quarta-feira, 18 de março de 2009

Kimi Raikkonen, o homem de gelo parece desmotivado para 2009


Número no Carro: 4;
Nome: Kimi Raikkonen;
Nascimento: 17/10/1979;
Nacionalidade: Finlândia;
Estréia na Fórmula 1: 2001;
Grandes Prêmios disputados: 140;
Pontos ganhos: 531;
Pódios: 57;
PolePositions: 16;
Voltas mais rápidas: 35;
Vitórias: 17;
Títulos: 1;
Equipes pelas quais competiu: Ferrari , Mclaren e Sauber;
Equipe pela qual competirá esta temporada: Ferrari.
Histórico na Fómula 1: O finlandês Kimi Raikkonen é um piloto de altos e baixos na Fórmula 1. Raikkonen chegou à categoria em 2001 correndo pela equipe Sauber, ao lado do piloto Ralf Schumacher foi a grande surpresa do mundial. No fim do ano foi chamado para correr na McLaren no lugar do compatriota Mika Hakkinen que encerrava a carreira naquele ano. Ao chegar à nova equipe esperava-se que brigaria pelo título, porém Raikkonen decepcionou, marcou apenas 24 pontos, abandonou várias corridas e não obteve uma única vitória. Em 2003 a história foi diferente: bem mais adaptado ao carro, Raikkonen obteve sua primeira vitória no grande prêmio da Malásia, tudo bem que foi a única dele naquele ano, mas Raikkonen terminou 13 das 16 corridas disputadas e pontou em todas elas. Foi vice-campeão, ficando à apenas dois pontos do campeão Michael Schumacher. De humor frio como seu país Raikkonen ganhou o apelido no final de 2003 de " o homem de gelo " por não demonstrar emoções nem mesmo no alto do pódio. Em 2004 fez uma primeira metade do campeonato horrível. Nas nove primeiras corridas marcou apenas oito pontos e ficou longe do pódio, mas na segunda metade foi bem melhor: ganhou o grande prêmio da Bélgica, subiu quatro vezes ao pódio e deu um passeio em seu companheiro de equipe David Coulthard. Em 2005 fez sua melhor temporada pela escuderia inglesa, venceu sete grandes prêmios, foi de longe o maior adversário do campeão Fernando Alonso, mas com várias quebras perdeu novamente o título nas corridas finais e pela segunda vez foi vice-campeão. Em 2006 voltou a decepcionar, esteve quase sempre entre os primeiros. Mas nas suas melhores chances de vitória abandonava, terminou a temporada em quinto sem ameaçar em momento algum os líderes do mundial. Desanimado resolveu não renovar com a McLaren e acabou sendo contratado pela Ferrari que queria um substituto para Schumacher. Na primeira metade do campeonato de 2007, mostrou ser um piloto técnico, não parecia se preocupar com o título, estava sumido na mídia. Foi aí que ocorreu uma virada extraordinária, das últimas quatro corridas venceu três e por um ponto tornou-se campeão do mundo. Muitos ficaram de boca aberta. Mas quem esperava uma temporada melhor ainda do finlândes em 2008 enganou-se. O finlândes venceu duas das quatro primeiras corridas e foi visto como o favorito do mundial de pilotos, porém Raikkonen parece ter se desmotivado e ficou as quartoze corridas seguintes sem vencer, terminando o mundial longe dos líderes. Seria impressão minha, mas pelo visto Raikkonen não se da bem nos anos pares, em 2002, 2004, 2006 e 2008 decepcionou, mas nos outros anos impressionou. É, pelo visto ele é mesmo um piloto diferente.
O esperado do piloto para 2009: Em uma temporada com tantas mudanças de regulamento, competitividade e entre o redimento das equipes, é mesmo uma grande incógnita falar da expectativa de cada piloto para a temporada que logo se inicia. Ainda mais falando de um piloto com tantos altos e baixos na carreira, como Kimi Raikkonen, mas vamos tentar. Qual seria o esperado do piloto para 2009? Deste que chegou à pilotar um carro de ponta, Raikkonen sempre esteve entre os favoritos ao título e em 2009 não deve ser diferente. Ao lado do caompanheiro Felipe Massa fez sempre bons tempos nos testes de pré temporada, vem andando bem dentro das pistas, mas fora dela anda meio desmotivado, quieto como sempre o piloto finlândes esconde suas emoções, fica uma dúvida no ar. Ele estaria animado como em 2007, ou desmotivado como em 2008. Estamos aguardando a resposta...