terça-feira, 9 de outubro de 2012

Temporada 2012 depois de 15 corridas: Disputa pelo título aperta nas corridas finais

   Temporada sem equipe dominante: Desde 2010, Red Bull, Ferrari e McLaren vêm dominando a categoria. Nas últimas três temporadas essas equipes vêm se revezando na liderança do campeonato. Em ambas temporadas a RBR veio na frente, seguida da McLaren com a dupla campeã de ´pilotos e da Ferrari com o melhor piloto dos últimos tempos, Fernando Alonso. Em 2012 a McLaren saiu na frente, mas decaiu a partir do GP da Espanha, Red Bull e a Ferrari de Fernando Alonso dominaram o restante da temporada, mas logo na segunda metade da temporada a McLaren se recuperou junto ao crescimento da Ferrari e a evolução de Felipe Massa na equipe. Logo se vê que o campeonato de construtores não tem uma equipe dominante. A Red Bull vem na frente, porém com uma vantagem que já foi maior. A McLaren mesmo tendo um carro forte está fora da briga pelo título de pilotos e a Ferrari segue tendo Fernando Alonso como grande arma. 
Hamilton venceu o GP da Hungria
   Lewis Hamilton vence GP da Hungria: A Red Bull era a favorita nos circuitos de baixa velocidade. Porém, a equipe que surpreendeu foi a McLaren com Lewis Hamilton, o piloto inglês conseguiu a pole position e venceu de ponta a ponta seguido pelos carros da Lotus. Uma corrida em que o líder do mundial Fernando Alonso ficou fora do pódio. 
Alonso abandonou GP da Bélgica pela primeira vez sem pontuar no campeonato
   Button vence GP da Bélgica: No circuito favorito da maioria dos pilotos da Fórmula 1. Uma surpresa, o líder do mundial Fernando Alonso abandonou na primeira curva, e pela primeira vez no campeonato ficaria fora da zona de pontuação. Vettel e Hamilton poderiam aproveitar a chance para se aproximar no campeonato. Mas Hamilton também abandonou na primeira curva e Vettel não conseguiu superar o inglês da McLaren Jenson Button que venceu a corrida. 
Hamilton e Pérez superaram os carros da Ferrari em Monza
   Hamilton e Pérez surpreendem no GP da Itália: A Ferrari corria em casa no GP da Itália, mas quem dominou os treinos foi a equipe McLaren. Hamilton e Button formaram a primeira fila do grid. O campeão de 2009 abandonou a corrida e nada pôde segurar a terceira vitória de Hamilton no campeonato. Destaque para Sergio Pérez da Sauber, o piloto mexicano fez ótima estratégia e superou os carros da Ferrari, chegando ao 2º lugar. Fernando Alonso voltou a subir no pódio chegando em 3º, enquanto Vettel abandonou a corrida.
Com 2 vitórias seguidas Vettel passa a ser o grande adversário de Alonso no campeonato
   Vettel volta a vencer em Cingapura: No circuito de rua em Cingapura, Hamilton voltou a largar na pole position e parecia ir rumo à sua 4ª vitória na temporada. Porém, o piloto inglês acabou abandonando a corrida com problemas no carro. Pastor Maldonado que largou na primeira fila também abandonou e  a vitória ficou com o alemão Sebastian Vettel que voltava a vencer depois de 10 corridas. 
Schumacher finalmente se despede da Fórmula 1
Equipes médias ainda não definem seus pilotos para 2013
   Vettel domina GP do Japão e cola em Alonso no campeonato: As corridas finais começavam e com elas as grandes disputas pelo título. A equipe McLaren já deixava claro que estaria fora da disputa pelo título, Hamilton e Button juraram não ajudar um ao outro e apesar de andar bem nos treinos a equipe não tinha um ritmo tão forte nas corridas, ambos pilotos ficaram fora do pódio. Contudo, Fernando Alonso abandonou na primeira curva, e Sebastian Vettel dominou a corrida de ponta a ponta, o piloto alemão agora está há apenas 4 pontos atrás de Alonso no campeonato. Ambos pilotos já não tem mais o direito de errar nas corridas finais.
   Aposentadoria de Schumacher: Por mais que se esforce, Schumacher não está mais nos seus bons tempos. A aerodinâmica dos carros, os pneus e os adversários não são mais os mesmos. Depois de três temporadas dando shows, mas ficando longe das primeiras posições, o piloto alemão decidiu enfim assumir a aposentadoria definitiva da Fórmula 1. Foram aproximadamente 300 corridas, quase todas elas andando entre os primeiros. Mas como tudo na Fórmula 1 é questão de ciclo, chegou a vez do "dinossauro" da categoria deixar o seu lugar para a próxima geração.
Pilotos brasileiros têm expectativa para a temporada de 2013
Dança das cadeiras para 2013: A aposentadoria de Schumacher no fim de 2012 inicia a dança das cadeiras para a próxima temporada. O piloto alemão logo deixou o seu lugar para Lewis Hamilton, que pela primeira vez desde que chegou na Fórmula 1 não irá correr na McLaren. Seu posto fica para o piloto da Sauber Sérgio Pérez. As equipes médias Sauber, Force India e Williams demonstraram grande evolução para a temporada de 2012 e podem estar ainda mais fortes no próximo ano, com isso os seus lugares começam já a serem visados por pilotos da GP 2, pilotos reservas e até pelos próprios pilotos que tentam manter suas vagas. Os brasileiros entram com tudo nessa briga. Felipe Massa cresce no fim da temporada, mas ainda assim sua vaga na Ferrari para 2013 não está garantida. Bruno Senna pode seguir na Williams, se bem que a Sauber já mostrou interesse pelo piloto brasileiro. Rubens Barrichello fez o que pôde na Indy e Stock Car e ainda sonha em voltar um dia à categoria. 

Nenhum comentário: