quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O segredo das equipes grandes e o segredo dos testes

   Os dias livres para testes hoje são limitados na Fórmula 1. Antes poucas equipes treinavam juntas, enquanto outras treinavam isoladas, desta maneira era quase impossível se ter uma perspectiva correta para a temporada. Sendo assim são criadas muitas surpresas e decepções ao decorrer do ano. As equipes buscam justificativas dizendo que em cada circuito o carro se comporta de um jeito favorecendo certas equipes e desprivilevgiando outras. Realmente isto ocorre, mas os carros são testados na pré-temporada em circuitos lentos com temperaturas baixas à circuitos velozes com temperaturas altas, e a pré-temporada ocorre justamente para que os projetistas e engenheiros encontrem o melhor acerto para o carro em certo tipo de pista, como os pilotos têm pouco tempo para se adaptarem às mudanças, se pede para que o carro seja mudado o mínimo possível.
   O próprio calendário da Fórmula 1 é a favor da evolução, e favorece em cada parte um tipo de piloto ou equipe. No início da temporada se têm pistas de média velocidade com retas longas e curvas de todos os tipos que favorecem as equipes com melhor aderência e aceleração e os pilotos técnicos. Em seguida começam as pistas mais lentas e normalmente com temperaturas mais elevadas, são as corridas de Mônaco, Canadá e Europa, que favorecem uma melhor aerodinâmica e novamente pilotos técnicos. Depois começa a famosa fase europeia, com circuitos rápidos e que independentemente da temperatura favorecem um motor mais concistente e pilotos muito mais arrojados passam a mostrar todas as suas forças, a única exceção é no travado circuito de Hungaroring que por ser em baixa velocidade volta a favorecer equipes com melhor aerodinâmica e aceleração. Por fim as últimas seis corridas do calendário tem circuitos de baixa, média e alta velocidade, que exige uma rápida adaptação dos pilotos e das equipes, onde fica mais fácil cometer erros, e mudar constantemente de rendimento de um circuito para outro, é onde se favorecem apenas os melhores, é a parte mais justa da temporada.
   Com os testes limitados a pré-temporada serve para que as equipes tenham uma rápida noção de como o carro se comporta em cada tipo de pista, das mais lentas às rápidas, das de temperatura baixa às mais quentes. É na pré-temporada que se começa o desenvolvimento do carro. Alguns pilotos, companheiros de equipe, tem um estilo de pilotagem muito diferente e portanto um deles começa melhor do que o outro. Há equipes que possuem um carro rápido, porém que exige um estilo de pilotagem que seus pilotos ainda não possuem. E, por fim há aqueles carros mal nascidos que não se adaptam bem à nenhum tipo de circuito e mesmo os pilotos se adaptando bem, não conseguem levar o carro nas costas. Os tempos servem apenas para ver como os carros nasceram e primeiramente para ver qual piloto está melhor adaptado. Cabe a equipe decidir a partir dai como irá evoluir para o restante do ano, algumas com mais dinheiro compram pilotos que se adaptam à qualquer estilo de pilotagem, do mais arrojado ao mais técnico e se entrosam facilmente com qualquer pista e não tem dificuldades que normalmente surgem com as modificações exigidas. 
   Por outro lado há as equipes com pilotos de estilo de pilotagem muito diferentes, um piloto novato ou que não possua tanto talento não consegue se adaptar tão rapidamente às mudanças do carro de uma pista para outra e com isso seguram suas equipes e companheiros. Por fim há aquelas equipes que por não terem dinheiro algum fazem um desenvolvimento rápido e levam o ano inteiro para estudar seus carros, não importa o talento dos pilotos que os guiem, por melhor que sejam, não há como levar um carro mal nascido de uma equipe sem dinheiro às vitórias. E assim estas equipes usam os treinos de sexta-feira, não para fazer uma simulação de corrida, mas para treinarem com o mínimo de combustível, se intrometerem entre os grandes e chamarem a atenção de patrocinadores. Por não fazerem uma simulação de prova, acabam não vendo erros que poderiam ser corrigidos e têm diversas quebras durante as corridas. Estes são os grandes segredos das equipes de ponta, desenvolvimento, adaptação, correção dos erros, superação dos adversários e por fim à tão sonhada vitória.

  

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