segunda-feira, 27 de maio de 2013

Top 5 temporadas mais emocionantes da Fórmula 1

   Enquanto por um lado a Fórmula 1 teve anos sem emoções e que praticamente só serviram para encher a carreira de pilotos e equipes, por outro teve temporadas inesquecíveis. Entre elas citarei 5 que com certeza entraram para a história da categoria. 
Senna e Prost fizeram em 1989 a maior disputa interna na Fórmula 1
5 - 1989 e a disputa na McLaren - O ano de 1989 foi um ano a parte na Fórmula 1. Depois de várias temporadas os motores turbo deixavam a categoria e não haveria mais o descarte de pontos, fazendo com que todos os pontos marcados por cada piloto no campeonato contassem como pontuação final. Foi uma temporada com uma disputa jamais vista. A Benetton já tinha carro para vencer, a Ferrari contratava Nigel Mansell e a Williams via a estreia dos potentes motores Renault na escuderia.
   Contudo a grande disputa estava em uma mesma equipe. A McLaren havia dominado disparada a temporada anterior e ainda tinha o melhor carro e os dois melhores pilotos do grid. Ayrton Senna era disparado o mais rápido, Alain Prost o mais técnico e ambos fizeram uma guerra dentro do mesmo time. Cada corrida saia com um vencedor e um perdedor entre os dois. A disputa foi tão grande que acabou terminando na colisão entre eles na briga direta pelo título no GP do Japão.
4 - 2003 Schumacher x Raikkonen x Montoya - Muitos podem pensar que Schumacher conseguiu seus 5 títulos na Ferrari dominando a temporada inteira. Contudo não foi bem assim. O alemão além de por pouco não perder o título para Mika Hakkinen em 2000, conquistou o título de 2003 no sufoco. 
8 vencedores em 16 corridas marcaram a temporada de 2003
    A temporada simplesmente revesou a equipe dominante. Williams e Ferrari começaram mal a temporada e com isso a McLaren se saiu na frente nas primeiras corridas. Nas demais a Williams dominava nos circuitos de alta temperatura e a Ferrari nos circuitos de baixa temperatura. A temporada viu 8 vencedores em 16 corridas, além de surpresas como Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Mark Webber e Giancarlo Fisichella. 
   Em uma temporada curta marcada por várias ultrapassagens nas pistas e uma mudança na zona de pontuação fez com a diferença entre o líder e o terceiro colocado no campeonato a 3 corridas do fim fosse de 2 pontos. Ainda assim Schumacher era o favorito ao título após vencer o GP da Itália. Montoya parecia ser o grande adversário, mas com vários erros na penúltima corrida da temporada em Indianápolis deu adeus ao título. Schumacher parecia estar com o título nas mãos. Mas problemas nos treinos para o GP do Japão e na corrida fizeram que seu hexa-campeonato ficasse nas mãos de Rubens Barrichello que por pouco conseguiu impedir a vitória de Kimi Raikkonen em Suzuka.
Grid cheio, nova pontuação e corridas acirradas foram os destaques de 2010
3 - 2010 Vettel x Alonso x Webber x Hamilton - A temporada de 2010 foi simplesmente um ano surpresa na categoria. Primeiro pelo enorme número de ultrapassagens e troca de posições que há muito tempo não se via na Fórmula 1. Depois pela troca de piloto favorito ao título. Schumacher de volta à categoria e o atual campeão da temporada Jenson Button não impressionaram muito, já outros 4 pilotos foram os grandes nomes da temporada.
   De cara parecia que Mark Webber com a Red Bull fosse o campeão depois de vencer 4 corridas. Em seguida veio Lewis Hamilton que assumiu a liderança do campeonato ao vencer o GP da Bélgica. 
   Porém o piloto inglês abandonou as duas corridas seguidas, ambas vencidas por Fernando Alonso. O título parecia nas últimas corridas estar entre Alonso e Webber. Quando de repente Vettel venceu o GP do Brasil e por uma combinação incrível de resultados venceu o GP de Abu Dhabi e conseguiu o título liderando o campeonato apenas na última corrida.
Temporada de 2012 simplesmente não teve equipe ou piloto dominantes
2 - 2012 e um ano sem equipe dominante - A temporada de 2012 foi simplesmente magnífica por ter 7 vencedores diferentes nas 7 primeiras corridas. Depois por uma fase extraordinária de Fernando Alonso e a supremacia de Sebastian Vettel apenas nas corridas finais. Os dois pilotos fizeram um ano extraordinário em que cada troca de pneus poderia decidir o campeonato. Com 6 equipes vencendo o ano simplesmente não teve time dominante.

Quarteto jamais visto antes na Fórmula 1 marcou temporada de 1986
1 - 1986 e o quarteto fantástico - Muitos podem se impressionar com a competitividade das últimas temporadas na Fórmula 1. Mas nada ainda se compara com a temporada de 1986 e o famoso "quarteto fantástico". Ayrton Senna era o melhor piloto, contudo sua Lotus com os motores Renault tinha problemas por consumir mais combustível que as demais equipes. Os carros da Williams com os potentes motores Honda e uma aerodinâmica feita com a ajuda de Nelson Piquet se tornaram então favoritos ao título. Eis que na última corrida ambos têm pneus estourados e o título fica com o atual campeão Alain Prost, conhecido como "o professor" que foi campeão com 3 pontos de vantagem para Nelson Piquet o 3º colocado no campeonato. Nigel Mansell foi o piloto que mais venceu e Ayrton Senna disparado o melhor piloto do ano. Além claro de disputas sensacionais nas corridas envolvendo os 4 grandes nomes dos anos 80 e 90 da Fórmula 1. 

3 comentários:

Leonardo Silva Horta disse...

Muito boa esta postagem. Em 1986 eu estava começando a assistir corridas e entender como funcionavam as disputas. Com certeza foi uma temporada incrível da Fórmula 1!

Leonardo Silva Horta disse...

Ótima postagem! Em 1986 eu estava começando a assistir corridas e entender como eram as competições. A temporada de 1986 foi realmente emocionante!

Ti Carioca disse...

Discordo da lista. Em 2012 a RBR foi claramente superior na segunda metade do campeonato. Não houve uma equipe dominante apenas no começo da temporada. Alonso ainda manteve chances por que é mais piloto e por que a Ferrari não quebrava.
E o campeonato de 2007 foi muito mais emocionante e disputado do que os de 2012 e 2010, sendo o primeiro bastante superestimado nessa lista, em minha opinião. 2007 é um campeonato que merecia um filme! E seria épico!