quinta-feira, 3 de março de 2011

Difícil acesso à Fórmula1

   A maior categoria do automobilismo mundial está de tempos em tempos renovando talentos. Com drásticas mudanças a categoria não exige somente que um piloto corra, é necessário concentração, um ótimo preparo físico e o mínimo possível de erros. São poucos que chegam à este nível, exigido para um vencedor, menos ainda são aqueles que encontram o verdadeiro sucesso e conseguem fôlego para manter-se acima o maior tempo possível, estes são caracterizados campeões. Não é por acaso que um piloto ganha um título na Fórmula 1. Mesmo sendo por um mísero ponto, só ganhou porque provou ter o melhor equipamento encontrado e uniu à sua experiência e entusiasmo. Superou os maiores adversários, e os grandes percalços que costumam aparecer na vida de qualquer atleta. Mas hoje em dia a categoria passa por um momento difícil em renovação de pilotos. Percebe-se isso por ver pilotos com mais de 40 anos ,ou, 300 Grandes Prêmios, correndo. Após ter consagrado o campeão mais jovem três vezes em menos de seis anos, muitos podem pensar que a categoria tem a maior mercadoria de bons pilotos jovens e talentosos que jamais teve, mas a grande verdade é que estes estão em falta na categoria. 
   Os grandes campeões  demoram cerca de três à cinco temporadas para conquistar um título, há exceções como o caso de Nigel Mansell e Mika Hakkinen, que foram campeões apenas na metade final da carreira. Mas em média um jovem campeão não costuma demorar a vencer ou ser favorito ao título. Realmente entrou um grande número de pilotos bons na categoria nos últimos anos. Por serem tantos, os veteranos tiveram que seguir seus ritmos sem perder fôlego para não abandonarem a categoria da pior forma (sem emprego) e alguns conseguiram. O nível de pilotagem exigido subiu e não era mais qualquer piloto ou equipe a conseguir ingressar na categoria agora tão disputada. A Fórmula 1 ficou a cada temporada mais exigida e mais disputada, com altos custos e competitividade ficou difícil sobreviver em ciclo, até que foi decidido abaixar os preços sem limitar os ganhos, com isso novas equipes e pilotos puderam entrar com mais facilidade.
   Mas houve ai uma surpresa, quando novos pilotos e equipes entraram na categoria seu nível não era tão grande como esperado. O nível de competição chegou a um extremo que até pilotos campeões de outras competições chegam e têm dificuldade de se manter. Não é mais só ter patrocínios, anos de experiência, ou um parentesco com campeões que garante sucesso na Fórmula 1 atual. Mais do que nunca está difícil simplesmente chegar lá, portanto uma simples vitória já deve ser aplaudida, pois os pilotos provam desta forma o nível de seus desempenhos. Pois venceram no mais disputado de todos os esportes

Nenhum comentário: