Alonso e encostou. Assumiu o primeiro lugar quando Alonso, já no giro 12, ia aos boxes. E o coitado do espanhol, que já achava a vitória impossível, provou estar certo: o tempo de parada foi normal; o mecânico da roda dianteira esquerda que não. Preso porcamente, o pneu se viu sem a calota curvas depois e se desprendeu do carro no miolo da pista. Alonso ainda chegou aos pits, mas quando voltou, já se viu uma volta atrás. Corrida no limbo, optou pelo abandono.
Nicole Scherzinger pulava como nunca nesta temporada nos boxes da McLaren ao acompanhar o namorado inglês abrindo para Webber. A diferença chegou a 5s até a primeira parada do australiano. Que teve problemas. Dois segundos perdidos, e a posição para Raikkonen perdida nos pits.
O outro carro da Red Bull, o de Vettel, não escapou ileso. Aliás, teve fim pior. Vettel começou a reclamar que tinha algo quebrado em seu carro. Não adiantou trocar o bico do carro. Abandonou na volta 29.
Os problemas da dupla da RBR eram um alento para Button, que, com um carro mediano, fazia prova mais do que mediana. Caiu para nono na largada, passou Nakajima na volta seguinte e foi andando para trás com o decorrer da disputa.
Estratégias e idas aos boxes feitas, Hamilton apareceu livre e leve na frente, sem ninguém para perturbar. Raikkonen era segundo, bem longe de Webber, acoçado por Kovalainen. Rosberg surgiu em quinto, seguido pelas Toyota de Glock e Trulli.


Aí a corrida começou a ser levada em banho-maria. Um erro de Sébastien Buemi ali, uma falha menor da Ferrari na segunda parada de Raikkonen acolá, as outras paradas dos demais, a queda de Kovalainen do quarto para o quinto lugar, Button superando Trulli na estratégia, e o fim. Hamilton quebra um hiato sem vitórias que durava desde o GP da China do ano passado. E Jenson chega aos 70 pontos no campeonato e agora vê Webber atrás, com diferença de 18,5.
Largando em 13º, Rubens Barrichello foi um mero figurante. Sem andar na zona de pontos, terminou em décimo. Largando em 14º, Nelsinho Piquet até que pôde sonhar com um pontinho quando andou atrás de Button. Mas acabou em 12º. Resta saber se sua passagem na Renault também acabou.
Final:

1

Lewis Hamilton


ING

McLaren Mercedes

1:38.23.876

70 voltas

2

Kimi Raikkonen


FIN

Ferrari

+11.529


3

Mark Webber


AUS

Red Bull Renault

+16.886


4

Nico Rosberg


ALE

Williams Toyota

+26.967


5

Heikki Kovalainen


FIN

McLaren Mercedes

+34.392


6

Timo Glock


ALE

Toyota

+35.237


7

Jenson Button


ING

Brawn Mercedes

+55.088


8

Jarno Trulli


ITA

Toyota

+1:08.172


9

Kazuki Nakajima


JAP

Williams Toyota

+1:08.774


10

Rubens Barrichello


BRA

Brawn Mercedes

+1:09.256


11

Nick Heidfeld


ALE

BMW Sauber

+1:10.612


12

Nelson Piquet


BRA

Renault

+1:11.512


13

Robert Kubica


POL

BMW Sauber

+1:14.046


14

Giancarlo Fisichella


ITA

Force India Mercedes

+1 volta


15

Jaime Alguersuari


ESP

Toro Rosso Ferrari

+1 volta


16

Sébastien Buemi


SUI

Toro Rosso Ferrari

+1 volta










Não completaram




Volta/motivo










Sebastian Vettel


ALE

Red Bull Renault

30/abandono



Fernando Alonso


ESP

Renault

16/abandono



Adrian Sutil


ALE

Force India Mercedes

1/abandono


Nenhum comentário: