segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alonso dá show e vence de forma incrível em Valência

  Finalmente um piloto conseguiu sua 2ª vitória na temporada 2012. E foi Fernando Alonso, o piloto espanhol deu um show, correndo em casa no Grande Prêmio da Europa em Valência. A equipe Ferrari demonstrou um ritmo fraco na classificação e o piloto bi-campeão do mundo largou apenas em 11°, ficando fora da super-pole. Sebastian Vettel dominou a classificação e fez sua 3ª pole-position na temporada. 
Os três primeiros no grid impressionantemente não pontuaram
   Na largada Vettel disparou na liderança, enquanto Lewis Hamilton, em 2° segurava os pilotos da Lotus e Pastor Maldonado. As Ferraris, com Fernando Alonso, fizeram uma boa largada, porém ficaram presos atrás dos carros da Force India. O circuito sem pontos de ultrapassagens acabou criando um acúmulo de pelotões. O único isolado era Vettel na liderança. 
   Após a primeira troca de pneus nos boxes a classificação deu uma embaralhada e Alonso subiu para 6°. Aos poucos ia chegando em Vettel, o que mudou de vez a corrida foi a entrada do Safety Car por detritos no circuito. Vettel perdeu toda a vantagem que tinha na liderança e junto com os pilotos da Lotus, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Pastor Maldonado aproveitaram para fazer o último pit stop para a troca de pneus. Ainda assim voltaram nas 6 primeiras posições, com problemas na troca de pneus de Hamilton e a troca dupla dos pilotos da Lotus, Alonso pulou para 3°.
   Logo depois da relargada o dono da casa passou Grosjean e assumiu o 2° lugar, em seguida Vettel teve problemas e abandonou o que parecia ser uma corrida ganha. Alonso pulou para a liderança, mas a vitória ainda parecia difícil com o forte ritmo de Grosjean que vinha na cola do piloto da Ferrari. Por sorte Grosjean teve os mesmo problemas de Vettel e abandonou na volta 40. 
   Lewis Hamilton vinha com um ritmo fraco e segurava Kimi Raikkonen, com isso Alonso pôde abrir uma distância confortável e poucas os pneus nas últimas voltas, andou rumo a vitória mais inacreditável de sua carreira. Hamilton vinha em 2°, mas com um grande desgaste de pneus acabou sendo ultrapassado por Raikkonen a poucas voltas do fim e tocado por Maldonado na última volta, acabou batendo no guard-rail e abandonando a corrida. 
Com 10 títulos entre 1994 e 2007 o trio de campeões volta a subir no pódio
   Quem também deu um show foram os pilotos Michael Schumacher e Mark Webber. Ambos ficaram fora dos 10 primeiros no grid, e com um pit stop extra no final da corrida deram um show de ultrapassagens. Schumacher conseguiu cruzar em 3° e depois de 6 anos voltou a subir no pódio. Webber largando em 19° terminou em 4°, sendo o motivo de alegria da equipe Red Bull. 
Pilotos brasileiros vão mal em Valência

   Os brasileiros não foram bem. Bruno Senna vinha fazendo uma ótima corrida, com estratégia semelhante à de Schumacher e Webber, mas foi tocado por Kobayashi e caiu para a última posição, além de ser penalizado. Com uma corrida de recuperação forte conseguiu terminar em 10° e ainda pontuar. Felipe Massa saiu em 13° e junto com Alonso vinha dando um show de ultrapassagens na primeira metade da corrida. Mas em uma batida também com Kobayashi acabou caindo para as últimas posições e não teve mais pique para se recuperar, terminando apenas em 16°.
   Com a vitória, Alonso reassumiu a liderança do campeonato com Mark Webber como vice, 20 pontos atrás. O piloto espanhol é sem dúvida o principal destaque da categoria. Lembrando Ayrton Senna em 1993, todos sabem que Sebastian Vettel tem um carro muito superior, mas fica a pergunta se o bi-campeão alemão ainda irá se recuperar no campeonato.

Nenhum comentário: