terça-feira, 10 de julho de 2012

McLaren está fora da briga pelo título

Decaindo a cada corrida a McLaren diz adeus à disputa pelo título em 2012
   A vitória de Lewis Hamilton no Grande Prêmio do Canadá deu um novo pique para a equipe McLaren que parecia estar voltando ao topo, mas as duas corridas seguintes confirmaram que a escuderia inglesa está fora da briga pelo título. Em duas corridas a McLaren somou apenas 9 pontos, enquanto a Ferrari marcou 55, a Red Bull 52 e até mesmo Lotus e Mercedes somaram mais pontos do que a equipe inglesa que decai para a 4ª colocação no campeonato de construtores e tem o seu melhor piloto no campeonato de pilotos quase 40 pontos atrás do líder do mundial. 
   As explicações para o fato da equipe inglesa estar fora da disputa do título são fáceis de serem analisadas:
1° - A equipe McLaren tinha disparado o melhor carro nas 3 primeiras corridas da temporada, mas venceu apenas uma, o GP da Austrália no qual muitas equipes ainda estavam despreparadas para a corrida. Na Malásia a equipe deixou de fazer dobradinha por causa da má estratégia para a pista molhada e a equipe tirou a vitória de Button ao errar feio na última troca de pneus nos boxes no GP da China. A equipe poderia ter usado essas corridas para disparar no campeonato, mas não abriu nem metade dos pontos que poderia abrir em relação à Ferrari e Red Bull.
2° - A McLaren não levou os seus pilotos para os testes antes de começar a fase europeia e fora isso fez mudanças aerodinâmicas a pedido das demais equipes que alegavam irregularidade na altura do bico da equipe britânica. Com isso a McLaren iniciou a fase europeia sendo a equipe a menos evoluir em relação às demais. Jenson Button parece não ter se adaptado às mudanças sofridas no carro e Lewis Hamilton não tem sido o melhor piloto nas estratégias. Fora o GP do Canadá o piloto campeão de 2008 errou em todas as demais corridas no que diz respeito à estratégia de pneus. 
3º - Ferrari, Lotus e Red Bull não tinham um carro tão bom nas primeiras corridas, mas evoluíram de forma brilhante e hoje já estão disputando o campeonato entre si. A Red Bull até o momento tem o melhor carro da temporada, a Ferrari tem o melhor piloto e a Lotus está bem próxima de ambas. A McLaren aos poucos decai do time das equipes grandes para o time das equipes com altos e baixos na temporada, o qual também fazem parte Mercedes, Sauber e Williams.
4º - A falta de dinheiro já começa a atingir a equipe inglesa. O fato da Mercedes abrir o próprio time não a afetou tanto, já que a equipe ainda vinha embalada pelo título de Hamilton em 2008 e a estreia do atual campeão Jenson Button, a dupla esperava trazer patrocínios para o time o que não ocorreu, a escuderia prata e vermelha está a cada temporada com o carro mais limpo. Os principais patrocinadores são a Santander que patrocina também Ferrari e Williams e parece investir muito mais na primeira e Vodafone que já fala em deixar a equipe inglesa no fim de 2012. Com isso começa a ficar improvável a evolução da McLaren no restante da temporada. 
5º - Os novos pneus pirelli parecem ser uma "pedra no sapato" da equipe inglesa. Tanto nos treinos de classificação como nas corridas a equipe vem pecando no quis respeito à estratégia. Se não fosse esse grande problema talvez a equipe inglesa tivesse vencido as 3 primeiras corridas e ainda estaria em 2° no campeonato de construtores.
   Pelo visto a equipe tem muito o que arrumar e já aqueles que a considera como 4ª força no campeonato com chances de decair ainda mais.

Nenhum comentário: