quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mercedes GP é a nova equipe "Honda" da Fórmula 1

   Pelo visto a Mercedes GP é a nova equipe "Honda" da categoria, a montadora alemã entrou na Fórmula1 como equipe ainda nos anos 50, época em que todas as montadoras que esperavam crescer em pouco apostavam na Fórmula 1 como chance de sucesso e publicação de sua marca. O time foi a principal equipe nas temporadas de 1954 e 1955, mas resolveu sair, pois ainda não havia campeonato de construtores. 
Através da Sauber a Mercedes retornou à Fórmula 1
   No início dos anos 90 a montadora retornou com motores de baixo preço comparados aos de Renault e Ferrari, com isso a novata Sauber e a McLaren que estava em má fase decidiram usar seus motores. Foi ai a grande jogada da Mercedes. Depois de dois anos fracos na McLaren (1995 e 1996) a montadora decidiu começar a investir na escuderia inglesa e comprou parte do time em 1997, quando a união finalmente ocorreu a McLaren voltou a vencer. Conquistou três vitórias naquele ano, os títulos de pilotos e construtores em 1998 e o de pilotos em 1999. 
Com a McLaren a Mercedes voltou a ganhar títulos na Fórmula 1
   A montadora já via a possibilidade de comprar de vez a equipe inglesa, mas ainda considerava isso um risco. A decadência da McLaren nos anos seguintes adiaram ainda mais o retorno da montadora como equipe. Nos anos 2000 com o aumento dos custos e a entrada de Toyota e o retorno de Renault e Honda, a Mercedes viu que finalmente poderia entrar como equipe, o grande empurrão foi o título da Brawn GP em 2009 e a já independência da McLaren em relação à montadora. 
A Honda foi a grande decepção no fim dos anos 2000 na Fórmula 1
   Em 2010 a Mercedes finalmente faz o seu retorno como equipe e assim como a Honda em 2006 já volta na expectativa de ser uma equipe vencedora com um piloto rápido e um piloto experimente. Mas assim como a Honda, a Mercedes acabou caindo do cavalo ao ver que não era tão fácil vencer na categoria. McLaren e Ferrari tinham pilotos campeões e a Red Bull passava por grande fase. A Mercedes terminou 2010 sem vitórias, mas prometeu crescer na temporada seguinte.
Em 2010 a Mercedes retornou como escuderia
   A 2011 a montadora acabou caindo do cavalo de novo, decaiu ainda mais e relação ao ano anterior e terminou o ano sem nem ao menos subir no pódio. Em 2012 a escuderia faz a sua última tentativa. Até o momento passa por altos e baixos e apesar da vitória de Rosberg na China e do pódio de Schumacher em Valência os seus diretores não parecem muito animados.
Com altos e baixos a temporada de 2012 pode ser a última da Mercedes GP na F1
   O time faz chantagens com a categoria para permanecer em 2013, alegando que a FIA anda favorecendo Red Bull, Ferrari e McLaren no campeonato. Fora isso a McLaren que no momento está independente, está prestes a perder Lewis Hamilton e o forte patrocínio da Vodafone, talvez a única esperança tanto de McLaren como de Mercedes para disputarem o título de 2013 é se unir em uma só equipe. Schumacher já deu indícios de que se aposenta definitivamente no fim do ano. Rosberg ou Hamilton podem ir para a Ferrari e o outro piloto seria companheiro de Button na McLaren. 
   Talvez a ideia de entrar na Fórmula 1 não foi das melhores, logo apenas a Ferrari será a montadora da categoria.

Nenhum comentário: