segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vettel e Red Bull dominam despedida de Silverstone e finalmente Barrichello supera Button


O Grande Prêmio de Silverstone teve dois nomes: o piloto Sebastian Vettel e sua equipe Red Bull dominaram de ponta a ponta o "quem sabe último " Grande Prêmio de Silverstone. Na largada o jovem alemão conseguiu se manter à frente de Barrichello e abrindo mais de um segundo por volta, disparou rapidamente, só perdeu a liderança depois do segundo pit stop para seu companheiro Mark Webber por duas voltas e depois retomou a ponta para não largar mais. Na briga pela segunda posição Webber levou vantagem em cima de Barrichello comprovando a superioridade da equipe suíça em cima inclusive dos famosos carros brancos. Webber pressionou Barrichello nas primeiras voltas. Rubinho foi para os boxes na volta 18, Webber parou na volta seguinte e mesmo demorando dois segundos a mais que o brasileiro, ele conseguiu voltar na frente e depois disparou completando a segunda dobradinha da equipe Red Bull. Rubens Barrichello foi o chamado vencedor da segunda corrida. Sem conseguir acompanhar os carros azuis, acabou lhe restando o terceiro lugar sossegado, mesmo pressionado algumas voltas por Nico Rosberg e Felipe Massa, Barrichello vibrou com o terceiro lugar, terminando pela primeira vez no campeonato a frente de seu companheiro de equipe Jenson Button.

AgênciaA briga pelo quarto lugar foi bem acirrada. Primeiro, Nakajima da Williams surpreendeu com uma boa largada, pulando para a quarta posição, mas perdeu na hora dos pit stpos e ficou de novo fora dos pontos. Seu companheiro Nico Rosberg herdou seu posto e chegou a brigar pelo terceiro lugar com Barrichello, mas também perdeu a posição nos boxes, para o brasileiro Felipe Massa que com uma boa estratégia repetiu o quarto lugar do GP de Mônaco. Rosberg terminou em quinto e por muito pouco não perdeu a posição para Button no final. O inglês líder do campeonato não foi bem em casa. Após fazer uma péssima largada ficou algumas voltas preso atrás do piloto da Ferrari Kimi Raikkonen, conseguiu dar uma de Schumacher e vôou baixo na hora dos pit stpos ganhando algumas posições. Mas mesmo assim terminou em sexto tendo sua pior colocação neste campeonato. Em sétimo chegou Jarno Trulli da Toyota que parece ter deixado de andar na frente como fez no começo da temporada e voltou a andar no bloco intermediàrio, parece que a primeira vitória para a equipe japonesa novamente esta longe. Em oitavo ficou Kimi Raikkonen completando o grupo dos pontuáveis. Quem surprenedeu mesmo não pontuando foi Giancarlo Fisichella que mesmo ficando fora dos pontos esteve sempre próximo dos oito primeiros com o novo carro da Force India.
Lá atrás quatro equipes e oito pilotos se revezavam nas últimas posições. BMW Sauber, Renault, McLaren e Toro Rosso, nenhum piloto destas equipes chegou em algum momento a ameaçar os pontos, mas fizeram entre eles uma disputa e tanto, destaque foi para Nelsinho Piquet que superou os ex-campeões Fernando Alonso e Lewis Hamilton, dois pilotos que pela primeira vez na carreira passam a conhecer um fracasso desesperador. Nem Renault e nem McLaren conseguem mais evoluir e parecem ter se acostumados a andar atrás. Tanto que disputaram posições como se estivessem brigando por vitória. Ao lado deles o fracasso de BMW Sauber e Toro Rosso, duas equipes que surpreenderam ano passado ao conquistarem a primeira vitória de ambas equipes, mas que no momento estão no fundo do poço. A talvez despedida do Grande Prêmio de Silverstone foi marcada por poucas trocas de posições na pista e um único acidente, na volta 35 Sebastien Bourdais e Heikki Kovalainen, dois pilotos que há muito tempo não recebem aplausos e só andam descepcionando nas corridasse tocaram ao disputar um insignificante 17º lugar, após um leve toque entre os dois Bourdais perdeu parte do bico do carro e Kovalainen teve um pneu traseiro furado. Ambos desistiram da prova poucas voltas depois.

Nenhum comentário: