terça-feira, 17 de março de 2009

Ferrari, a poderosa italiana vermelha vem com tudo para 2009

Estréia na fórmula1: 1950;
Grandes prêmios disputados: 772;
Modelo que será usado em 2009: F60;
Motor: Ferrari 056;
Vitórias na Fórmula1: 209;
Pole Positions na Fórmula1: 201;
Voltas mais rápidas na Fórmula1: 215;
Títulos de pilotos: 15;
Título de construtores: 16;
Pilotos atuais: 3.Felipe Massa, 4.Kimi Raikkonen.

A Ferrari é de longe a equipe mais velha e com o melhor currículo da Fórmula1, logo na década de 50 passou a ser campeã com três títulos de pilotos, nos anos 60 ganhou mais dois títulos e nos anos 70 ganhou mais três, nunca deixou de andar entre as melhores, porém nas décadas de 80 e 90 perdeu território para Mclaren e Williams e não conquistou um único título, mas várias vitórias. Com a chegada de um piloto chamado Michael Schumacher em 1996 voltou a brigar pelo título de pilotos, em 1999 Schumacher quebrou a perna no meio da temporada e Irvine perdeu por dois pontos a disputa do título para Mika Hakkinen da Mclaren. Mas no ano seguinte a Ferrari quebrou o jejum de mais de vinte anos sem um título de pilotos e logo foram cinco títulos seguidos, de longe o maior recorde de títulos seguidos, com o "Dream Team" de Michael Schumacher e Rubens Barrichello se tornou o time impossível de ser batido. Para a Fórmula1 não ficar chata a FIA e a FOM mudaram algumas regras desfavorecendo drasticamente a Ferrari que após cinco anos ficou sem ganhar um título e teve uma "briga" interna entre os pilotos, o brasileiro Rubens Barrichello saiu e o "Dream Team" foi desmanchado. Mas já na temporada seguinte com Felipe Massa no lugar de Barrichello a Ferrari voltou a disputar título como uma das grandes favorita e no ano da despedida de Michael Schumacher da Fórmula 1 fez bonito! Ganhou nove corridas e foi disparada a grande adversária da Renault, equipe naquele ano bicampeã do mundo.
Em 2007 a Ferrari ficou pela primeira vez em mais de dez anos sem Schumacher, mas não decepcionou, novamente ganhou nove corridas e foi campeã de pilotos com o seu estreante Kimi Raikkonen que por um ponto superou os dois pilotos da poderosa Mclaren. Mas no ano seguinte tomou o troco e mesmo dominando a temporada só não campeã de pilotos pelo mesmo um ponto que foi no ano seguinte, mas ainda é a mais famosa, mais bem estruturada e melhor equipe de todos os tempos da Fórmula 1. Uma equipe assim merece realmente aplausos.
O esperado para 2009: A Ferrari foi a primeira equipe a apresentar o carro para 2009, como todas as outras apresentou grandes mudanças em relação ao ano anterior, mesmo com o fraco rendimento da Mclaren sua maior adversária nos últimos dois anos ela ficou atrás do esperado na pré-temporada, andando no mesmo nível de Toyota, BMW Sauber e no final atrás da Brawn GP, esperava-se melhor desempenho. Muitos dizem que a equipe sempre esconde um pouco o jogo nos testes e numa temporada que promete ser muito disputada ela aparece como a favorita apesar de não merecer esse título pela pré-temporada que fez, basta esperar pra ver.